4 razões para conversar com o seu cão

Isto acontece com todos os felizes donos de cachorro… ao chegar em casa, o cão corre para te recebe e, a primeira coisa que você faz é começar a conversar com ele.

Não se sinta culpado. De fato, tudo indica que conversar com o seu cão ajuda você a estabelecer vínculos mais fortes com ele. Assim, daremos a você 4 razões para conversar com o seu cão.

Falar com os animais de estimação é um comportamento normal e não necessariamente constitui em humanizá-los, portanto deixe a vergonha de lado e o faça com confiança: será saudável para ambos. A seguir explicamos a você o por quê:

Os cães entendem palavras

Existe uma discussão sobre se os cães entendem palavras ou interpretam o tom de voz. Enquanto eles não entendem o significado ou o contexto das coisas, sim, eles são capazes de associar certas palavras com certas ações. Por exemplo, a palavra “Não” ou “Passeio”.

Algumas palavras ou frases que utilizamos diariamente com eles podem ser compreendidas por nossos cães, em especial quando falamos com eles com frequência.

Desse modo, isso termina ajudando a desenvolver melhores maneiras de se comunicar, para que vocês possam se entender.

Eles entendem o que dizemos sem entender as palavras

Cão e homem

Como dizíamos anteriormente, os cães são capazes de entender o que lhes dizemos, ainda que eles não compreendam o significado das palavras.

O que sugerem alguns estudos é que os sons que emitimos têm uma marca emotiva que é transmitida através de ações, como o nosso tom de voz e, também, nossa expressão corporal.

Como a linguagem dos cães é feita com base em sua capacidade de compreender os sinais corporais do outro, eles acabam interpretando muito bem isso em nós.

Se considerarmos que cerca de 80% do que comunicamos, fazemos através da expressão corporal, os cães têm muitas ferramentas para poder nos compreender.

Portanto, uma forma de melhorar a habilidade de seu cão em compreender você provém, precisamente, do quanto você conversa com ele.

É psicologicamente saudável

Seu cão é um ser confiável. Já que ele não pode aconselhar você, tampouco poderá reproduzir o que você lhe diz; conversar com o seu cão pode ajudar você a expressar suas emoções e colocar as suas ideias em ordem.

Para as crianças, também é muito saudável estabelecer diálogos com os animais de estimação, porque elas podem fazer sem o temor de serem julgadas e essa é uma base importante de autoafirmação.

Dentro da educação, os cães são importantes para o desenvolvimento das crianças, não só porque isso os ensina a respeitarem outras criaturas, mas também porque lhes permite estabelecer vínculos duradouros e firmes.

Em alguns casos, os cães são utilizados em terapias de crianças autistas para ajudá-las a interagir melhor com o meio no qual elas estão inseridas.

É saudável para o animal de estimação

Os cães demandam muita atenção e travar conversas com eles é uma boa forma de dar a tão requerida atenção. De fato, está comprovado que as pessoas que falam com os seus bichos têm vínculos mais fortes com eles.

Para os cães, é importante que sintam afeto quando falamos com eles, pois isso os fará se sentirem amados e saberem que são parte do círculo familiar. Dessa maneira, portanto, se estabelece com eles um laço de fraternidade, amor e confiança.

Além de tudo… é muito divertido!

criança-cão

Ninguém pode negar que é muito divertido estar sozinho com um cão e falar com ele, ainda que você mesmo complete os diálogos fazendo suposições sobre o que ele responderia a você.

Isso não apenas fortalecerá a sua criatividade e servirá a você como um exercício de prática para discussões sociais, mas também fará você ter momentos muito agradáveis.

Falar com o seu cão é relaxante para você. Tente conversar com ele após um dia cansativo no trabalho ou na escola e verá como a resposta que ele dá você, que geralmente será movendo a cauda ou procurando você para brincar, será sumamente satisfatória para aliviar o seu estresse.

Créditos da imagem em destaque: Pamela Graham.