10 comportamentos tipicamente felinos

Comportamentos felinos

Se você tem um gato em casa, já observou que às vezes ele faz coisas um pouco “estranhas”, mas não se preocupe porque ele não ficou louco, esses são comportamentos tipicamente felinos. Se você já teve outros gatos antes, também já se deu conta de que eles fazem a mesma coisa, diante das mesmas situações.

Se você nunca teve gatos antes, é normal que no começo pareçam estranhos os seus comportamentos, assim o “Meus Animais” quer que você conheça 10 comportamentos tipicamente felinos.

1.- Beber água de uma torneira gotejando

Seu o seu gato tem seu bebedouro com água, mas há uma torneira gotejando na cozinha, você verá como ele prefere beber água na torneira. Isto é algo muito habitual nos gatos e também em outros animais. Não existe uma explicação do porquê eles o fazem, mas pode ser porque seja uma provocação para eles ou porque consideram como uma brincadeira.

2.- Cobrir o prato de comida

gato-e-prato

Isto ocorre de maneira habitual, há gatos que costumam cobrir o prato de comida, isto significa que eles não gostam do que você colocou.

3.- Mordem-se

Este comportamento é um pouco preocupante e é necessário observar por que eles se mordem. Eles fazem porque algo coça ou dói, se você observar que ele se morde insistentemente durante vários dias, recomendamos que o leve ao seu veterinário, já que possivelmente terá alguma dermatite ou algum outro problema de pele.

4.- Tira a areia de sua caixa de areia

Quantas vezes você já viu a areia da caixa de areia de seu gato fora do lugar? Certamente que muitas, e isto é algo que os gatos adoram fazer. Mas devemos corrigi-los para que eles não façam isso, já que não é higiênico. Eles adoram cavar a caixa de areia, mas teremos que lhes dizer que “não” e também podemos borrifá-los com água cada vez que eles jogarem areia fora da caixa, desta maneira eles abandonaram este comportamento.

5.- Amassam nossa barriga

Isto é muito comum nos gatos que ainda são filhotes, já que literalmente eles estão “amassando” sua barriga, como se fossem os bicos da mama de sua mãe. Na mães, eles fazem isso para que o leite desça. Mas este costume continuará quando eles crescerem e, então, eles amassaram com suas patinhas à sua barriga ou às suas pernas.

6.- Brincar com ratos mortos

Se você vive no campo e tem gatos, já descobriu que o seu bichano adora brincar com animais mortos, como os ratos. Isto evidência o antigo instinto de caçador e predador que ainda perdura nos gatos.

7.- Faz um chiadinho com os dentes quando vê um pássaro

gato-e-pássaro

Os gatos quando veem um pássaro ou outro animal, logo começam a fazer um chiado com os dentes. Embora os gatos já estejam domesticados, isto ocorre devido ao forte instinto que eles têm e simplesmente estão observando à presa para poder caçá-la. Assim, se você tem um pássaro em casa ou outro pequeno animal, vigie para que nunca o gato esteja perto dele, porque ele poderá caçá-lo.

8.- Interesse pelo vaso sanitário

Esta é uma imagem muito comum nos gatos, já que é muito frequente vê-los brincar no vaso sanitário. Isto pode ser devido ao instinto de pescar à presa, se você olhar bem, irá perceber que eles costumam fazer movimentos com suas patas para agarrar algo do sanitário. Embora também há quem afirme que eles têm interesse pelos reflexos da luz na água.

9.- Esfregar a cabeça contra você

Este comportamento é um dos mais ternos que os gatos têm. É uma delícia quando seu gato esfrega a cabeça contra você. Isto significa que você lhe pertence e que é parte de sua vida, é uma maneira de te dizer que está à vontade e muito contente. Assim sinta-se um privilegiado se o seu gato tem este gesto com você.

10.- Lamber você

Se te pareceu algo maravilhoso o seu gato esfregar a cabeça contra você, se ele te lamber já é “o mais do mais”. Significa que há um vínculo muito forte entre o seu gato e você, já que o que está fazendo é te limpar ou te assear. Embora você possa não acreditar, isto não é nada comum, já que os gatos só limpam se houver um forte vínculo, seja a seus filhos, mãe, irmãos ou donos.