5 raças de cães que têm mais energia

Há cães naturalmente dinâmicos e ativos. E este não é um pequeno detalhe ao se escolher um animal de estimação.

Se você tem uma casa espaçosa com jardim, quintal ou terraço, tem tempo suficiente e gosta de desfrutar de longas caminhadas e passeios ao ar livre, ou que quer companhia para ir correr e se exercitar no parque, talvez você encontre o animal de estimação ideal, um destes animais que, por causa do seu metabolismo acelerado, têm altos níveis de energia.

Nesta oportunidade iremos lhe passar alguns detalhes sobre as 5 raças com estas características, dentre muitas outras: Vizsla, Dálmata, Jack Russell Terrier, Beagle, Border Collie.

Alguns fatos sobre os cães que têm mais energia

Se exercitar com os cachorros

Ao longo da história, estes animais tiveram as funções de caçadores, de rastreadores, ou foram usados para o pastoreio de gado ou para acompanhar as carroças com cavalos e carros de bombeiros.

Se você escolher qualquer um deles como animal de estimação, terá que pensar em uma infinidade de atividades para gastar sua energia abundante, ou sofrer as consequências de ver o seu novo amigo gastar toda essa energia por conta própria.

Melhor evitar danos desnecessários em sua casa e se armar com uma rotina de passeios, brincadeiras e, acima de tudo, um plano de educação.

Não se esqueça de fornecer uma boa variedade de brinquedos para que ele se entretenha com eles e mantenha a sua mente ocupada e, acima de tudo, a boca dele, preservando a sua mobília, as almofadas, os sapatos, as plantas, etc.

Considere como uma boa opção fazê-lo participar em competições de agilidade e obediência, então ele poderá correr, pular e escalar. E, acima de tudo, compartilhar bons momentos com você.

Detalhes de algumas raças de cães com muita energia

Você terá agora alguns dados sobre as 5 raças que escolhemos como exemplo para retratar os cães que têm mais energia.

Vizsla

Corpo atlético, magro e musculoso, requer exercício físico e amor. Originário da Hungria, onde foi usado originalmente como um cão de caça por seu excelente sentido de olfato e sua capacidade de rastrear, apontar e recolher a presa.

Temperamento inteligente, equilibrado e animado, é um grande companheiro para as crianças. Precisa de grandes espaços, e se não treiná-lo adequadamente, poderá ser um pouco teimoso.

Jack Russell Terrier

jack-rusell-terrier

O que lhes falta em tamanho, sobra em energia para esses pequeninos adoráveis. Extremamente inteligente, eles se destacam por sua vivacidade e por sua capacidade para desenvolver habilidades.

Ativos, ágeis, rápidos e resistentes, são animais que precisam do ar livre e de lugares abertos para correr. E, enquanto hoje são tidos como animais de estimação, por serem excelentes caçadores, foram criados originalmente para perseguir as raposas e tirá-las para fora de suas tocas.

Dálmata

Famosos pelo filme de Walt Disney, estes cães foram historicamente usados para correr ao lado de carruagens puxadas a cavalo. Ansiosos, cheios de energia e corpos muito atléticos, eles resistem a longas distâncias e altas velocidades.

Então, se você está treinando para uma maratona, você encontrou o parceiro ideal. Apesar de sua reputação como rebelde, eles são animais que têm grande capacidade de se adaptar e de aprender e, são bons companheiros para as crianças.

Border Collie

Grande agilidade, alto nível de energia, inteligência e obediência são algumas das características desta raça. Originalmente eram usados como cães pastores, especialmente qualificados para os agrupamentos e condução de rebanhos.

Alegres, brincalhões, divertidos e extrovertidos, eles tendem a estar sempre atentos aos seus donos e são ideais companheiros para as crianças, especialmente para aquelas crianças com um pouco mais de idade.

Beagle

Dada a sua aparência meiga, muitos o consideram o animal de estimação ideal para crianças e adultos. No entanto, estes animais pequenos, atraentes e fáceis de cuidar, foram desenvolvidos para a caça e ainda mantêm essas características, mas atualmente o Beagle é tido como cão de companhia.

Eles precisam de muitos exercício, então é aconselhável dar-lhes tempo, passeios frequentes e espaço ao ar livre em sua casa. Ainda que eles sejam teimosos e distraídos, com paciência e persistência você poderá treiná-los.

Então, lembre-se: com o treinamento adequado, atenção e uma boa dose de atividade física diária, estes cães cheios de energia serão excelentes parceiros para você e para a sua família.