3 passos para escolher o melhor shampoo para seu cão

Na hora de dar banho no seu peludo, com certeza você vai encontrar uma infinidade de produtos que prometem maravilhas. O mercado dedicado aos animais de estimação continua a se expandir, disso todo mundo sabe. Por isso, contamos pra você os passos que deve seguir para encontrar o melhor shampoo para seu cão.

1-Escolha um shampoo para o seu cão de acordo com seu pelo e sua pele

Com a ajuda do veterinário, é provável que você possa escolher qual a melhor opção de shampoo para o seu peludo, levando em conta o tipo de pele que ele tem e as características da sua pelagem. Por exemplo:

banho-cão

  • Shampoo desembaraçante para os cães com pelo comprido. Este produto foi projetado para que você possa escová-lo sem dificuldade após o banho.
  • Shampoo nutritivo para as espécies de pelo curto.
  • Shampoo para realçar o brilho da pelagem em animais de cor escura.
  • Shampoo anti-queda para os cães que possuem a tendência de perder muito pelo.
  • Shampoo para os peludos de cor branca, (para impedir a parte exterior fique com tons amarelados).

Para banhar seu peludo, você deve usar produtos específicos para cães e que sejam apropriados para o seu tipo de pele e pelo, conforme indicado pelo médico veterinário. Aprenda os passos que você precisa seguir para escolher o melhor shampoo para seu cão.

2-Comprove se o peludo é alérgico ao shampoo

A segunda coisa que temos que descobrir é se o seu cão é alérgico a qualquer componente do shampoo que você escolheu para dar banho nele. Se o animal apresenta alguma reação da pele após o banho, você deve parar de usar este produto e optar por um hipoalergênico. Nestes casos, são recomendados produtos à base de aveia e sem perfume. Consulte o veterinário para saber quais são as melhores marcas.

3-Leve em conta a reação do cão ao shampoo

É importante observar como o peludo relaciona-se com o shampoo que você escolheu para ele. Leve em consideração que alguns produtos, embora cheirem muito bem pra você, para o cão pode ter um odor muito desagradável. Lembre-se de que seu cão é um cão e você é uma pessoa, então não é necessário que vocês tenham a mesma opinião nesses assuntos. Evite humanizar seu animal de estimação neste e em todas as outras áreas.

Além disso, os peludos possuem o olfato altamente desenvolvido. Portanto, o que para você pode ser uma fragrância delicada e suave, para ele pode ser um pouco invasivo e malcheiroso. Nesses casos, você deve usar as opções de shampoo sem perfume.

Algumas recomendações na hora de escolher o shampoo para seu cão

Considere estes aspectos na hora de banhar seu animal de estimação:

banho-cão-1

  • Como o barato costuma sair caro, escolha produtos de boa qualidade para evitar que ele danifique a pele do seu cão ou simplesmente não sejam eficazes
  • É muito provável que você não acerte o shampoo ideal para o peludo de primeira. Paciência. Você pode começar usando produtos genéricos e depois ir ajustando de acordo.
  • Considere como uma opção dar banho no seu peludo com um shampoo anti-parasitário de vez em quando. Será muito útil para remover carrapatos e pulgas.
  • Não caia na tentação de usar seu shampoo para dar banho no seu cão. Para mais bonito que ele deixe seu cabelo, lembre-se sempre de que os humanos e os cães têm um pH diferente. Isso só vai irritar a pele dele.
  • Se você recorrer a uma pet shop para dar banho no seu amigo de quatro patas, certifique-se que eles estejam utilizando o shampoo correto.

Tenha em mente que nunca é demais pedir aconselhamento ao seu veterinário sobre a melhor maneira de aplicar o shampoo no seu peludo e outras recomendações gerais sobre como dar banho da melhor maneira. Você também pode perguntar se também é necessário aplicar qualquer produto adicional no peludo (desembaraçante, condicionador, creme de enxágue, etc.).

Lembre-se também de escovar muitas vezes seu animal de estimação para manter o bom estado do seu pelo.