5 legumes permitidos para os gatos

A sugestão dos profissionais quando se trata da alimentação dos gatos, é que se faça com uma dieta exclusiva de alimento especializado (de caráter industrial), misturando os sólidos com os úmidos e alternando os sabores para que o animal não se canse.

Entretanto, alguns donos optam por variar a dieta do animal com alimentos caseiros, seja de maneira parcial ou total. Vejamos algumas das hortaliças e legumes permitidos para os gatos.

Alimentar o seu gato pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, em especial por eles chegarem a ser bem suscetíveis.

Em um ambiente selvagem, eles se alimentariam de outros animais menores, em geral de aves, roedores, insetos e alguns répteis. Entretanto, complementariam sua dieta consumindo algumas plantas e flores, para que esses elementos ajudem a regular o sistema digestivo.

Apesar disso, ele são carnívoros quase em sua totalidade e seu organismo não está desenhado para processar verduras, especialmente porque eles têm um intestino muito curto e, se atrasarem muito em metabolizar alguns alimentos em altas concentrações, isso acaba sendo ruim para eles.

Isso não quer dizer que todas as verduras sejam ruins, de fato algumas terminam sendo muito benéficas. Apresentamos algumas aqui:

Cenoura

A cenoura, além de saborosa, é uma verdura rica em vitamina A. O que é extremamente benéfico para os olhos.

Normalmente, os animais com baixo nível de ingestão de vitamina A terminam desenvolvendo distúrbios visuais em idades mais precoces do que aqueles que consomem esse vegetal com regularidade.

Ela também é boa para o cabelo, melhorará a qualidade da pele e a pelagem, e também beneficiará o funcionamento de alguns órgãos.

Além de não conter muita gordura, sendo uma boa opção para substituir nutrientes em gatos com excesso de peso e, apesar de ser doce, sua glicose é metabolizada mais rápido do que a de outros legumes.

Abobrinha

Gatos e plantas

As abobrinhas são hortaliças ricas em conteúdo de água, fósforo, ferro e cálcio, que ajudarão a o animal a ter as articulações, a musculatura e os ossos saudáveis.

Ela também contribui com vitamina A e vitamina C em quantidades altas, o que melhora a qualidade da pele, do pelo, dos ossos, do envelhecimento precoce e melhora o processo de cicatrização.

Além disso, sua alta concentração de fósforo ajudará a ele a manter uma melhor função cerebral, melhorando o ouvido e, de passagem, o equilíbrio, que é fundamental para os felinos.

Acelga

A acelga é uma hortaliça de folha verde extremamente nutritiva. Como a cenoura, a acelga também  é rica em vitamina A, que ajuda a visão, a pelagem e fortalece o sistema imunológico.

Isso deve-se ao fato dela ter propriedades antioxidantes e seu consumo habitual proporciona proteção diante de  infecções e retarda o avanço de enfermidades degenerativas.

Além disso, outro dos benefícios proporcionados por consumir acelga, é o de ter um grande conteúdo de água.

Os gatos são muito suscetíveis para tomar água, chegando inclusive a precisarem ser monitorados, para garantir que estejam ingerindo a quantidade suficiente. Assim, através do consumo da acelga, garante-se um pouco de hidratação.

Beterraba

A beterraba não lhes fará mal, sempre e quando sua quantidade seja dosada. Isso se deve ao alto conteúdo de glicose da verdura e, embora não existam registros sobre alguma classe de perigo para os animais, é melhor não correr riscos.

Recomendamos dar beterraba ao seu gato uma vez por semana, mas os benefícios que ele receberá serão enormes.

A beterraba ajuda a regular a pressão é boa para aqueles felinos com problemas cardíacos ou arteriais.

Igualmente, ela ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar os músculos. Precisamente por essa propriedade, ela é recomendável para ajudar a diminuir as inflamações, do mesmo modo em que protege os órgãos internos, melhorando seu rendimento, por isso pode prevenir uma grande quantidade de doenças crônicas.

Ervilhas

Cuidados com a alimentação dos animais domésticos

As ervilhas são uma boa opção se você for dar carne para o seu gato, já que são um complemento ideal, por seus altos níveis de vitamina C e vitamina A.

Do mesmo modo, elas  contribuem com muita fibra, que será ideal para regular o aparelho digestivo e melhorar o funcionamento dos intestinos.

Além disso, as ervilhas têm propriedades que ajudam a limpar o açúcar do sangue e a reduzir a presença de colesterol, qualidade extremamente valiosa, já que os gatos não contam com enzimas suficientes para processar os açúcares.