5 lições que as crianças podem aprender com gatos

Quando há crianças em casa, a maioria dos pais se decide por adotar um cachorro. Contudo, um felino também é uma excelente opção, já que, apesar de seu caráter independente, há muitas coisas que elas podem aprender com gatos. Você gostaria de conhecê-las?

No Meus Animais não somente nos preocupamos com os animais, mas também o fazemos por você e sua família. Vamos falar por que um gato é uma boa opção para você e seus filhos e como, se a escolher, não se arrependerá.

O que as crianças podem aprender com gatos?

adotar um gato

Ainda que talvez o gato não tenha sido o animal de estimação para muitos papais, é um excelente animal para que o filho aprenda lições valiosas que farão dele uma pessoa melhor.

Aqui preparamos uma lista completa sobre o que as crianças podem aprender com os gatos. Contudo, estamos certos de que os amantes dos felinos poderiam dizer algumas coisas mais.

Respeitar outras espécies

Uma criança pequena só conhece uma maneira de viver: a humana. Ter um gato em casa ensinará a ele que existem outras formas de vida, nesse caso, a felina.

A criança aprenderá que seu novo amigo tem sentimentos diferentes dos seus; necessidades distintas das suas, e sobre a própria personalidade, que reclamará seu espaço. Isso tudo servirá para que ele aprenda que também nós, pessoas, somos diferentes, mas que a convivência tranquila requer compreensão e tolerância.

Respeitar o espaço alheio

A independência dos gatos os leva a serem um pouco egoístas. Eles precisam e querem seu espaço e não permitirão que ninguém tire isso deles.

Além disso, embora os gatos sejam muito carinhosos, somente o serão quando eles quiserem e não quando você desejar; desse modo, a criança saberá que há que se respeitar o espaço vital que outros precisam, assim como os desejos dos outros.

Responsabilidade

Outra coisa que as crianças podem aprender com os gatos é a serem responsáveis. Os gatos, ainda que não requeiram demasiados cuidados especiais, como, por exemplo, o que acontece com o cachorro, de ter de levar para passear, eles precisam sim de diversas coisas que a criança pode fazer para adquirir responsabilidades.

Por exemplo, pode limpar sua caixa de areia com sua ajuda, pôr para eles água ou comida, recolher seus brinquedos ou acomodar a sua cama.

Torná-lo responsável por alguma dessas tarefas e marcar a hora em que deve fazê-lo, o ajudará a ser responsável. Isso será algo que será útil para ele no futuro, pois o tornará um bom pai e um bom trabalhador.

Faz crescer seu amor pelos animais

Não importa o quão independentes eles sejam, os gatos sabem atrair afeto. Por isso, a criança aprenderá a amar os animais e descobrirá que o amor genuíno não se baseia em superficialidades.

Os gatos não têm preconceitos com outras espécies, razão pela qual serão capazes de fazer amizade com qualquer tipo de animal, algo que motivará seu filho a não ver somente o superficial.

Paciência

gatos de cor laranja

Qualidade que brilha por sua ausência na vida de uma criança. Os menorzinhos querem tudo agora e já. Contudo, um gato os ensinará que a paciência é crucial para a convivência com os outros e em todos os aspectos da vida.

Uma coisa que as crianças podem aprender com os gatos é ter paciência para conseguir o que se quer. Um gato que chega ao lar precisará de um processo de adaptação, no qual é provável que se esconda e busque sua solidão. Portanto, ainda que a criança morra de vontade de começar uma nova amizade, terá que esperar.

Por outro lado, uma vez acostumado ao lar, um gato pode dormir quase todo o dia. De fato, o faz dos terços do dia, assim, a criança terá que esperar e esperar até que o gato acorde para brincar com ele. Paciência e mais paciência.

Como você vê, um gato é uma boa opção quando há crianças pequenas em casa. Requerem menos cuidados que um cachorro e eles mesmos terão muita paciência com os menorzinhos. Não deixe passar a oportunidade de ter um felino e não prive seus filhos de aprender valiosas lições que eles podem ensiná-los.