4 passos para o bom uso da bandeja higiênica dos gatos

bandeja higiênica

Muitas pessoas escolhem os gatos como animais de estimação porque pensam que eles necessitam de menos atenção e são menos complicados do que os cães, especialmente no que diz respeito às suas necessidades fisiológicas. Colocar uma caixa de areia ou bandeja higiênica para um bichano não é suficiente para que ele sempre vá fazer suas “necessidades” nela.

Porém, alguns se surpreendem ao ver que seu gato faz suas necessidades em qualquer canto da casa, ignorando a bandeja ou caixa de areia. Qual é a causa disso? Um mau uso de sua bandeja higiênica. Por isso, neste artigo, iremos falar sobre como usar de maneira correta esta bandeja para que seu gato saiba que esse é o local para isso.

Como usar bem a bandeja higiênica dos gatos

areia-biodegradable-para-gatos

Não podemos negar que a bandeja higiênica para gatos foi um invento excepcional para ensinar aos felinos onde eles devem fazer suas necessidades (infelizmente não há uma também para cães). Mas, se quisermos que os nossos bichanos a usem e não deixem restos por todos os cantos, nós devemos saber como usá-la.

Para isso vamos dar uma série de conselhos que, se colocados em prática, favorecerão este trabalho. Leve em conta o seguinte:

O tamanho da bandeja higiênica para gatos

Há bandejas de todos os tipos, cores e formas no mercado, mas para escolher a mais adequada para o nosso gato devemos levar em conta um aspecto importante: o tamanho.

O tamanho desta deve permitir ao felino caber por completo dentro dela, se virar, cavar e, possivelmente, até pular. É que, para os gatos, a caixa de areia é mais do que apenas um sanitário, é um lugar onde relaxar e ter intimidade.

Não é necessário que a caixa seja enorme, apenas que se adapte a seu tamanho e que permita ao gato realizar livremente alguns movimentos.

O modelo

Com a modernização a nível mundial de todos os acessórios, incluindo aqueles para os nossos animais de estimação, tudo se maximiza, oferecendo-nos uma infinidade de opções que, muitas vezes, nos confundem e não sabemos qual escolher.

Com os modelos de bandejas higiênicas acontece o mesmo. Um dos modelos mais desejados pelos donos de gatos é sem dúvida a bandeja coberta. Trata-se de uma caixa de areia com uma espécie de cobertura, evitando assim que a areia saia. Além disso, também esconde os cheiros e dispõe de um filtro de carvão que os neutraliza.

Mesmo assim, há muitos gatos que podem resistir a entrar pela porta de seu novo banheiro, pois um bichano não gosta de se sentir trancado. Mas como fazer para que ele se acostume a usá-la?

Para isso primeiro a deixaremos sem tampa, para que o gato se acostume a ver sua nova bandeja higiênica. Três dias depois colocaremos a tampa, mas sem a porta, para dias mais tarde acrescentar a porta, de modo que o felino já possa entrar e sair por ela.

Se depois de seguir estes passos o gato continuar resistindo, é melhor não insistir e usar uma caixa de areia tradicional.

O lugar ou localização

Como já dissemos antes, a caixa de areia é mais que um simples sanitário para os gatos, é seu lugar íntimo onde eles podem fazer as coisas que não fariam diante de ninguém. Portanto, isso é o que eles necessitam: intimidade.

A bandeja higiênica deverá estar em um lugar onde o gato se sinta à vontade e, sobretudo, não observado. Ele deve sentir que ninguém o observa e que pode ficar lá tranquilamente pelo tempo que quiser. E, é óbvio, não pode estar perto de seu prato de comida, já que os gatos são animais limpos e isso seria intolerável para eles.

A areia

areia-de-gatos

Há areias de todos os tipos, inclusive algumas em forma de pérolas absorventes de umidade. Entretanto, será o gato quem deve decidir que tipo de areia quer, pois é ele quem deve se sentir cômodo e sentir que o lugar onde pisa é confortável.

Você tem que se lembrar que todos os dias terá que remover os sedimentos do animal da bandeja higiênica e trocá-la em sua totalidade a cada três dias, podendo aumentar esse prazo para uma semana se a areia for de excelente qualidade.

Seguindo estes conselhos, será impossível que seu gatinho queira ir a outro lugar e fazer suas necessidades.