10 curiosidades sobre nossos amigos coelhos

Hoje, vamos falar sobre o oryctolagus cuniculus. Não se assuste! Ele não é nenhum animal raro, muito pelo contrário, estamos nos referindo aos coelhos. Esses simpáticos animaizinhos se tornaram, nos últimos anos, um dos nossos animais de estimação favoritos, devido ao seu tamanho e por não necessitarem de muitos cuidados.

Os coelhos precisam da nossa atenção, amor, carinho e são excelentes companheiros para nossos filhos. Se você já tem um coelho, com certeza já reparou como eles são carinhosos e brincalhões.

Conhecendo nossos amigos coelhos

Muitas famílias possuem um coelho como animal de estimação. Eles são uma boa opção para quem não tem muito espaço em casa ou tem pouco tempo para se dedicar a um animal de estimação.

É por isso que queremos que você saiba um pouco mais sobre eles e do que precisam para viver bem.

As crianças adoram ter coelhos como animais de estimação. Eles são muito carinhosos e divertidos, e também gostam de carinho e mimos. Podem ser também muito teimosos e se não quiserem fazer alguma coisa, é melhor deixá-los à vontade.

Tome cuidado para não fazer muito barulho, porque eles se assustam facilmente. Com esse artigo, vamos compartilhar com vocês, dez curiosidades sobre os coelhos.

10 curiosidades sobre os coelhos

Eles não são roedores

coelho1

Ao contrário do que todos pensam, os coelhos não são roedores. São mamíferos e herbívoros; por isso sua dieta deve incluir legumes e fibras, como o feno ou grama.

Os coelhos ronronam

Você sabia que os coelhos ronronam como os gatos? Se o seu coelho ronrona ou range os dentes, é um sinal de que está feliz e precisa ser acariciado. É um momento muito carinhoso.

Viram de barriga para cima

Os coelhos são como os cães. Viram de barriga para cima para que você possa acariciá-lo. Esse é um sinal de confiança.

Seus dentes não param de crescer

As unhas e os dentes dos coelhos não param de crescer. Eles precisam de um brinquedo de madeira para roer. Devemos estar sempre atentos aos seus dentes; se eles não se desgastarem, podem vir a ter problemas e até parar de comer. Quanto às suas unhas, elas devem ser cortadas a cada seis meses.

Não devem tomar banho

Não é recomendado dar banho nos coelhos. Eles são muito limpos e fazem a sua própria higiene pessoal. Mas, se por algum motivo, estiverem muito sujos, você pode banhá-lo com cuidado, para que ele não se assuste. Também pode lavá-los a seco, com xampu específico para coelhos.

Eles ficam entediados

coelho 2

 

 

Você pode não acreditar, mas os coelhos ficam entediados. Eles precisam de atenção, brincadeiras, brinquedos, interagir com pessoas e outros coelhos. Precisam fazer exercícios, adoram correr e pular soltos por aí, isso é essencial para que não fiquem obesos.

Os coelhos comem seus excrementos

Os coelhos devem comer com frequência, para que o seu intestino funcione bem. Eles comem o seu próprio excremento noturno, que contém uma substância chamada cecotrofos, que é muito saudável para eles.

Seus recordes

Um coelho pode atingir a velocidade de 55km/h. Seu salto mais alto pode atingir 1 metro de altura e o mais longo até 3 metros. Segundo o Guinness Book, o maior coelho do mundo mede 1,23m e pesa cerca de 20kg. A maior ninhada foi de 24 filhotes e isso aconteceu por duas vezes.

Realizam acrobacias

É muito divertido ver um coelho saltando e dando piruetas como um louco. Eles se comportam assim quando estão felizes.

Os coelhos podem enxergar atrás

A visão do coelho pode chegar a quase 360º. O seu campo visual tem apenas um ponto cego, que é na frente do seu rosto. Para suprir essa deficiência, ele possui pelos no nariz, que são capazes de detectar qualquer coisa.