5 truques contra o mau hálito nos cães

mau hálito

O mau hálito é um problema desagradável que muitas vezes nos traz situações embaraçosas. Na verdade, está comprovado que um dos momentos mais embaraçosos que alguém pode vir a passar acontece quando lhe dizem que está com a boca com cheiro ruim.

Embora alguns não saibam, os cães também podem sofrer deste grande inconveniente de forma muito parecida com os humanos.

Quando vivemos uma situação deste tipo com o nosso cão, é muito importante fazer todo o possível para eliminar o mau hálito de nosso amigo. Entretanto, isso nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, aqui lhe deixaremos 5 truques que serão de muita ajuda para resolver com facilidade este problema.

Alimente seu cão adequadamente

mau hálito

A maneira como você alimenta o seu pequeno amigo de quatro patas costuma ser determinante para que ele tenha um bom ou um mau hálito. É por isso que se o companheiro de quatro patas não comer bem, terá um aroma desagradável na boca, enquanto se você o alimentar de maneira adequada, será justamente o contrário.

Por exemplo, se o seu cão comer muitas carnes, o mais normal é que seu hálito cheire terrivelmente ruim. Isto se deve ao fato de que certos alimentos costumam deixar resíduos em seus dentes, que serão, posteriormente, atacados por bactérias.

O mais recomendável é lhe oferecer uma dieta a base de alimentos secos como as rações de boa qualidade, ao invés das clássicas rações enlatadas.  Assim seu cão estará bem alimentado e seu hálito não terá um cheiro ruim.

Compre brinquedos

Estes objetos não somente serão de muita ajuda para divertir seu cão e combater o estresse, mas também permitirá ao seu bichinho ter um bom aroma em seu focinho.

Para a surpresa de muitos, os brinquedos para cães também funcionam como uma espécie de escova dental que remove as placas e elimina os restos de comida que ficam entre os dentes.

Embora isso seja algo que recomendamos para que seu cão não tenha mau hálito, é importante que ele comece a usá-los desde filhote.  Desta maneira ele contará com uma agradável higiene bucal e também se evitará que ele desenvolva a mania de morder coisas.

Os brinquedos que melhor funcionam para este fim são os fabricados com nylon ou borracha natural. Isso ocorre porque estes materiais massageiam as gengivas e esfregam os dentes dos cães, graças a consistência do material de que são feitos.

Óleo de coco para melhorar o mau hálito

Para ninguém é segredo que existem muitos óleos que são geniais para a nossa saúde. A boa notícia é que isso é algo que também acontece para o melhor amigo do homem.

De tudo o que você pode vir a oferecer ao seu cão, uma das melhores coisas é o óleo de coco. Este óleo é fantástico graças a uma série de propriedades que são incrivelmente favoráveis também para a saúde de seu animal.

Na verdade, o óleo de coco é extremamente efetivo como elemento nutricional e como estabilizador do metabolismo dos nossos cães. É por isso que o consumo do óleo de coco por seu animal de estimação será fundamental para eliminar seu mau hálito.

Uma pequena colherada ao dia será uma dose mais do que suficiente para o seu cão. Isso não somente melhorará a higiene bucal dele, mas também o brilho de seus pelos.

Faça com que ele mastigue salsa

Se em algum momento você já teve mau hálito, certamente alguém deve ter recomendado a você para que mastigasse salsa para combater este inconveniente.

O detalhe curioso não é apenas que a salsa seja um dos remédios naturais mais efetivos contra este problema, mas que também seja útil para o mesmo problema nos cães.

Não sabia? O que acontece é que esta erva conta com propriedades que a tornam eficiente contra os problemas digestivos. Isto faz com que quem a mastigue não sofra deste temido mau cheiro de boca.

Se você quer tentar isso com o seu cão, o recomendável é lhe dar duas vezes por semana uma pequena folha para que ele a mastigue. Nunca a ofereça muitas vezes seguidas, isso poderia ocasionar danos no sistema digestivo de seu cão.

Sirva água fresca

mau hálito

Considerando que o mau hálito é causado por bactérias, um dos lugares onde elas podem aparecer com maior frequência é na tigela de água.

Para evitar isto, apenas se certifique de servir sempre água fresca para o seu cão. Desta forma as bactérias não terão lugar nos utensílios de seu cão e você não terá que se preocupar com o mal hálito dele.

Se você seguir cada um desses truques, poderá manter a higiene bucal de seu pequeno amigo sem maiores dificuldades.