5 razões para adotar um cão e fazê-lo feliz

Aqui no Meus Animais sempre fomos a favor da adoção de cachorros ou outros animais de estimação. Este será um excelente artigo no qual explicaremos as razões de incluir um animal na sua vida e se esforçar ao máximo para fazê-lo feliz, pois essa será umas das melhores decisões da sua vida. 

Existem muitas pessoas que repetiram a experiência depois de adotar. É verdade que não é fácil encontrar um filhote que você consiga educar de acordo com os seus gostos, pois normalmente nos abrigos e canis existem outras raças de cães mais adultos.

No entanto, quem adota um cachorro, jamais se arrepende. Logo que se dá conta de que, apesar dos temores de que ele não esteja bem adestrado ou de que tenha uma personalidade difícil, adotar um cão, apesar de ser um pouco mais velho, será uma experiência única. Mas, por quê?

Razões que evidenciam que adotar um cão é uma boa ideia

ajudar abrigos

Ajuda os animais mais necessitados

Se você pesquisar um pouco o número de casos de abandono e coleta em canis de animais no seu país, é bem provável que você chegue a se assustar. No mundo inteiro há cada vez mais casos de animais abandonados porque, infelizmente, existem pessoas sem escrúpulos.

Imagina como esses pobres animais indefesos devem se sentir quando se encontram sozinhos no mundo. Que coisa mais triste! Alguns mais sortudos são recolhidos em um abrigo ou um canil e têm a oportunidade de encontrar novos donos. É aí que você entra.

E você terá uma vantagem a mais: esses animais, geralmente, foram maltratados de uma ou outra forma e, por isso, quando virem o seu amor e o seu carinho se sentirão extremamente agradecidos e farão de tudo para te fazer feliz.

Adotar um cão melhora a sua saúde física e mental

Ter um cão, como já dissemos diversas vezes, traz benefícios físicos, pois ele próprio nos “obriga” a levá-lo para passear, para brincar, para correr com ele…

Porém, além de tudo isso, um cão melhora a saúde mental e, se for adotado, melhora ainda mais. Por que estamos dizendo isso? Porque um cão adotado será agradecido, carinhoso, terno e amoroso, pois se sentirá em dívida com você por tê-lo mostrado que o lar em que ele viveu e o maltrataram não é tudo que há na vida. Isso fará com que você se sinta importante e a sua autoestima irá aumentar.

Um cão adotado é entregue “legalizado”

Na maioria dos países, existe uma lei determinando que os abrigos e os canis devem entregar os cães que são adotados já vacinados, sem vermes e com um chip. Isso lhe permite saber que o animal está em perfeitas condições de saúde. Além disso, você economiza dinheiro e tempo com a papelada que supostamente teria que organizar se fosse comprar um animal.

Um bom amigo para as crianças

Além do excepcional caráter de um cão adotado ser ideal para os pequeninos da casa, adotar um cão irá ensinar aos seus filhos uma bela qualidade: a solidariedade.

Os seus filhos irão aprender que “dar traz mais felicidade do que receber” ao proporcionar um lar a um desfavorecido. Além disso, eles irão testemunhar uma mudança gradual do caráter do animal, pois é provável que ele chegue um pouco medroso ou até mesmo agressivo, mas que vá correspondendo pouco a pouco o amor recebido.

Isso ensinará uma valiosa lição aos seus filhos: o amor é o motor que deveria mover o mundo, pois através dele, é possível conseguir qualquer coisa.

dores nas crianças

Oportunidades de socializar

Talvez seja difícil para você iniciar conversas na rua com outras pessoas. Ter um cão adotado irá te ajudar nisso, pois devido ao amor e ao agradecimento, ele será um cão carinhoso e sociável que despertará simpatia em todos aqueles que conhecer. Isso irá propiciar papos com outras pessoas.

Além disso, explicar que o seu cão é adotado poderá dar início a uma conversação com outros donos de cães que talvez nunca tenham adotado e, desse modo, você também estará promovendo a adoção.

Portanto, veja o grande número de vantagens de se adotar um cachorro! Como ele te oferece tanto e é capaz de melhorar a sua vida, você não acha que vale a pena dar o melhor de si para fazê-lo feliz? Claro que sim!