6 dicas para fazer seu cachorro feliz

Dizem que os cães são os nossos melhores amigos e estão dispostos a sempre nos agradar. No entanto, você seria capaz de fazer seu cachorro feliz? Felizmente, isso não é muito difícil de se alcançar, então siga estes 6 passos e você terá um cão mentalmente estável e com uma saúde de ferro por muitos anos.

1 Acaricie o seu cão

Passe algum tempo do dia com seu cachorro, faça disso parte de sua rotina diária e faça com qualidade. Aproveite para acaricia-lo, abraçá-lo ou fazer uma relaxante massagem nas patas e nas coxas dele.

Cães, especialmente aqueles que são mais velhos, amam o contato físico, especialmente se vier da pessoa que eles sentem mais afeto.

Um tratamento amoroso é altamente recomendável para a saúde do seu animal de estimação, isso irá desenvolver a confiança dele, irá melhorar a autoestima e diminuir significativamente os níveis de estresse que, de outra forma, poderiam ser acumulados.

As carícias também são o caminho mais rápido para gerar um vínculo mais profundo com o seu bichinho. Um cão que permite que você se aproxime e tenha contato com ele, quer dizer que ele confia em você e que ele sabe que você não vai machucá-lo.

Especialmente se ele dormir perto de você ou lhe mostrar áreas vulneráveis, como a barriga.

2 Trate seu cão com respeito

Como ter um relacionamento amigável com seu cachorro

Seu cão, especialmente se você o criou desde filhote, desenvolve um vínculo de submissão e confiança para com você.

Respeite essa familiaridade e não abuse disso, trate o seu cão com o amor que ele merece, não o amarre ou isole-o, eduque-o corretamente sem o uso de violência.

Permita que ele esteja com outras pessoas e animais, não o mutile por razões estéticas e alimente-o corretamente.

Entenda que a vida do seu animal de estimação depende inteiramente de você, e que você e suas atitudes afetarão diretamente a qualidade de vida dele.

3 Mantenha o seu cão ativo

Os cães são muito energéticos e precisam de atividade física constante. Dedique alguns minutos do seu dia para brincar com ele.

Você pode jogar uma bola, fazer um longo passeio no parque ou levá-lo para algum outro lugar que seja propício para fazer caminhadas.

Isso vai ser muito bom para seu animal de estimação, através de brincadeiras você estimula a inteligência dele, desenvolve habilidades e interage com diferentes elementos e ambientes.

4 Passeios

Procure locais públicos para passear com seu cachorro todos os dias, você pode ir a um parque nas proximidades, levá-lo à praia ou mesmo na rua, qualquer espaço onde você possa andar com seu animal de estimação e passar tempo de qualidade com ele.

Lembre-se que a interação com novos espaços, elementos e cheiros é muito importante para o desenvolvimento adequado de seu animal de estimação, isso irá aumentar o universo conhecido dele, além de torná-lo mais confiante para novas experiências.

Essa também é uma excelente maneira de estimular os músculos, bem como de fortalecer o sistema imunológico. Tenha em mente que antes de levar o seu cão para a rua, ele deve ter completado a tabela de vacinação.

5 Educação

Como educar um cão corretamente

Algo que irá melhorar muito a convivência com seu cão, e fará a vida de ambos muito mais fácil e feliz, é a educação.

Mais do que ensiná-lo a fazer alguns truques, o processo completo de educação de um cão deve ser orientado por um conjunto de regras que especificam o que é permitido e o que não é.

Na educação de seu animal, você deve incluir o horário das refeições, os passeios, o local onde ele deve dormir, os elementos que podem ser reproduzidos, o local onde ele deve fazer suas necessidades, etc.

Este processo garante uma boa adaptação do cão na casa e vai evitar muitos aborrecimentos, então, dedique um bom tempo para educá-lo.

6 Recompense o bom comportamento

Estimular o seu cão facilita o seu processo educacional, portanto recompense-o quando ele fizer algo que o agrade.

Seja com guloseimas, carícias ou brinquedos, premie-o assim que ele fizer algo que você pediu ou se ele respondeu a certos comandos de treinamento, elogie-o, festeje e reforce o comportamento através do reforço positivo.

Dessa forma, seu cão estará mais do que disposto a seguir suas instruções e as regras da casa.

Como você pode perceber, fazer o seu cachorro feliz não é coisa de outro mundo, só requer um pouco de dedicação. Sua recompensa será poder desfrutar, por muito tempo, de todo o carinho e atenção que seu melhor amigo pode lhe dar.