4 raças de cães que têm muita saúde

Raças de cães com mais saúde

De todas as características que costumamos buscar nos cães antes de adotá-los como nossos amigos e animais de estimação, a saúde é uma das mais importantes. É ela a que se encarrega de livrá-los de diferentes tipos de doenças, além de dar a eles a possibilidade de viver mais tempo e, assim, compartilhar muito mais conosco.

Infelizmente, na atualidade, é muito difícil encontrar um cão 100% saudável, e todos sabemos que aqueles que em algum momento tinham mais saúde, hoje são muito mais fracos do que naquela época.

No entanto, existem várias raças que seguem sendo as de maior destaque neste aspecto tão importante. A seguir, falaremos sobre as quatro raças mais saudáveis que existem.

Labrador Retriever

Labrador retriever e a sua saúde

Se você assistiu à famosa série de televisão Lost, vai se lembrar do personagem Vincent, um belo Labrador Retriever que saía para correr alegremente pela ilha deserta. Faz alguns anos que os produtores explicaram que escolheram esta raça por ser uma das mais saudáveis, além de ser popular nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Estes belos animais estão entre os favoritos das crianças, por serem muito brincalhões e pacientes com elas e sempre prontos para uma boa brincadeira.

As doenças mais comuns que o Labrador Retriever pode desenvolver são aquelas cujo surgimento ocorre por razões hereditárias, como a mielopatia ou a atrofia da retina. Além disso, estes belos animais podem sofrer de obesidade, já que são uma das raças que mais gosta de ingerir guloseimas.

Husky Siberiano

Não se trata apenas de um dos cachorros mais bonitos que existem, mas também estão entre os mais saudáveis graças a sua impressionante capacidade física, o que os transformou em trabalhadores dedicados a lidar com cargas pesadas. Eles ainda são protagonistas de competições incríveis como a corrida de trenós.

Apesar do fato de que eles podem sofrer de diferentes tipos de doenças oculares como a catarata e o glaucoma, estes cães se caracterizam por ter um estado de saúde invejável, o qual lhes permite viver entre 10 e 12 anos.

Além disso, o Husky Siberiano conta com a particularidade de ter pouca chance de sofrer uma displasia no quadril, um problema muito comum em outros cães.

Pastor Alemão

Este é um dos cães mais espetaculares que existem graças a uma enorme quantidade de habilidades que o converteram em um dos favoritos de todas as pessoas do mundo.

Eles podem agir como guardiões de casas e guias de pessoas com alguma incapacidade, ou até para detectar, com seu olfato, materiais explosivos. O Pastor Alemão é, portanto, uma das raças mais usadas pelos homens para diferentes tipos de trabalhos.

No entanto, a maior virtude destes nossos amigos de quatro patas é a sua saúde invejável, que lhes transformou em um dos cães grandes com maior expectativa de vida, podendo viver até os 13 anos.

Os únicos problemas que eles costumam sofrer são a mielopatia e a curvatura espinhal. Entretanto, este último é um inconveniente que costuma surgir com mais frequência na versão americanizada da raça.

Rottweiler, o cão com mais saúde

Rottweiler, um cão muito saudável

A particularidade mais conhecida destes cães é o fato de que são carinhosos apesar da sua aparência rude e intimidante. Este é um aspecto que causou muita surpresa, já que este companheiro sempre ganhou uma fama de cão agressivo e violento, quando na realidade podem ser muito tranquilos e amáveis.

No entanto, o que muitos não sabem é que o Rottweiler é uma das raças mais saudáveis que existem, e podem viver até os 13 anos sem apresentar doenças genéticas, nem problemas na pele ou no pelo.

As únicas fraquezas do Rottweiler são a sua vulnerabilidade ao parvovirus e à osteocondrite dissecante, que é uma doença que debilita as articulações dos ombros.

Cuide deles!

Embora estas raças sejam conhecidas por serem saudáveis, elas também precisam do cuidado de seus donos para não sofrer da enorme quantidade de problemas que podem surgir por causa do descuido e do trato irresponsável.

Ter um animal de estimação é um ato que requer muita responsabilidade. Não apenas devemos dar a eles amor e compreensão, mas também todo o necessário para que possam contar com uma boa saúde.