3 truques que podem salvar a vida do seu cachorro

Truques que podem salvar a vida dos cães

Uma das maiores virtudes dos cães é a sua capacidade de nos entender e saber acatar ordens, a qual costuma ser muito divertida, já que sempre é engraçado ver como estes pequenos amigos, após longos dias de adestramento, conseguem fazer os truques que foram ensinados a eles. Este adestramento pode salvar a vida de nossos cães.

Ainda que possa parecer mentira, devido ao fato de que se um cão consegue interiorizar e aprender uma ordem de seu dono, irá cumpri-la em qualquer contexto e situação.

Se você ainda não os conhece, a seguir iremos apresentar três truques simples que podem salvar a sua do seu animal de estimação.

Ensine o seu cão a te seguir quando você chamá-lo

Mulher adestrando cachorro

Trata-se de um truque que encontrou opiniões diferentes entre os amantes dos cães, já que existem pessoas que o vêem como algo carinhoso e necessário, enquanto outros preferem não ensiná-lo, por conta da enorme prática e dedicação que isto requer, ao menos para conseguir fazer o truque em qualquer lugar que não seja o lar.

A verdade é que quando você aperfeiçoou este truque com o seu pequeno amigo, esta ordem se torna muito útil, já que permite tê-lo controlado sem a necessidade de usar uma coleira, algo que é ótimo para ambos.

Além disso, este é um truque que facilmente pode salvar seu cão de situações perigosas. Quando você notar que existe algo que pode colocar a vida dele em perigo, basta chamá-lo para que ele venha até você. Por exemplo, no caso de haver outro cão maior e com uma atitude mais hostil.

Faça com que ele fique quieto

A ordem “quieto” é muito útil. Alguma vez você já pensou que esta ordem tão fácil poderia ser de muita ajuda? Não se preocupe, muitos não sabiam e nem poderiam imaginar algo assim, devido ao fato de estarem tão familiarizados com ela, é normal vê-la como um truque que só serve para se divertir um pouco, e nada mais.

Mas a verdade é que quando você ensina o seu cão a ficar quieto em um momento determinado, seja deitado ou sentado, você consegue ter o controle de seus atos pelo período de tempo que desejar, fato que pode ser muito benéfico para a sua segurança, como por exemplo quando vocês se encontram em uma situação que possa colocar a vida de ambos em risco.

Por exemplo, quando você estão em uma praça ou parque em que há muitas outras pessoas ou cães, o seu fiel amigo pode desenvolver um estado de nervosismo e excitabilidade  que pode fazê-lo querer escapar, algo muito perigoso pois ele pode sofrer algum tipo de acidente.

Como fazer para que o cão sempre cumpra esta ordem?

Este é o momento em que deve-se ordenar ao cão que fique quieto, para que não faça nada que possa desencadear uma situação desagradável e desnecessária. Ensine-o a deitar ou sentar no local até que você indique o contrário.

Como seu dono e melhor amigo, é importante que você saiba que quando tiver ensinado bem esta ordem ao seu amigo, você conseguirá fazer com que ele tenha um comportamento exemplar em todos os lugares que vocês frequentarem juntos.

Qual é a chave para conseguir fazer isso? Basta recompensá-lo de alguma forma quando ele obedecer. Lembre-se de que os cães gostam de saber que quando fizeram algo certo irão receber algo em troca.

Ensine-o a olhar para você quando você o indicar

Border Collie deitado na praia

Assim como nos dois casos anteriores, este é um truque que requer um certo esforço de adestramento, e não servirá somente para questões sem importância com seu cão, mas também para protegê-lo em situações de perigo.

Em muitas ocasiões pode ocorrer que você esteja com o seu pequeno animal ao ar livre, e ele veja um gato ou qualquer outro objeto que lhe chame a atenção no outro lado da rua. Isso irá gerar um nervosismo e ele fará todo o possível para ir até ele.

Quando isso acontecer, a melhor solução é pedir que ele olhe em seus olhos, já que desta forma ele irá descentralizar a sua atenção do que está olhando e se concentrar somente em você.

Salvar a vida do seu cão não é difícil

Como você pode ver, estes pequenos truques serão de grande ajuda e poderão ser úteis para salvar a vida do seu cão em determinadas situações perigosas. Vale a pena levá-los em conta.