5 coisas que os cães gostam de perseguir

Cães gostam de perseguir

Às vezes, quando observamos o nosso cão, pensamos que ele está louco. É que certas vezes ele tem gestos ou atitudes que fogem à nossa compressão. Há coisas sobre as quais ele gosta de perseguir, também adora correr de um lado para o outro e, depois do banho, rola no chão sem razão ou corre atrás de coisas que nunca poderá alcançar. Observamos, mas não importa, não entendemos.

Neste post nós iremos nos centrar em falar das 5 coisas mais comuns que os cães adoram perseguir. Algo que não vemos muito sentido, pensamos que eles o fazem por diversão. Mas é realmente isso? Por que o seu cão gosta de perseguir certas coisas?

Seu cão persegue coisas como…

cães-gostam-de-perseguir

Gatos

Esta é sem dúvida uma das imagens e dos comportamentos mais conhecidos de nossos animais de estimação. Sabe-se que os cães e os gatos não se dão muito bem. De fato, até se popularizou a frase que se usa quando duas pessoas não se dão bem: “como cão e gato”.

Agora, quando um animal persegue a outro, via de regra, seria para comê-lo, porém é óbvio que os cães não comem os gatos, então para que os perseguir então?

Para responder a essa pergunta, devemos ir até os antepassados de ambos. Os dos cães são os lobos, os dos gatos, os felinos como o guepardo. Ambos são carnívoros e selvagens, mas ambos entendem a crua realidade da selva: um animal ferido gravemente fora do grupo, é um animal morto, dentro do grupo poderá ser salvo.

Os genes de ambos são diferentes, os cães sentem a necessidade de um líder e se não verem nenhum, eles se autodenominam lideres, por isso se se veem fora do grupo, atacam.

Em contrapartida, os felinos são leais aos seus líderes e se se sentem atacados fora do grupo, estando sozinhos decidem procurar por seu grupo. Como? Fugindo.

Bolas

Quem já não viu um cão correr atrás de uma bola? Em muitas ocasiões, quando chegam até ela, nem sequer a agarram, o que acontece? Instinto. Os cães domésticos provêm dos cães selvagens e estes dos lobos. Ambos têm uma capacidade inata de caçar.

Quando veem algo em movimento, lá vão eles. Essa é a razão: seu cão persegue a bola porque acredita instintivamente que seja uma presa. Quando chega e vê que não se come, ele a ignora. Mas voltará atrás dela se a ver novamente em movimento.

Sua própria cauda

Este é um dos movimentos mais divertidos e que mais risada nos causa em um cão. Bom, lamentamos te dizer que não é um assunto de risada. O cão que faz isto, pode estar manifestando com esse gesto sua ansiedade e aborrecimento, podendo chegar a converter isso, se não tratado, em um transtorno compulsivo.

Os carros

Em um de nossos artigos, já detalhamos o porquê dos cães perseguirem os veículos. A explicação é um pouco similar à da bola. Quando veem algo em movimento, não podem evitar, eles correm atrás.

É algo instintivo, eles não pensam, por isso não importa se irão sofrer as consequências, eles não sabem e nem pensam nisso. Nosso conselho: leia o nosso artigo relacionado e aprenda como tirar esse costume de seu cão.

Algo com rodas

cão-correndo2

Os automóveis não são a única coisa com rodas que os cães adoram perseguir. Perseguir coisas como bicicletas, motos, patinetes, patins, é algo comum neles. Como lhe explicamos, eles veem isso como mais uma presa, por isso tente acalmar o seu cão, já que ele poderá chegar a perseguir e até a morder alguém que esteja usando algum tipo de artefato com rodas.

É certo que seu cão persegue algumas outras coisas. Aqui apenas citamos somente as mais comuns. Embora possa ser um comportamento normal, não se esqueça de vigiar o seu cão para que este comportamento não se torne compulsivo.

 

Créditos da imagem: The Jaguar.