5 coisas que os cães fazem melhor que você

Coisas que os cães fazem melhor que você

Os cães são animais tão incríveis que são melhores que nós em muitas coisas, já que contam com uma série de características únicas que, sem saberem, nos ajudam muito em diversas ocasiões.

Você não acredita? Para surpreender você e sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto, deixamos aqui 5 coisas que os cachorros podem fazer melhor que você.

Correr

Cachorro correndo

Autor: Tambako The Jaguar

Ainda que possa ser uma má notícia para os amantes da atividade física e da corrida, o certo é que os cães podem correr muito mais que os seres humanos, não apenas por mais tempo, mas também com maior velocidade e ritmo.

Mas a que se deve isso? A resposta é muito simples: diferenças na fisiologia. O corpo dos cães é projetado para resistir mais ao desgaste físico que o nosso, além de poderem se mover muito mais rápido.

De qualquer forma, é importante salientar que existem algumas raças que são muito mais hábeis que outras na hora de correr, então deixamos aqui uma pequena lista com as que mais se destacam nessa atividade.

  • Braco Alemão;
  • Braco Húngaro;
  • Weimaraner;
  • Galgo Inglês;
  • Whippet.

Mesmo que outras raças sejam tão rápidas e resistentes quanto as que mencionamos acima, essas são as que melhor executam esta atividade física.

Nadar

Sim, enquanto você precisa realizar cursos, com aulas constantes e cansativas, para poder aprender a nadar corretamente, o cachorro não precisa praticar muito para poder fazê-lo de forma correta e elegante.

Esses belos animais sabem se mover na água com a cabeça para fora, já que contam com um centro de gravidade mais baixo, um par de pulmões com uma capacidade respiratória superior à humana, e quatro patas que os ajudam a dar impulso, o que os torna melhores nadadores que o próprio Michael Phelps.

No entanto, cabe destacar que, apesar de muitos acreditarem que todos os cães nadam por instinto, existem algumas raças que não podem entrar em uma piscina ou praia sem um colete salva-vidas. São elas:

  • Terrier Escocês;
  • Bulldog Inglês;
  • Basset Hound;
  • Pug;
  • Bulldog Francês;
  • Chow Chow;
  • Maltês;
  • Dachshund;
  • Shih Tzu;
  • Staffordshire Bull Terrier.

Se o seu cão é de alguma das raças acima, não o leve para nadar por pensar que ele sabe fazê-lo naturalmente.

Sentir cheiros

Não há dúvidas de que essa é uma das coisas que os cães podem fazer muito melhor que os seres humanos, já que eles contam com um olfato extraordinário.

Sua capacidade olfativa é tão grande que os caninos dependem do nariz para muitas situações da vida, seja farejar para conseguir alguma coisa, ou para determinar o estado de conservação de alguns alimentos.

Essa impressionante característica dos cachorros é tão chocante que muitos cientistas têm se aproveitado dela para alguns de seus estudos e experimentos. De fato, recentemente foi descoberto que apenas cheirando a urina de um paciente nossos amigos de quatro patas são capazes de detectar se eles sofrem de câncer de tireoide.

Escutar

Mesmo que você possa se gabar de que sua audição seja perfeita, ela jamais chegará perto da dos cães, já que eles contam com uma das mais impressionantes de todo o reino animal.

Pode acreditar! A audição dos cachorros é tão incrível que lhes permite ouvir sons que ninguém mais consegue. Por isso, podem nos proteger em situações silenciosas, onde nós não podemos ouvir o que acontece.

No entanto, por terem esse sentido muito desenvolvido, os cães podem sofrer muito quando expostos a barulhos altos, como fogos de artifício ou tempestades.

Os cães são os mais leais

Mulher abraçando cães

Autor: Ana Fuentes

Sem dúvida alguma, a lealdade é algo em que os cães sempre serão melhores que os seres humanos, já que essa é uma condição natural neles, ao nascer, viver e morrer em grupo.

Quando dizemos que o cão é o melhor amigo do homem, o fazemos principalmente por essa bela virtude, já que eles são capazes de permanecer sempre com o dono, nos momentos bons e maus.

A fidelidade incondicional deles é tamanha, que muitos casos de heroísmo, proteção e compreensão são festejados e tocam a todos, mesmo sabendo que era algo a se esperar de um cão.