10 demonstrações do amor felino

Amor felino

Pouco a pouco os gatos vão conseguindo o papel que lhes corresponde como animais domésticos. Sua suspeita frieza com os humanos ou o fato de que são considerados pouco confiáveis é só lugar-comum. É mais tudo ao contrário, ainda que sejam animais muito independentes que necessitam de espaço e o buscam, também sabem mostrar aos humanos o amor felino que podem oferecer.

A seguir, vamos mostrar as 10 formas nas quais os gatos manifestam seu “amor felino” aos seus donos:

1. Mostrar a barriga. Se o animal se gira sobre suas costas e nos mostra o ventre, está demonstrando a mais absoluta das confianças, pois sua posição assim é frágil e vulnerável e o gato é totalmente consciente disso.

Além desta manifestação de confiança, trata-se também de um gesto para chamar a atenção, para iniciar uma brincadeira mútua. No entanto, é um erro considerar este gesto como um convite a fazer carinho na barriga. Isto ocorre com os cães, mas não não com os gatos. Se levamos nossa mão até sua barriga exposta, o gato tomará isso como uma traição à confiança que mostra. Um arranho ou uma mordida pode ser sua resposta.

Amor felino é lamber e dar carinho

gato e mulher

2. Lambidas. Quando o gato lambe seus donos, o faz porque o vê como algo próprio e assim há que considerá-lo. Eles se limpam assim, é conhecida a expressão “banho de gato”. Como uma gata faz com seus gatinhos, se o gato lambe seu dono está realizando um enlace de carinho duradouro.

3. Carícias felinas. São conhecidas as “cabeçadas” dos gatos, buscando o afeto do dono. Quando um gato procura seu dono com o focinho, empurra com muito cuidado a cabeça ou esfrega, está marcando seu dono ou a pessoa que está acariciando como um membro de sua família, e mostrando total confiança.

Há uma razão química para estas carícias. Os gatos têm em suas bochechas uma concentração de glândulas de controle de odor e no momento em que esfregam as bochechas contras as coisas o que fazem é marcar a possessão.

Amor felino é entrelaçar o rabo e ronronar

4. O rabo entrelaçado. De forma parecida ainda que não idêntica aos cães, os gatos usam seu rabo para comunicar sensações, desde o medo e o carinho, a amizade ou o ódio, etc. Se mexe o rabo ao redor de seu dono, de maneira envolvente, é uma bonita forma de camaradagem, igual quando os humanos colocam o braço ao redor do ombro de alguém.

5.  O ronronar. Os felinos que temos como animais de estimação ronronam para mostrar várias coisas, muitas vezes o carinho com o dono. No entanto, também pode ser algo menos grato, como o fato de ter fome ou que está doente. Em qualquer um dos casos, o ronronar é uma demonstração de confiança, seja para mostrar carinho ou para pedir ajuda.

6. O gato pestaneja. Aos gatos não lhes apetece quando ficamos olhando diretamente em seus olhos, porque eles enxergam isso como um sinal de agressão. É um sinal pouco positivo o fato de que eles nos olhem também fixamente, mas se nos olham com suavidade e pestanejam suavemente, estão nos dando mostras de afeto e confiança.

Amor felino é dormir muito colado

gato deitado

7. Dormir ao lado. Quando o gato dorme ao lado do dono pela noite não só busca calor, mas também considera a pessoa que ama muito importante para ele  e não quer ficar toda a noite sem estar juntos. É mais uma manifestação de carinho.

8.  Os presentes. Se acordarmos e tivermos um cadáver de um rato em cima da cama, a primeira reação pode ser a de repreender nosso gato. Mas este gesto o confundiria, pois para ele este é um presente delicioso, que você até poderia comer. Nosso animal nos presenteia algo que é um tesouro para ele e temos que estar agradecidos. Outra coisa é evitar que nosso amigo saia para a rua.

9. O miar é um sinal de amizade. Quando o gato se comunica conosco com miados, no tom podemos diferenciar se o animal manifesta carinho. Neste caso, será um miado com um tom agudo vivo. Os tons baixos, tipo grunhidos, que soam como choro, indicam outras percepções.

10. Pequenas mordidas. Uma pequena mordida que faz cócegas é um claro sinal de carinho.

Esperamos que você tenha gostado destas 10 mostras de amor felino que apresentamos. Não duvide, um gato pode nos amar muito, fica demonstrado!