10 maneiras de fazer seu cão feliz

Alguma vez você se perguntou como fazer para o seu cão ficar feliz? Como você costuma alimentá-lo? Você deixa que ele cheire tudo que se encontra no seu alcance? E os passeios regulares costumam fazer parte da sua rotina?

Neste artigo, vamos compartilhar alguns conselhos para que a seu bichinho sinta-se como o rei da sua casa. Vamos conhecer 10 maneiras de fazer seu cão feliz.

Procure mantê-lo limpo e escovado

pentear seu cao-3

Os cães gostam de se sentir limpos e cuidados. Por isso, uma escovação regular não só consegue deixar seu animal mais bonito, como também ajuda a prevenir algumas doenças de pele.

Além disso, esse momento é muito importante, tanto para o animal como para o dono, já que ele ajuda a fortalecer o vínculo entre ambos. Certamente, você vai gostar da interação que pode ser alcançada com seu pequeno amigo.

Mantenha seus ouvidos limpos para evitar ácaros ou infecções. Escove seus dentes com frequência e dê banho nele, pelo menos uma vez por mês.

Corte suas unhas

Por outro lado, preste atenção às unhas do seu cão. Se elas ficarem muito compridas, seu cãozinho pode seriamente afetado. Pergunte o seu veterinário quais são as melhores dicas para cortá-las.

Escolha uma alimentação adequada

A alimentação também é muito importante. Para isso, escolha alimentos de alta qualidade que promovam a saúde e o bem-estar do seu cão.

E não se esqueça de que a alimentação deve se adaptar à idade do seu animal. Não deixe que seu cachorrinho se alimente com comida para adultos.

Mantenha seu bebedouro com água fresca. Uma tigela de água é vital para a boa saúde de seu bichinho. Por isso, você sempre deve manter seu prato cheio de água.

Evite as pulgas. Esses insetos incômodos podem fazer seu animal se sentir realmente incômodo. Além do mais, elas causam alergias e transmitem doenças.

Preste atenção à saúde do seu cão

A esterilização, ou castração, é uma boa opção para preservar a saúde do seu cão. Assim, eles levarão vidas mais longas e saudáveis e, além disso, evitamos a superpopulação de animais.

Seu cão deve estar magro. Não dê sobras de comida a ele e mantenha sua rotina regular de exercícios.

Procure afastar qualquer elemento tóxico do seu alcance e não medique seu cão com remédios que costumam ser receitados para humanos.

Brinque com o seu cão

cao-e-exercicio

Brinque com o seu cão todos os dias. Realize uma dinâmica de brincadeiras. Você vai se surpreender como é possível mudar seu estado de ânimo e, claro, também o do seu cão.

Além disso, faça passeios diários. Isso é muito importante. Seu cão precisa gastar toda a energia acumulada e a melhor maneira de fazê-lo é com alguma caminhada.

Se você também tiver a possibilidade, pode levar seu cão junto com você em uma viagem. O campo, praia ou, possivelmente um bosque afastado da cidade, pode ser uma boa opção para a sua mascote trocar de ar.

Dê uma olhada nos brinquedos do seu pequeno amigo. São seguros e duradouros? Preste atenção nas peças pequenas. Elas podem ser ingeridas ou ter bordas afiadas.

Deixe-o explorar seu sentido de olfato

Os cães adoram cheirar tudo o que está ao seu redor. Por meio do olfato, eles descobrem seu universo próximo.

Leve seu cão para um parque, um campo aberto ou para a sua trilha favorita e deixe que ele possa farejar todos os cheiros novos.

Você pode combinar essa atividade com alguma brincadeira. Já experimentou ir ao jardim e brincar com uma bola de borracha? E que tal se você tentar com um frisbie?

Faça com que mastigue

Quando os cães mastigam, eles reduzem seu estresse. Além do mais, isso ajuda a diminuir seus latidos.

Proporcione brinquedos para o seu cão mastigar, desde que eles sejam seguros e que permitam satisfazer seus instintos.

Tente entender sua linguagem

Rabo baixo? Isso pode significar medo ou ansiedade. Mexendo o rabo? Felicidade, claro! Observe a linguagem corporal do seu cão de maneira que você possa perceber melhor suas necessidades.

Fazer seu cão feliz, mimar e mimar

Abrace o seu cão. As carícias são muito necessárias para os cães e para os humanos. Melhore a interação com a seu bichinho e procure fazer com que ele sinta que é o membro mais importante da casa.

Mantenha-o a salvo

Todos os anos, são perdidos milhões de cães. Então, certifique-se para que seu cão não seja um deles.

Determine a melhor opção de identificação para o seu amigo, seja com uma placa no pescoço, um microchip, etc. E, claro, assegure-se cumprir com as leis locais.