5 conselhos para que seu cão durma a noite toda

cão durma a noite

Quando queremos que um cão durma a noite toda o ideal seria uma média de entre 8 e 9 horas para um animal saudável e que tenha atingido a idade adulta. Mas pode acontecer que, por diversos motivos, ele acorde em horas inadequadas e, como consequência, interrompa o descanso de sua família humana. Diremos a você o que deve ser levado em conta para conseguir que o seu animal de estimação recupere seu ritmo habitual de sono.

Problemas de saúde que podem alterar o sono normal de um cão

cão durma a noite

Autor: Nathan Eaton Jr.

Um cão que tem inconvenientes para dormir seguramente ficará cansado e apático, mas também pode estar inquieto, irritável ou nervoso. É que a falta de sono alterará sua dinâmica social e diminuirá sua qualidade de vida.

Quando um cão muda de forma repentina sua maneira de dormir, talvez ele sinta algum tipo de incômodo ou de dor. Consulte o veterinário para verificar se esta é a causa.

Leve em conta que, entre os inconvenientes de saúde que podem alterar o normal descanso noturno de um amigo peludo, se encontram:

  • Doenças degenerativas. Por exemplo a artrose.
  • Problemas na coluna vertebral.
  • Disfunção da tireoide.
  • Encefalite.
  • Dificuldades cardíacas ou respiratórias.
  • Tosse.

Um cão acordar em horários noturnos não só é um problema para o animal, mas também para o resto de sua família humana. Daremos a você uma série de conselhos para que o seu cão durma a noite toda.

Alguns conselhos para conseguir que seu cão durma a noite toda

Mas se seu peludo está saudável e mesmo assim ele não consegue descansar normalmente durante a noite, preste atenção a estes conselhos. Talvez encontre a solução para que o animalzinho recupere seu ritmo habitual de sono:

  1. Tente não alterar a rotina de seu cão. Um cão que tem horários estabelecidos para suas refeições, passeios e brincadeiras, seguramente também terá um horário fixo para dormir e não acordará no meio da noite procurando companhia.
  2. Ofereça ao seu animal de estimação um espaço cômodo, tranquilo, limpo e com a temperatura e a ventilação adequada para que ele descanse. Assim você conseguirá fazer com que ele se sinta seguro e protegido e assim ele dormirá melhor.
  3. Certifique-se de que o lugar destinando para que o seu cão durma esteja afastado de ruídos que possam alterar seu sono. Lembre-se que o ouvido dos cães é bem mais desenvolvido do que o nosso. Então, se por exemplo ele está perto de uma janela que dá para a rua de uma grande cidade, ainda que seja de noite, é provável que não se livre de buzinas, motores e sirenes.
  4. Não dê um jantar farto para o seu amigo de quatro patas. Muita comida, e o mesmo acontece com você, pode trazer inconvenientes para conciliar o sono. Tente se certificar que seu cão não vá dormir imediatamente depois de comer.
  5. Tenha certeza que seu peludo está passeando, brincando e se exercitando o suficiente. Um animal que gasta bem sua energia terá um sono mais reparador do que aquele que não se cansa o suficiente com estes tipos de atividades. Uma boa caminhada após a última refeição diária certamente será de grande ajuda para assegurar um bom descanso.

Algumas coisas que podem acordar o seu animal de estimação no meio da noite

Também, os cães podem ser acordados durante a noite por questões pontuais como:

cão durma a noite

  • Ruídos ocasionados por fortes tempestades ou por pirotecnia durante algum tipo de celebração.
  • O cio. Se um macho percebe o cheiro de uma fêmea durante este período seguramente ficará alterado e irá quer sair para procura e não vai querer saber de dormir. Para estes casos há uma boa solução, esterilizar o seu peludo.
  • Diferentes situações que provocam estresse e ansiedade: mudanças, discussões familiares, mortes, nascimentos, divórcios, etc.

De qualquer forma, tenha em mente também que tanto os filhotes como os animais idosos podem ter alterações de sono.

Peça ajuda profissional para conseguir que seu cão durma a noite toda

Se apesar de seguir os conselhos que indicamos e, também descartado algum possível problema de saúde, seu cão continuar sem dormir em horários noturnos, talvez seja o momento de consultar um especialista em comportamento animal.

Com paciência e dedicação, certamente você poderá encontrar uma solução para este assunto e, mais cedo ou mais tarde, seu peludo voltará a dormir à noite toda como um anjinho.