6 razões para educar o seu cachorro corretamente

A educação do cachorro costuma ser a pedra no sapato de muitos donos, especialmente quando estes são filhotes. Além dos cuidados necessários, os cachorros demandam muita atenção no momento em que estão sendo educados. Basicamente, muitos dos problemas que os cachorros adultos desenvolvem, devem-se à problemas de criação. 

Cachorros que não obedecem ordens (ou nunca foram ensinados), nervosos, agressivos, são o resultado de donos que não dedicaram tempo suficiente para o seu animal. 

Por isso, a seguir, deixaremos algumas razões pelas quais se deve educar seu cachorro corretamente.

Tenha uma convivência pacífica

De fato, há um grande número de situações nas quais a nossa convivência se vê afetada porque temos um cachorro mal educado. 

Latidos excessivos, necessidades feitas por todas as partes, grunhidos, mordidas, intolerância à visitas, brigas com vizinhos, são somente algumas das situações que podem ser geradas dentro das nossas casas, se tivermos um cachorro malcriado.

E caso você viva com mais pessoas na casa e o cachorro seja de sua responsabilidade, haverá mais de uma discussão sobre o assunto.

Infelizmente, não seguir um processo de educação pode acabar em abandono ou maus tratos ao animal, e, o mais triste de tudo, é que o cachorro não tem culpa.

Aumente sua expectativa de vida

Cuidados que devemos ter com nossos cachorros

Uma das principais causas de morte prematura em cachorros está relacionada com acidentes caseiros. 

Muitos ficam machucados ou precisam ser submetidos à cirurgias por terem ingerido coisas que não deveriam, por correrem como loucos dentro de casa, porque se assustaram e pularam de uma janela ou varanda, por arranhar coisas e absorver lascas ou pedaços nas patas, porque perseguiram carros ou outro animal durante um passeio, por brigar com outros cachorros, porque morderam um cabo; enfim, os cachorros são especialistas em se enfiarem em confusão.

E, embora a educação não seja uma garantia de que não irão se machucar, ela poderá evitar muitas situações que poderiam colocar em risco a saúde e a integridade do seu animal.

Melhore a limpeza da sua casa

Acredite em mim quando digo que as necessidades fisiológicas do nosso cachorro não são a única maneira que há de sujar a nossa casa. 

Se ele tem hábitos como cavar o quintal, morder objetos, como móveis, almofadas ou roupas, pedir comida enquanto alguém está comendo (tive um Boxer há dois anos e saiba que eles podem salivar), ou arranhar compulsivamente, a sua casa estará muito longe de ser esse espaço de relaxamento e beleza que você tanto sonha.

Previna problemas de saúde

Conviver com um cachorro mal educado, em especial se ele latir demais ou se tiver hábitos que nos deixam enlouquecidos, pode ocasionar em muitos problemas de saúde relacionados aos estresse, como por exemplo a gastrite, dores nas costas e no pescoço, enxaqueca, dentre outros.

De fato, muitos especialistas em comportamento canino comparam o viver com um cachorro mal educado com o viver com uma criança malcriada ou com um companheiro violento.

A estabilidade emocional das pessoas depende, em grande medida, dos espaços nos quais se desenvolvem, portanto, o fato de ter que lidar com os maus hábitos que o seu cão adotou, pode ser uma situação nociva para você. 

Mesmo que não seja desesperador, em geral, o comportamento dos cachorros pode ser modelado com paciência e carinho.

Você pode ter outros animais

Você pode ter outros animais

Se você é um amante dos animais, poderá se ver diante de uma situação em que se veja coibido de adquirir novos animais, já que o seu cachorro é agressivo com outros ou excessivamente nervoso diante da presença destes. 

Ambas são situações que podem ser evitadas, realizando um processo adequado de socialização do cachorro.

Tenha em mente que a socialização não está somente relacionada com pessoas a animais, ela envolve todos os ambientes nos quais o cachorro estará inserido: lugares, veículo, sons e odores fazem parte dos entornos aos que o cachorro deverá se acostumar para evitar comportamentos negativos no animal adulto.

Você pode sair para um passeio e deixá-lo sozinho em casa

É muito triste ver donos brigando com seus cachorros no meio da rua porque eles não sabem se comportae, ou, pior ainda, ver que os deixam trancados em casa.

Parte da coisa boa de se ter um cachorro, é poder desfrutar dele em muitos aspectos que a sua companhia, força e vitalidade nos oferecem. Entretanto, muitos se privam disso por não saberem corrigir o cachorro.

Outro problema são os cachorros que não podem ficar sozinhos porque começam a sofrer de ansiedade e estresse, descarregando tal ansiedade uivando ou, pior para você, mas um alívio para os seus vizinhos, destruindo a sua casa.