5 causas de estresse em cães

O estresse em cães

Há necessidades do dia a dia que, talvez, possamos dá-las como supridas ou, inclusive, por inexistentes, que podem causar estresse em cães. É possível que o seu cão precise de coisas que nem sequer você tenha pensado que deva lhe dar e que, portanto, não esteja dando a devida atenção, e isso poderá estressá-lo.

O estresse em cães

Talvez você esteja se perguntando: Mas, os cães se estressam? É claro! Da mesma forma que os humanos, os cães têm emoções e necessidades. Quando estas se alteram, é fácil que um cão possa vir a se estressar.

De fato, eles manifestam sinais que podem nos fazer saber se há alguma situação que tenha chegado a estressá-los.

Estes sinais podem ser: lamber muito rápido e, frequentemente, o nariz, cheirar toda a casa com uma ansiedade desmedida, não ter ânimo para fazer nada e muito mais.

Um veterinário poderá orientá-lo e também ajudá-lo se você perceber alguns destes sinais, porém nós vamos ajudá-lo a evitar que o se cão chegue a um estado de estresse.

Causas do estresse

1. Falta de exercício físico

Cão deitado

É certo que os cães precisam sair e fazer suas necessidades fora de casa. Mas também é certo que devemos levá-los na coleira e que isso impede que o animal libere toda a adrenalina contida, por ter estado o dia todo em casa.

Todos os cães precisam brincar, correr e se cansar, não é suficiente sair preso pela coleira e dar uma volta no quarteirão três vezes ao dia.

O que fazer? Se você vive em um apartamento pequeno é pouco provável que o seu cão possa fazer algum tipo de exercício.

Assim, se você quer evitar uma das principais causas do que poderá vir a estressar o seu cão, deverá procurar um parque, uma praia, uma rua sem movimento, algum lugar onde ele possa ficar solto sem perigo e onde possa correr à vontade.

Às vezes, há lugares que não são perigosos nem para o seu cão e nem para você durante a madrugada.

2. Tédio

A rotina deixa você entediado? Passear sempre pelos mesmos lugares, o caminho do trabalho, ver sempre as mesmas pessoa? Ao seu cão também! O tédio pode causar estresse em cães.

Ele se cansará se os passeios forem feitos sempre no mesmo lugar, na mesma hora, com a mesma duração, vendo sempre os mesmos cães e as mesmas pessoas. Tente alterar os lugares e a duração dos passeios.

3. Solidão

Dizem que os cães não têm noção de tempo e que, portanto, não faz diferença oito horas ou cinco minutos. Bom, nada disso foi comprovado, mas o que sim está comprovado é que a solidão pode estressar o seu cão e ele pode estar consciente de quanto tempo ele passa sozinho.

Para que o seu cão não chegue a se estressar, tente não o deixar só por mais de cinco ou seis horas por dia.

Você pode levá-lo a uma creche canina, talvez deixá-lo com um familiar ou, ao menos, tentar passar o máximo de tempo possível com ele em seu tempo livre, como nos fins de semana, talvez o levando em uma curta viagem ou fazendo uma atividade mais divertida.

4. Não poder entrar em casa

Cão na rua

Sabemos que se você tem um grande quintal, poderá aproveitá-lo para que o seu cão passe alguns momentos nele, mas se você o proibir de entrar no interior da casa, o animal se sentirá excluído e poderá se estressar.

Por que dizemos isto? Muito simples, o cão evoluiu em manada, é um animal de companhia e de grupo, que precisa amar e se sentir amado. Se ele não se sente parte de um grupo, ele poderá se estressar e, inclusive, ter maus comportamentos.

Não estamos dizendo que ele tenha que dormir em sua cama, mas talvez você possa determinar alguns horários os quais ele possa estar dentro da casa e se sentir acolhido e parte da família.

5. Estresse em casa

Se há crianças em casa, é provável que elas queiram estar em todos os momentos com o cão. Isso poderá estressar o animal, portanto aconselhamos você que ensine aos seus filhos quando e como eles podem estar com o cão e o que podem e não podem fazer com ele.

Há muitas causas para o estresse nos cães, mas se você é um bom observador e está disposto a fazer pequenos sacrifícios pelo seu animal de estimação, conseguirá ter ao seu lado um cão feliz e livre de estresse.