5 ações que fazem seu cão feliz

fazem seu cão feliz

Se você ama o seu peludo e é um dono responsável, com certeza se preocupa em cuidar bem dele e de lhe dar o melhor. Nós de “Meus Animais” acreditamos que, para você fazer seu cão feliz, deve lhe dar a devida atenção e respeitar sua natureza.

Pequenas grandes coisas que fazem seu cão feliz

A seguir, deixaremos algumas considerações sobre as ações que certamente fazem seu cão feliz e o resto dos peludinhos também.

O bom é que, para conseguir isso, você não tem que gastar dinheiro. Aos animais, pouco ou nada importam as coisas materiais. Apenas é necessário investir tempo e vontade para se ter bons resultados.

Mas você não apenas conseguirá fazer com que seu pet fique mais contente. Você também se sentirá muito melhor, eu garanto.

Fazer o seu cão feliz pode ser mais simples do que parece. Certamente você conseguirá isso respeitando sua natureza, dando-lhe muita atenção e demonstrando o quanto você o ama e se importa.

1- Demonstre o quanto lhe ama

beijo-cao

Os peludos adoram que nós os mimemos. Assim, não perca a oportunidade de acariciá-lo e de lhe dizer palavras carinhosas. E, de passagem, não se esqueça de destacar seu bom comportamento e recompensá-lo com felicitações e alguma guloseima adequada para cães. Leve em conta que o Reforço Positivo é uma boa forma de educar seu pet e, enquanto isso, fazê-lo feliz.

2- Não o humanize

Dar o melhor a um cão não é transformá-lo em uma pessoa. Humanizar um pet em excesso pode causar diferentes problemas de saúde e de comportamento. E podemos assegurar que o tornará infeliz. Então:

  • Não o vista na moda, nem com roupas e nem com acessórios desnecessários.
  • Não lhe dê remédios de humanos.
  • Evite usar seus produtos de beleza nele.
  • Não o submeta a tratamentos estéticos que ele não necessite.
  • Não altere sua dieta com alimentos que não são aconselháveis para cães.

3- Respeite sua natureza

E sim, se quiser que seu pet seja feliz, você deve deixá-lo ser cão. E aceitar que algumas condutas que a você podem parecer estranhas ou incômodas, para ele são normais, sempre que não se tornem excessivas ou compulsivas. Então:

  • Permita que ele explore o mundo com seu maravilhoso olfato, embora cheire excrementos ou lixo.
  • Deixe que ele se socialize e brinque com outros cães ou animais de outras espécies.
  • Passeie com ele por lugares diferentes.
  • Não brigue com ele se, de vez em quando, ele rolar no barro ou em alguma outra substância que o suje. Tampouco, se ele cheirar a zona anal de outro peludo.
  • Se tiver a sorte de ter um jardim, determine um lugar para que ele cave.
  • Aprenda a interpretar sua linguagem corporal.

4- Estabeleça regras claras

Amar não significa consentir com caprichos e nem com maus comportamentos. E isto vale tanto para pessoas como para animais. Assim, estabeleça regras claras para o seu pet e evite contradições. E, também, entre em acordo com o resto da família para não confundir o seu peludo com discursos diferentes. Desta forma, você assegurará a convivência entre os habitantes humanos e não humanos da casa, e todos serão mais felizes.

jogo-de-puxar

5- Brinque com ele o quanto possa

Seja dentro ou fora de casa, reserve algum tempo para brincar com o seu peludo. Está comprovado que uma das coisas que mais divertem a um cão é jogar uma bola para que ele a pegue. Aproveite também para estimular sua inteligência com diferentes tipos de jogos e brincadeiras. E, sempre que puder, surpreenda-o com novos brinquedos que você pode fazer com objetos, que estejam disponíveis em seu lar.

Aprenda a ser feliz junto com seu cão

Como você já deve ter percebido, os cães sabem que é nas pequenas coisas cotidianas que a vida nos oferece que se encontra a felicidade. Assim, aprenda um pouco com o seu amigo de quatro patas e compartilhe tempo de qualidade com ele.

Com certeza, você se esquecerá por alguns momentos de suas preocupações diárias, aliviará o estresse e, sobretudo, se sentirá mais feliz, além de fazer mais feliz o seu cão.