5 dicas para que o seu cachorro sempre atenda quando você o chama

Apesar do esforço que você fez para educar o seu bichinho, é possível que algumas vezes ele o ignore quando você quer a presença dele. E isso costuma acontecer, geralmente, fora de casa, onde você pode ter menos controle sobre seus movimentos. Mas, não se desespere. Sempre há alguma solução. Vamos contar a você sobre algumas recomendações para conseguir fazer com que o seu cachorro atenda sempre quando você chamá-lo.

Conselhos para que o seu cão responda ao seu chamado

border-collie-1

O reforço positivo sempre é a melhor forma de encarar a educação de um cão. Em um tema fundamental como é o de o cachorro atender quando você o chama, utilizar esse método dá bons resultados.

Mas, sempre considere que, às vezes, é possível que seu bichinho não se aproxime, pelo menos de imediato. Assim, anote estas dicas que desenvolvemos em seguida.

1-Relacione o chamado com momentos positivos

Se o seu cachorro associa seu chamado apenas à finalidade de passear ou, por exemplo, com a ingestão de algum remédio, o mais provável é que ele não atenda. Por isso, você deve fazer com que ele associe esse momento com situações que sejam prazerosas para ele:

  • Brinquedos
  • Guloseimas
  • Carícias
  • Palavras de conforto

Então, se você estiver em um parque, não peça a presença dele apenas para voltar para casa. Chame-o em diversas oportunidades, recompense-o pelo bom comportamento dele e deixe que ele continue a explorar ou brincar.

Se, apesar do tempo que você investiu em educá-lo, o seu bichinho não responder ao seu chamado, não se desespere. Vamos dar algumas dicas para conseguir fazer com que o seu cachorro sempre atenda quando você pedir a ele.

2-Não chame o seu cachorro se você sabe que ele não virá

Antes de pedir a presença de seu bichinho ao seu lado, preste atenção no que você está fazendo. Se a atividade que está desenvolvendo é mais interessante para ele do que responder ao seu chamado, o ideal é que você espere um momento mais oportuno para convocá-lo.

Se o seu cão está entretido brincando com outros cachorros, chafurdando na terra ou farejando alguma coisa que seu excelente olfato detectou, o mais provável é que dê pouca ou nenhuma atenção aos seus pedidos. Então, espere que ele fique mais calmo ou que termine de fazer o que ele está fazendo e capte, dessa forma, a atenção dele.

3-Não se irrite com seu animal de estimação se ele não responde rapidamente ao seu chamado

Se o seu bichinho não atende logo, não mostre sinais de irritação e muito menos o castigue. Quando finalmente ele chegar ao seu lado, recompense-o de todas as formas, porque, ainda que ele tenha demorado, finalmente ele prestou atenção em você.

Em troca, se você o repreende pela atitude dele, a única coisa que você conseguirá é que ele associe o chamado a situações negativas e que, diretamente, deixe de atender. O mais conveniente é recebê-lo bem, todas as vezes. Assim, embora tenha se passado apenas uns poucos minutos, mostre a ele como você está feliz pelo fato dele estar ao seu lado.

4-Não perca a calma se você quer que o seu cachorro atenda sempre quando você o chama

Ainda que você alerte seu animal de estimação que ele corre algum perigo, porque está se afastando demais de você ou vai em direção a uma estrada, nunca perca a calma. E muito menos transmita essa sensação com sua voz. Chame-o sempre com tom de voz otimista, embora esteja entrando em pânico. Se o seu bichinho percebe que você está nervoso ou irritado, é muito provável que ele se assuste e se afaste ainda mais de você.

Tampouco é recomendável que você corra na direção dele, porque é possível que o animal também corra e se afaste ainda mais. Pelo contrário, se você corre no sentido oposto ao do animal, talvez consiga fazer com que ele o siga.

5-Utilize sempre a mesma ordem para chamar o seu bichinho

treinar-o-seu-bichinho

Um conselho final. Use sempre a mesma forma para chamar o seu cachorro. “Vem” ou “Vem aqui” costumam ser as mais recomendadas. Mas, talvez para você sejam melhores outras opções.

O importante é que não confunda o seu amigo de quatro patas. Se você utiliza maneiras diferentes para pedir a presença dele, talvez não termine de entender o que você está pedindo a ele e, por tal motivo, não responda ao seu chamado.