10 motivos para adotar um gato adulto

Quando pensamos em adotar um bichinho de estimação, na maioria das vezes optamos por filhotes e descartamos os animais adultos, pois achamos que têm mais graça ou que podemos educá-los do nosso jeito, mas com o passar do tempo percebemos que não é bem assim.

No caso dos gatos ainda existe muito desconhecimento e os adultos são sempre rejeitados, mas o caráter de um gato não é o resultado da nossa educação, mas, em geral, tem a ver com a raça e com o caráter do animal.

É por isso que nós do Meus Animais iremos dar 10 motivos para adotar um gato adulto e não um filhote.

1.- Não fazem tanta bagunça

Os gatos adultos não sentem a necessidade de destruir coisas e de fazer tanta bagunça, como acontece com os filhotes.

Os filhotes gostam de morder devido à erupção dos dentes e também adoram arranhar os móveis. No caso dos gatos adultos, já não fazem estas coisas porque são mais calmos e dedicam seu tempo a brincar com você ou a descansar.

2.- São mais agradecidos

Os gatos que terminam em canis ou pessoas que dão gatos adultos o fazem porque devem se mudar para outra cidade ou porque o dono faleceu, mas não é porque o gato é ruim.

Quando você decide adotar um gato vira-lata adulto, ele vai agradecer, no começo pode ser que ele fique assustado, mas você irá perceber como eles são mais carinhosos.

 

3.- Você já conhece seu caráter

Um gato adulto já tem seu caráter formado, então você vai perceber imediatamente como ele é e o que esperar do animal.

É verdade que todos nós adoramos filhotes e achamos que eles são uma gracinha, mas corremos o risco de não gostar do caráter deles quando forem adultos.

4.- Higiene

A higiene dos gatos

Os gatos adultos passam mais da metade do seu tempo se higienizando, podem passar horas lambendo o pelo.

Isso não acontece com os filhotes porque eles ficam brincando e bagunçando tudo o tempo todo, não nos deixando outra escolha que dar banho neles porque espalham sujeira pelo chão.

5.- Fazem suas necessidades na caixa de areia

Quando levar seu gato adulto para casa e colocar suas coisas em seu lugar, logo em seguida ele irá usar sua caixa de areia para fazer suas necessidades.

Você nem deverá ensinar o seu gato, pois ele o fará naturalmente. Isso não é assim com os filhotes, pois você irá precisar de muito tempo e de muita paciência para ensinar a eles como usar a caixa.

6.- São grandes amigos das crianças

Amizade entre gatos e crianças

Os gatos são os melhores companheiros de brincadeiras para as crianças. Há diferentes raças adequadas para os baixinhos, pois são bastante pacientes e adoram brincar com crianças.

Não acontece o mesmo com os filhotes, que sem querer podem arranhar ou morder a criança. Também existe a possibilidade de que as crianças machuquem o filhote brincando, coisa que não acontece com os gatos adultos porque conseguem fugir, se esconder ou se defender se alguém tentar pegá-lo.

7.- Não é necessário ensiná-los

Um gato na idade adulta já sabe muitas coisas e não precisa de tanto treinamento. Os donos de gatos sabem que é muito difícil lhes ensinar coisas, pois costumam fazer o que querem e, às vezes, os donos se sentem frustrados por isso. 

Se você tiver pouco tempo para educar um gato, a melhor opção será adotar um gato adulto.

8.- Economiza tempo e energia

Um filhote leva muito tempo e energia, portanto, se você trabalhar fora de casa e não tiver o tempo suficiente para dedicar ao seu bichinho de estimação, escolha um gato adulto, pois eles costumam dormir mais horas, brincam menos e quase não fazem bagunça, enquanto que os filhotes precisam de maior atenção.

9.- Quase não dão problemas

Os filhotes sempre costumam dar problemas porque comeram algo indevido ou porque quebraram algo na casa do vizinho, etc., algo que sempre pode preocupar o dono do gatinho.

Os gatos adultos já passaram por essa fase com o dono anterior pelo que você não precisará se preocupar com isso.

10.- Ao adotar um gato adulto estará fazendo uma obra de caridade

O motivo principal pelo qual é melhor adotar um gato adulto, é pela felicidade e bem-estar que estamos oferecendo a esse animal.

As pessoas que decidem levar para casa um gato, dão preferência aos filhotes, esgotando as oportunidades dos gatos adultos de serem adotados. Por isso pense que você poderia ser a última chance para que esse gato tenha uma família.