10 alimentos que seu gato vai adorar

Alimentos para gatos

Embora a dieta adequada dos felinos domésticos – seja caseira ou comercial – deva ser definida em função do seu peso e da sua idade, e sempre pensando em suas necessidades nutricionais, certamente seu animalzinho costuma exigir algumas guloseimas extras.

Sempre com moderação, e com a autorização prévia do veterinário, contamos a seguir quais são os alimentos que seu gato vai adorar comer.

Sem descuidar da dieta, você pode oferecer alguns alimentos apetitosos como recompensa

Alimentos para gatos

Embora a ideia é que ele não saia de sua dieta para evitar o sobrepeso, faça o cálculo das calorias diárias que ele deve ingerir incluindo uma pequena porção de algum destes alimentos que seu gato certamente irá adorar.

Os gatos têm uma fama verdadeira de que são apreciadores de comida. Assim, em pequenas porções e sem desequilibrar a sua dieta, você pode dar a eles alguns alimentos dos quais certamente irão gostar muito.

Conheça a lista de alimentos que seu gato vai adorar comer

Além das guloseimas que você pode comprar nas lojas de animais de estimação e que, no geral, são apreciadas pelos gatos, alguns alimentos que costumam estar à disposição na despensa ou na geladeira de qualquer lar também podem ser deliciosos para o seu gatinho. Tome nota:

Partindo do princípio de que estes animais são carnívoros, comecemos pelos “pratos” que incluem proteína animal. Aqui incluímos carne de:

  • Peixe. Eles parecem preferir o salmão, o tamboril e o atum. Não se esqueça de remover as espinhas.
  • Vaca. Corte-a em pequenas porções ou ofereça-as picadas.
  • Frango ou peru. Evite comer as peles, que contêm muita gordura.
  • Porco. Eles adoram a carne de porco e o presunto. Isso explica por que muitos alimentos comerciais incorporam estes ingredientes em suas fórmulas.

Em todos os casos, e para evitar possíveis parasitas, dê ao seu gato sempre a carne cozida.

Leite e derivados, entre as opções preferidas dos felinos domésticos

Entre as delícias que seu gato certamente irá gostar, estão os produtos lácteos, que devem ser ingeridos com moderação.

  • Queijo. Principalmente se for um queijo destas variedades duras e saborosas, e se você o oferecer ralado. Mas também não há problema deixar que ele lamba um prato ou uma colher com um queijo mais mole. Além disso, desta maneira estamos acrescentando cálcio à sua dieta.
  • Iogurte. É melhor oferecer o natural, sem sabores artificiais.
  • Leite. Este é um clássico, mas tenha em mente que é preciso ser sem lactose para evitar que cause problemas digestivos, especialmente diarreias.

Os gatinhos também gostam de cereais

Embora as farinhas e os grãos não façam parte da alimentação natural dos gatos, a proximidade com os homens fez com que suas preferências alimentares se ampliassem com o passar do tempo. Assim, não estranhe se o seu gatinho gostar de:

  • Arroz. Além disso, é ideal para contribuir para a recuperação dele, caso tenha tido algum problema gastrointestinal.
  • Massas. Dê a ele as que não tenham recheio e evite acompanhá-las com molhos que possam ter elementos nocivos para os gatos, como é o caso da cebola.
  • Biscoitos. Mas não abuse das variedades doces.

É bem mais difícil encontrar felinos domésticos que gostem de uma porção de frutas ou de vegetais. No entanto, eles existem, e comem, por exemplo, abóbora e melancia.

Premie seu gato com alimentos dos quais ele goste

comida-gato

Agora você já sabe que pode premiar seu gatinho com alguma pequena porção de alimentos que não fazem parte da sua alimentação habitual. Seu gato é quem mostrará a você quais são as suas preferências, não tenha dúvida disso.

No entanto, antes de incorpora um ingrediente extra na dieta de seu felino, não deixe de consultar o veterinário para saber se isso pode causar algum dano ao seu amigo fiel.

Certamente com o tempo você poderá criar uma lista própria de alimentos que seu gato adora comer sem desequilibrar a sua dieta normal.