5 motivos para ter um cão de grande porte

cão de grande porte

Um cão de grande porte é um dos seres mais belos e divertidos que existem entre todos os cães, já que além do grande tamanho deles, eles costumam ser fiéis, carinhosos e protetores.

Apesar dos fortes mitos e preconceitos que muitas pessoas têm sobre os cães de grande porte, esses bichinhos se encarregaram de provar que eles estão errados.

Na verdade, embora digam que o maior problema de um cão de grande porte seja que ele precisa de muito espaço, são os pequenos cães que em muitas ocasiões necessitam de um lugar mais amplo. Isto é devido ao fato de muitas vezes eles serem nervosos.

A seguir lhe daremos 5 motivos para ter um cão de grande porte.

Acompanha seu ritmo

cão de grande porte

Se você é uma pessoa muito ativa, este tipo de cão lhe será de grande ajuda pela facilidade e predileção que muitos deles têm para realizar atividades físicas.

Em geral, esses grandes companheiros contam com energia suficiente para realizar exercícios que requeiram muito esforço, como passeios longos e caminhadas.

Um claro exemplo deste caso é o do lindo Labrador Retriever chamado Bumer, que percorreu todo o Peru e parte da Bolívia junto com seu dono em uma bicicleta.

Se sua intenção é a de adotar um cão para que ele te acompanhe em suas aventuras e exercícios, os mais recomendados são o Setter irlandês e o Brittany Spaniel.

São geniais para as crianças

Se você tem crianças em casa, a melhor companhia que poderá oferecer a elas será a de um cão de grande porte. São ideais tanto por serem brincalhões como por se darem muito bem com as crianças.

No que se refere a isso, a diferença dos cães de grande porte para os cães de raças pequenas, é que os cães maiores podem suportar muitos comportamentos infantis. Lembre-se que eles são muito resistentes.

Além disso, os cães de grande porte tendem a desenvolver facilmente um forte vínculo com as crianças da casa. Eles têm um grande instinto protetor para com os pequenos.

Também, muitos destes cães oferecerão ao seu filho muito tempo de diversão, por serem tão brincalhões e incansáveis como qualquer criança.

Se você quer que os pequenos de sua casa contem com a companhia de um cão de grande porte, os mais recomendáveis são o Golden Retriever e o São Bernardo.

Um cão de grande porte costuma ser mais carinhoso

Ainda que isso possa parecer uma afirmação bastante polêmica, o certo é que os cães de grande porte costumam ser mais afetuosos do que os cães de pequeno porte. Cães menores são muito mais nervosos, o que dificulta um pouco a formação do vínculo entre eles e o dono.

Como é de se imaginar, nem todos os cães são assim, já que para muitos é sabido que o Pug (ou Carlino) e o Yorkshire Terrier, são alguns dos cães mais tenros que existem.

Entretanto, nos cães de grande porte o carinho se manifesta com mais facilidade, como no caso do Labrador Retriever, do Dálmata e do Boxer.

Embora isto seja assim, você deve se lembrar que o que fará com que o seu cão demonstre seu amor constantemente, sempre será o trato e a educação que você lhe oferecer.

São mais fáceis de adestrar

Assim como descrevemos no caso anterior, isso não significa que os cães de raças pequenas não o sejam. De fato, existem alguns, como o Poodle, que podem ser adestrados facilmente.

Entretanto, alguns especialistas indicam que, em geral, os cães mais fáceis de serem adestrados são os cães de grande porte. Isto se deve a rápida capacidade de análise deles.

Quando se fala dos cães mais inteligentes e obedientes do mundo, os cães que aparecem majoritariamente na lista são aqueles cães de raças grandes. Entre eles se destacam principalmente o Border Collie e o Pastor Alemão.

São melhores protetores

cão de grande porte

Provavelmente este seja o ponto em que não poderemos colocar em dúvida a superioridade de um cão de grande porte, em detrimento da de um de pequeno porte. Acontece que os cães de grande porte não só intimidam mais, mas também estão acostumados a desenvolver esta função há séculos.

Outro dos motivos que levam os cães de grande porte a serem melhores protetores, é o fato desses cães desenvolverem com maior facilidade e rapidez um vínculo com seus donos.

Se a sua intenção é a de ter um cão de grande porte para proteger o seu lar e a sua família, os mais recomendáveis são o Dogo Argentino e o Grand Dinamarquês.