10 comportamentos típicos dos gatos

Se você tem um gato como animal de estimação, provavelmente já observou algumas coisas “estranhas” que ele faz, porém, não se preocupe achando que o bichano está ficando louco. Estes são comportamentos típicos de felinos. Se você já teve um gato antes, vai se dar conta de que outros animais fazem o mesmo em situações semelhantes.

Caso não tenha tido gatos anteriormente, é normal que, a princípio, lhe pareçam estranhos esses comportamentos. É por isso que Meus Animais vai mostrar 10 comportamentos típicos dos felinos.

1.- Beber água de uma torneira pingando

Seu gato tem um vasilha disponível com água, mas, na cozinha, há uma torneira pingando água e ele prefere tentar tomar a água dessa torneira. Isso é algo muito frequente nos gatos e também acontece com outros animais.

Cientificamente não se sabe a razão pela qual eles fazem isso, todavia pode ser que, para eles, a escolha seja um desafio ou mesmo que considerem uma brincadeira.

2.- Cobrir o prato de comida

Comportamento dos gatos

Isto também ocorre de maneira habitual. Há gatos que costumam tapar seu prato de comida. Essa atitude significa que ele não gosta do que está sendo colocado para sua alimentação.

3.- Morder a eles mesmos

Este já é um comportamento um pouco preocupante, já que você tem que ficar atento e descobrir a razão que origina a ação. Podem fazer isso se estiverem com coceira ou se tiverem algum machucado.

Observe se o bichano está mordendo alguma área por dias seguidos e, se for o caso, leve-o ao veterinário. É possível que ele tenha alguma dermatite ou outro problema na pele.

4.- Tirar a areia da caixa

Quantas vezes você chegou e viu toda a areia fora da caixa? Certamente isso aconteceu em várias oportunidades. É algo que os gatos adoram fazer.

Todavia, devem ser corrigidos para que parem com isso, pois não é higiênico. Eles gostam de escavar a caixa de areia, mas é preciso dizer “não”. 

Você também pode molhá-lo com um spray de água cada vez que ele estiver fazendo isso. Dessa maneira, deixará o hábito.

5.- Mover as patas em sua barriga

Isso é bastante comum nos gatos que ainda são filhotes. Eles literalmente ficam “amassando” a barriga como se fossem as tetas de sua mãe. Fazem isso para ver se sai algum leite.

Porém, alguns seguem com esse costume mesmo depois de crescer e, então, movem as patas nas barrigas e pernas de seus donos.

6.- Brincar com ratos mortos

Se você mora na zona rural e tem gatos, provavelmente já percebeu que seu bichano adora brincar com animais mortos, especialmente ratos. Isso demonstra que seu antigo instinto de caçador e predador ainda perdura.

7.- Range os dentes quando vê um pássaro

Costumes dos gatos

Os gatos, quando veem um pássaro, um pintinho ou outro animal, logo em seguida começam a ranger os dentes. Ainda que os felinos desse tipo já estejam domesticados, isso acontece devido ao forte instinto que possuem.

Simplesmente estão vigiando a presa para que possam caçá-la. Assim, se você tiver um pássaro ou outro animal em sua casa, fique sempre atento e nunca deixe o gato muito perto dele, pois ele poderá pegá-lo.

8.- Interesse na privada

Essa é uma característica muito comum nos gatos. É bastante frequente assisti-los brincar no vaso sanitário.

Acredita-se que isso possa ser devido a seu instinto de tentar pescar alguma presa. Se você olhar de perto poderá  ver os movimentos das patas tentando agarrar alguma coisa dentro da privada.

Existem também aqueles que afirmam que o interesse dos bichinhos é despertado pelo reflexo da luz na água.

9.- Esfregar a cabeça nas pessoas

Esse é um dos comportamentos mais ternos apresentados pelos gatos. É uma delícia quando um gato esfrega a cabeça em você.

Isso significa que ele lhe pertence e que faz parte de sua vida. É a maneira que o animal encontrou para dizer que gosta disso e que está feliz. Então, sinta-se privilegiado por um gato fazer um gesto como este.

10.- O gato te lambe

Se parece algo maravilhoso o gato esfregar a cabeça em você, o que pode ser chamado de “melhor de tudo” é a lambida.

Ela significa que há um vínculo muito forte entre você e o animal de estimação, já que o que ele está fazendo é limpá-lo ou lavá-lo. Ainda que você não acredite, isso não é nada comum.

Os gatos apenas limpam a si mesmos ou então quando há um forte vínculo, seja com seus filhos, seus irmãos ou sua mãe.