5 truques para que o cão vá quando chamado

cão vá quando chamado

Tem algo que te deixa mais com raiva do que chamar o seu cão e ele não responder ao seu chamado? Sem dúvida, conseguir que seu animal de estimação obedeça seus comandos de voz é algo difícil, mas não é algo impossível de se conseguir. Neste artigo vamos lhe ensinar vários truques para ajudar com que o seu cão vá quando chamado.

Truques para que o cão vá quando chamado

Fazer contato visual com o seu cão

Cachorro dando pata

É muito importante que você ganhe a confiança dele para que o seu cão vá quando for chamado, criando um vínculo forte com o seu peludo.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é através do contato visual, se você olhar nos olhos de seu cão quando falar com ele, você estabelecerá um vínculo de amor e confiança com o seu animal, que motivará ele a te obedecer.

Faça isso quando falar ou quando brincar com ele. Coloque um brinquedo na frente dele e não deixe que ele pegue, chegará um momento em que ele te olhará para “te suplicar” que dê a ele o brinquedo.

Não se zangue se ele não vier

Se a cada vez que o cão não obedecer ao seu chamado você se zangar, você não fará mais nada além de distanciar o seu cão de você e irá assustá-lo sempre que o chamar. Seja paciente e faça mimos mesmo que ele não te obedeça. Atraia-o para perto de você e brinque com ele para que ele aprenda a relacionar o seu chamado com algo positivo.

Se você apenas o chamar para brigar com ele, ele terá cada vez mais medo de ir ao seu chamado e é provável que ele nunca o venha a fazer.

Lembre-se que assim como as crianças, com os animais de estimação o reforço positivo também funciona sempre.

Para que o cão vá quando for chamado, recompense-o sempre que ele obedecer

Compre petiscos ou as quinquilharias que ele mais gosta e dê a ele todas as vezes que ele responder ao seu chamado.

Você também pode utilizá-los como um incentivo para que o cão te obedeça. Se o prêmio for saboroso e atrativo, muito mais do que alguma outra coisa que poderia despistá-lo e levá-lo a outro lugar em omissão ao seu chamado, ele responderá alegremente a cada vez que escutar seu nome. Pedaços de salsicha, de presunto ou os petiscos preferidos dele, farão com que ele vá quando chamado.

Ensaie em casa

Se em casa que é um lugar fechado e que o seu cão conhece muito bem ele já não dá muita importância ao seu chamado, dificilmente ele o fará na rua, um lugar desconhecido e aberto para ele explorar.

Uma boa oportunidade para educar o seu cão para que ele vá quando chamado, é começar a ensaiar em casa que, como já dissemos, é um espaço fechado e pequeno que seu cão conhece perfeitamente, onde você poderá treinar chamá-lo para que ele venha. O reforço positivo como os prêmios, os mimos e outras recompensas, farão com ele comece a relacionar algo positivo com o seu chamado.

Porém, tenha paciência, seu cão nem sempre virá e você deverá controlar suas emoções negativas que poderão ser despertadas devido à situação.

Perseverança e mais perseverança

Petisco para cachorro

Se você desistir logo nas primeiras tentativas não irá conseguirá muito. Você não pode esperar que o seu amigo responda logo de cara aos seus ensinos e esforços, por isso a perseverança será uma peça chave no ensino deste comando.

Você não apenas não deve desistir de ensiná-lo, mas também deverá ser constante nos prêmios, mimos e no reforço positivo. De nada adianta fazer um bom treino hoje e não repetir amanhã. Isso não estabelecerá nenhum tipo de rotinas em seu cão e ele não saberá muito bem se irá ou não ao seu chamado.

Ensinar um cão a obedecer certos comandos não é fácil, isso requer muito esforço, amor, carinho, perseverança e mais perseverança de sua parte, mas se você assim o fizer sempre terá resultados. Lembre-se que o amor é o maior e melhor motor que você poderá usar para obter bons resultados na educação de seu animal de estimação. Boa sorte na aplicação dos truques para que o cão vá quando você o chamar.