5 formas de ajudar seu cachorro a sofrer menos com o calor

O verão é uma das melhores estações do ano para as pessoas e para os animais domésticos, mas se não tivermos cuidado, também pode ser um momento perigoso para seu melhor amigo. Para prevenir alguns inconvenientes que podem aparecer em épocas quentes, vamos compartilhar neste artigo algumas formas para ajudar seu cachorro a combater o calor.

Refresque seu cachorro

Combater o calor-2

O verão é um momento perfeito para desfrutar de atividades ao ar livre com seu cachorro. Mas você deve levar em conta certas recomendações para que qualquer atividade possa ser praticada sem maiores dificuldades. Um ponto muito importante que deve ser considerado, é que, diferentemente das pessoas, os cães e os gatos não podem suar de maneira tão eficiente como seus donos.

Por isso, você deve prestar atenção aos denominados “golpes de calor”. Para evitá-los, certifique-se de que durante o passeio seu cachorro tenha acesso à sombra e à água. E, lembre-se: em casos de cães com focinhos braquicéfalos, como os buldogues, preste maior atenção, já que este tipo de raça sofre muito mais com o calor.

Existem alguns sinais que permitem saber se o cachorro está se sentindo esgotado com o calor. Um dos sinais é o ofegar excessivo, a língua vermelha, certa instabilidade, vômitos e diarreia com sangue.

Se suspeitar que seu cãozinho está sofrendo um golpe de calor, tente refrescá-lo com água fria. Se ele gostar de água, você pode comprar uma piscina para bebês. Sem dúvidas, ele vai adorar. E não se esqueça: corra para o veterinário se notar que seu cachorro está sofrendo um golpe de calor, já que sem tratamento oportuno, o incidente poderá ser fatal.

Evite as superfícies quentes

Os animais domésticos são serviçais e nunca se queixam. Se esta é uma qualidade nobre, também pode ser uma causadora de problemas, sobretudo se seu parceiro pretende correr várias horas durante os calorosos meses de verão. Correr no concreto, asfalto ou areia pode ser um problema, já que essas superfícies esquentam muito e podem queimar as patinhas do seu cão. Para evitar queimaduras, o melhor é sair para passear com seu cachorro durante a manhã ou a noite, assim as queimaduras serão impedidas.

Nunca deixe seu cachorro dentro do carro

Evite deixar seu cachorro em um carro estacionado quando o tempo estiver muito quente. Por que arriscar a vida do seu cãozinho? Deixe-o seguro em sua casa, com acesso à sombra e bastante água fresca. Lembre-se que o animais são mais vulneráveis ao esgotamento por calor do que as pessoas.

Se seu cachorro passa muito tempo ao ar livre, assegure-se de que ele tenha um lugar para relaxar, se refrescar e recuperar as energias.

Faça uma tosa

Combater o calor-3

Durante os meses de verão, se seu cachorro for de uma raça de pelos compridos, como o pastor inglês, collie, galgo afegão, corte os pelos de maneira que ele possa se manter fresco e cômodo.

Alimentação saudável

Alimentar seu cachorro de forma saudável durante o verão é fundamental. É essencial que dentro de sua dieta estejam incluídos alguns vegetais, como a cenoura. Este tipo de verdura, que é uma delícia para eles, também pode servir como um passatempo.

No verão, outro vegetal que não pode faltar é a vagem. Para eles, estes pequenos vegetais são como guloseimas.

Outro alimento que pode ser oferecido é banana com manteiga de amendoim. Essa receita é bastante adorada pelos cães, mas não deve ser abusada, só ofereça uma porção por semana.

Os cachorros também gostam muito de iogurte, porém não ofereça produtos com açúcar. O melhor é o iogurte grego que não contenha sabor nem açúcar. Você pode passar um pouco de iogurte nas guloseimas oferecidas. Diante desta proposta, que sem dúvida é muito refrescante, com certeza seu pequeno amigo não vai demonstrar nenhum tipo de resistência.

Por último, muitos cachorros gostam de cubos de gelo. Você pode preparar cubinho de gelo aromatizados com caldo de carne ou de galinha. Para fazer, prepare o caldo e deixe esfriar. Depois coloque a mistura em forminhas de gelo e deixe no congelador algumas horas até que se transforme em gelo.