6 coisas para pensar antes de adotar um cão

Adotar cães

“Os cães são uma benção para qualquer pessoa”, é isso que geralmente pensamos. A verdade é que os cães são excelentes companhias e amigos fieis, mas você está realmente preparado para assumir a responsabilidade? Sugerimos algumas coisas que você deve pensar antes de adotar um cão.

É importante que você só adote um cão depois de um profundo exercício de reflexão. Isso se deve ao nível de responsabilidade que se adquire com um novo animal de estimação, pois mudará algumas das suas dinâmicas diárias e isso pode causar e significar muitos transtornos em sua vida. É por isso que muitos cães terminam em segundos ou terceiros lares, abandonados, doentes ou mortos.

1. É um compromisso para toda a vida

A média de vida dos cães é de 10 anos para as raças grandes e 15 anos para as raças pequenas, por isso você deve ter em mente que este animal dependerá completamente de você todo o tempo em que permanecer vivo.

Além disso, com o passar do tempo (e isso piora se ele tiver sofrido algum acidente ou doença severa) seu cão poderá gerar novas responsabilidades, a medida em que sua vitalidade é reduzida, e será seu dever proporcionar-lhe a melhor qualidade de vida possível.

Por isso, pense nas projeções que você tem para o futuro e em como elas se adaptarão a sua vida com um animal de estimação. Está pensando em mudar de cidade ou país? Quer formar um novo lar?

Você deve se preguntar sobre todas estas coisas, visto que, muitos cães são abandonados ou doados por seus donos devido a projetos que foram planejados mais tarde e, de alguma forma, são incompatíveis com ter um animal.

2.Por que você quer morar com um animal?

Cachorro brincando com homem

A pergunta pode parecer óbvia, mas você se surpreenderá ao saber da quantidade de pessoas que nunca se perguntaram isso antes de adotar um animal de estimação.

Ter um animal de estimação deve corresponder a um grande respeito e a um desejo de compartilhar sua vida com um cão, não porque as crianças estejam pedindo ou porque seja um hábito que as pessoas geralmente têm.

3. De quanto tempo você dispõe no dia?

Muitas pessoas procuram nos animais uma companhia e isso não é ruim. No entanto, o que eles não têm em mente é que um cão precisa que você dedique tempo a ele, tanto para seu treinamento, como para levá-lo para passear, serem compreendidos e terem um desenvolvimento psicológico adequado.

Igualmente, estes cães são como crianças: se você os ignora porque está cansado ou não tem tempo, eles terminarão adotando comportamentos ruins para chamar sua atenção.

4. Como estão suas finanças?

Não é verdade que um cão ocasione uma quantidade absurda de gastos. No entanto, leve em consideração que existirá um aumento nos gastos do mês.

Porém, é uma situação contornável, por exemplo, é possível que você mesmo faça muitas das coisas que gerem mais custo ou que sejam mais caras, como dar banho e oferecer uma dieta caseira (que não necessariamente significa comer o mesmo que você come).

No entanto, há gastos que não pode deixar de ter, por exemplo, os custos veterinários, as escovas especializadas e os produtos para limpeza.

5. Nem tudo é cor de rosa na convivência

Cachorro comendo sapato

O cão deve ser educado e, mesmo assim, até o cão melhor criado dará algumas dores de cabeça. Pense nisso não só a nível de comportamento.

Os cães são propensos a sofrer acidentes, especialmente se eles passam muito tempo sozinhos em casa, por isso, as emergências veterinárias são constantes na vida dos donos de animais de estimação.

6. Onde você está morando é permitido ter animais de estimação?

Uma coisa que termina causando muitas dificuldades entre os donos de cães e os vizinhos é ter animais em lugares não autorizados. A principal causa disso se deve ao barulho que fazem e, se você é irresponsável com o recolhimento das fezes, esta será outra razão importante.

Por isso você deve estar informado sobre as restrições que existem em seu condomínio frente a ter animais de estimação (por exemplo, se ele vai causar problemas com o dono da casa e a administração do condomínio). É incrível a quantidade de animais que são abandonados diariamente… por esse motivo, esta é uma decisão que não deve ser tomada rapidamente.