10 dicas para que a pelagem de seu cão seja maravilhosa

A pelagem é uma das características físicas de maior destaque em um cão. Não é de se estranhar, portanto, que tantos donos de cachorros se preocupem com a boa aparência de sue amigo. Você é um deles? Então está com sorte, porque vamos dar alguns conselhos para que seu cão tenha pelos deslumbrantes.

Ainda que seja algo completamente normal, ninguém gosta de ver o cão perdendo pelos. Essa é, inclusive, uma das principais causas pelas quais levamos nossos animais de estimação ao veterinário. A queda de pelos excessiva e fora do tempo normal para ele pode ser um indício de algum problema de saúde.

Conselhos para uma pelagem saudável

desembaraçar pelo de cachorro

Para evitar uma queda anormal de pelos que possa evoluir para outros problemas, siga os conselhos abaixo:

  • Elimine os parasitas. Não espere até ver o seu cão se coçando ou sofrer de alguma doença causada por um parasita. Tenha o costume de desparasitá-lo regularmente para evitar que isso aconteça. Converse com seu veterinário para descobrir qual a frequência e o tipo de vermífugo que você dar para o seu amigo.
  • Banho profissional.  Embora seja ótimo que você queira dar banho em seu bicho de estimação em casa, seja para passar mais tempo com ele ou para economizar, abra a sua carteira de vez em quando e permita que seu cão desfrute de um banho profissional. Pet shops e salões de beleza conhecem técnicas que ajudarão a diminuir a queda de pelos de seu companheiro. Se resolver dar banho em seu cão em casa, use uma luva de borracha.
  • Alimento. A alimentação de seu cão sempre deverá ser de boa qualidade. Uma dieta balanceada não se baseia apenas em quantidade, mas também em qualidade. Compre alimentos com os nutrientes necessários e com vitaminas que deixarão os pelos de seu cão saudáveis e bonitos.
  • Dois banhos mensais no máximo. Não dê banho em seu cão mais do que duas vezes por mês e, se possível, somente uma. Os cachorros não são como os seres humanos e se tomam banho com mais frequência do que o recomendado, podem desenvolver problemas na pele e pelos, como irritação, alergias e fungos que podem causar infecções.
  • Pentear o pelo. Você deve pentear a pelugem de seu cão diariamente com uma escova própria para o tipo de pelo do animal. Isso ajuda na ventilação da pele e na eliminação de pelos mortos, arrastando a sujeira acumulada e dando brilho ao pelo do seu companheiro.
  • Cortes de cabelo. Recomendado especialmente para cães com pelos longos. Os veterinários recomendam que, pelo menos duas vezes por ano, você leve seu cachorro para aparar os pelos. Isso o ajudará a ter uma pele mais saudável e pelos mais bonitos.
  • Vitaminas e minerais. Assim como o nosso cabelo, os pelos dos cães também necessitam de vitaminas e minerais para se manterem saudáveis e bonitos. Não é necessário oferecer suplementos de vitaminas para eles. Apenas converse com seu veterinário e peça que ele o ajude a escolher uma alimentação rica em substâncias que favoreçam uma pelagem sadia e brilhante.

pelo de cachorro

 

  • Mantenha a cama limpa. É muito importante que você lave a cama de seu cão regularmente para evitar a proliferação de parasitas e ácaros. Certifique-se de que não tenha cobertores ou tecidos com componentes sintéticos, pois eles podem causar alergias em seu animal de estimação.
  • Visitas ao veterinário. Elas são fundamentais para a saúde do pelo de seu cão. Somente o veterinário poderá descobrir se há alguma enfermidade ou qualquer outro problema, orientando como resolvê-lo.
  • Não deixe que ele passeie sozinho. Sempre leve-o para passear com coleira. Se o seu cão caminhar sozinho, pode se aproximar de lugares com poças d’água ou pântanos, onde existem bactéricas ou criaturas minúsculas que podem causar infecções e danificar a pelagem de sue animal.