5 óleos naturais que devem estar no estojo de primeiros socorros de seu cão

óleos naturais

Cada vez mais pessoas têm optado por levar seus pets a um médico naturista e tratá-los com remédios caseiros. Neste artigo, contaremos quais são os melhores óleos naturais que deveriam estar no estojo de primeiros socorros de seu cão. É óbvio que ele merece o melhor!

Estojo de primeiros socorros de seu cão

Já sabemos que o nosso pet deve estar bem cuidado e ser sempre tratado como se deve. Possivelmente, para alguns, montar um estojo de primeiros socorros para um cão pode parecer um exagero, entretanto, em certas circunstâncias, isso pode servir para os primeiros auxílios ou inclusive para evitar uma visita de urgência ao veterinário.

medo-do-veterinario

Os peritos recomendam montá-lo com os seguintes itens:

  • Suplementos de Ômega-3 à base de óleo de salmão, de “semi di lino” ou de prímula para problemas de pelos.
  • Linhaça, noz de macadâmia, óleo de jojoba ou terra verde argilosa para problemas de pele.
  • Arnica, cavalinha ou garra do diabo para dores articulares.
  • Espinheiro branco, valeriana, passiflora, sândalo ou incenso para problemas de comportamento, medo, ansiedade ou nervosismo.
  • Linhaça, camomila, urtiga verde ou cavalinha para alergias por ácaros ou alimentares.
  • Aloe vera para picadas de insetos.
  • Equinácea ou manjericão para reforçar as defesas.
  • Mel de Manuka para queimaduras ou feridas superficiais.
  • Erva-doce, algas marinhas, urtiga ou terra verde argilosa para a placa dental e o mau hálito.

Óleos naturais para cães

Esta terapia milenar oferece muitos benefícios à saúde das pessoas e já há um bom tempo há especialistas em animais que os receitam e os recomendam. Os donos podem montar um estojo de primeiros socorros para cães incluindo óleos naturais. Aqui lhe contaremos quais são as opções mais destacadas:

1. Óleo de Hortelã

É um estimulante digestivo que reduz as dores provocadas por se comer muito ou por se comer algo em mau estado. Além disso, este óleo é anti-inflamatório e antibacteriano e serve para problemas respiratórios, agindo como um energizante natural. Ele é utilizado, por exemplo, em cães de competição ou de trabalho. Não deve ser aplicado perto dos olhos, nariz ou em feridas abertas.

2. Lavanda

Um dos mais usados na medicina natural para pessoas e animais. É analgésico e cicatrizante. Utiliza-se em cortes, queimaduras, irritações leves de pele e arranhões. Quanto a suas propriedades “emocionais”, contribui para o sono e promove o relaxamento. Pode servir para antes de empreender uma viagem de carro.

3. Camomila

Outro potente relaxante que reduz o medo e a ansiedade. Utilize-o durante as festas natalinas, assim o cão estará mais tranquilo. A nível orgânico, é analgésico e anti-inflamatório, regenera a pele e alivia dores moderadas.

4. Melaleuca

oleo-essencial-natural

É necessário se assegurar de que este óleo seja puro, porque do contrário pode ser tóxico para os cães. Tem propriedades antifúngicas, antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias, por isso, ele é ideal para fazer parte do estojo de primeiros socorros de seu cão. Deve-se usar unicamente com o acompanhamento de um perito.

5. Tangerina

Este óleo cítrico não pode ser usado nas partes da pele sem pelos (como por exemplo o ventre), já que seu contato com o sol provoca irritação. O agradável aroma permite relaxar a mente e promove a sensação de harmonia e calma. Usa-se também para aliviar problemas digestivos, combater a depressão, estimular o sistema imune e desintoxicar o fígado.

É bom saber que se o animal sofrer de alguma enfermidade grave ou se não estivermos seguros sobre o que ele sofre, teremos que levá-lo a um médico especialista para que ele nos indique o tratamento adequado. No caso dos filhotes e das fêmeas prenhas, nunca utilize.

Você poderá testar um destes remédios caseiros para cães também como um complemento a um medicamento ou um tratamento convencional. Consulte sempre as contraindicações ou os efeitos secundários dos óleos naturais ou receita. Mas não se esqueça da importância do estojo de primeiros socorros de seu cão.