10 frutas e verduras tóxicas para cachorros

Muitos donos adoram dividir comida com seus cachorros. Além disso, quando o bichinho se aproxima da mesa com aquela carinha de pidão, é difícil negar qualquer coisa. Porém, é preciso ter em mente que certos alimentos que podem até ser bons para alimentação e saúde dos seres humanos, não fazem necessariamente o mesmo bem para os cachorros. 

Espécies distintas comem alimentos diferentes. Para começar, cães são carnívoros. Por isso, algumas frutas e verduras são tóxicas para seu animal de estimação.

Enquanto seu cão estiver na fase de crescimento, o melhor é manter a dieta recomendada pelo veterinário e evitar dar de comer a ele o que estiver na mesa dos humanos. Na etapa adulta do cachorro é possível incorporar frutas e verduras em pequenas quantidades, como prêmios.

Como a partir dos sete anos os cães precisam de uma maior quantidade de fibras em sua dieta, o melhor é consultar um veterinário para saber como incorporar frutas e verduras em sua alimentação.

É importante levar em conta que, além das frutas e verduras que são tóxicas para todos os cachorros, há outras que podem causar alergias ou intolerâncias individuais. Por isso, sempre se deve ficar muito atento na hora de acrescentar uma fruta nova na dieta do animal de estimação.

Apresentamos uma lista de 10 frutas e verduras tóxicas para seu cachorro

cebolaealho

1. Uvas ou passas

As uvas ou as passas não têm efeitos visíveis no cachorro, mas são altamente indigestas para essa espécie e podem ocasionar danos renais irreversíveis.

2. Cebola e alho

E alimentos da família como o alho-poró, a cebola roxa etc… Eles são perigosos para os cachorros em doses altas ou se consumidos com frequência, pois contêm tiossulfato, substância que é capaz de destruir os glóbulos do sangue canino e causar anemia.

Essa hortaliça também pode provocar letargia, taquicardia, hiperventilação, gengivas pálidas e, em casos graves, colapso respiratório.

3. Cerejas

Na verdade, a cereja em si não é perigosa para o animal. A polpa é suculenta e sacia a sede.  O que é perigoso é o caroço, pois ele contém cianeto e sua ingestão pode causar insuficiência respiratória e até a morte do cão.

O caroço do damasco apresenta o mesmo problema. Por isso, também é preciso ter cuidado quando for alimentar o cachorrinho com esse tipo de fruta.

4. Fungos e cogumelos

cogumelos

Assim como ocorre com os seres humanos, alguns fungos e cogumelos são tóxicos para os cachorros, o que faz necessária uma vigilância quando for passear com o animal pelo campo, para ele que não os coma. Os cogumelos não identificados podem causar falência múltipla dos órgãos em questão de horas.

Se você percebeu que seu cachorro ingeriu um cogumelo desconhecido, não tenha dúvidas em levá-lo ao veterinário, preferivelmente com um exemplar do que foi comido ou das espécies que estavam em volta.

5. Groselha seca

A groselha seca (ou passa de corinto) é tão tóxica quanto as uvas ou as passas. Não apresenta sintomas externos, mas é altamente tóxica e pode provocar falha nos rins.

6. Batata verde

Isto é quando a batata que não amadureceu por completo, ainda está crua ou apresenta alguns brotos verdes. Essas batatas contêm solanina e podem causar náuseas, vômitos, convulsões e, posteriormente, problemas de coração. O alcaloide desaparece depois que as batatas são cozidas.

Dessa forma, é perfeitamente aceitável dar ao cachorro batatas fritas ou cozidas. A solanina também é encontrada nas folhas nas plantações de batata. Assim, não deixe o cachorro correr livremente por hortas onde exista esse tipo de alimento e tire-o da cozinha quando for preparar tortilhas.

7. Ruibarbo

O ruibarbo é um tubérculo que se usa muito cozido, porém, na verdade, está longe de ser um dos mais populares. Por isso, não é um grande problema. Para os cachorros, faz desabar os níveis de cálcio e pode levar a uma falência renal.

8. Maçã

A maçã em si não faz mal para os cachorros. A polpa lhes agrada muito, mas as sementes contêm cianeto, que pode causar insuficiência respiratória e conduzir à morte.

9. Tomate verde

O tomate verde e as folhas de sua planta provocam uma aguda dor de estômago nos cachorros. Por isso é necessário evitar que o cão ronde a horta e mastigue os talos ou as folhas do tomateiro.

10. Abacate

O abacate é indigesto para os cachorros por conter persina, que é uma substância fungicida (mata fungos e mofos). Ela é tóxica para várias espécies de animais, como cachorros, gatos, cavalos e algumas aves. A persina está presente nas folhas, frutos e sementes de abacate.

Por isso, também não se deve deixar os cachorros perto de um abacateiro.