7 coisas esquisitas que os cachorros fazem

7 coisas esquisitas que os cachorros fazem

Última atualização: 17 fevereiro, 2016

Quando observamos o nosso cão, vemos que ele faz coisas que nos surpreendem. Não devemos nos esquecer de que, ainda que seja melhor que muitas pessoas os amem como se fossem filhos, os cães são animais e fazem coisas de animais. Mas estas coisas, longe de nos incomodar, são engraçadas e fazem com que a nossa convivência com eles seja algo muito divertido. Neste post iremos analisar alguns destes comportamentos esquisitos.

Iremos falar sobre quais coisas esquisitas os cães fazem, por que eles as fazem e se há algum método para acabar com estas manias deles.

As coisas esquisitas que seu cão faz

Estamos certos de que, ao ler este artigo, você vai se lembrar de momentos nos quais viu estas coisas esquisitas que o seu cachorro costuma fazer.

Cães cavando na areia

Dar voltas na cama antes de se deitar

Uma das coisas esquisitas e mais comuns que o seu cão faz. Esta atitude é uma “herança” de seus ancestrais, os lobos. Girar ao redor de si mesmo antes de se deitar (o que implica baixar a guarda), permite estar seguro de que não há nenhum perigo ao redor. Também é uma forma de “acomodar” seu espaço e torná-lo mais confortável.

Só devemos pensar no momento em que nós estiramos uma toalha na praia e nos deitamos sobre ela. Às vezes não estamos confortáveis e começamos a nos mover para dar a forma desejada à areia. Pois é por um motivo similar que o seu animal de estimação incluiu este comportamento entre as suas ações esquisitas.

Dar voltas antes de fazer suas necessidades

Outra das coisas estranhas que seu cão faz e que parece não ter sentido. Mas estamos certos de que depois de ler o parágrafo anterior você já sabe o porquê. Este é um “trabalho” para o qual eles precisam estar tranquilos e relaxados, por isso o animal quer se assegurar de que isso será possível.

Arranhar a cama antes de se deitar

Esta é uma das coisas esquisitas que o seu cão faz que parece ter várias explicações diferentes:

  1. A primeira poderia ser para marcar território, já que as patas dos cães desprendem um cheiro único;
  2. A segunda é para se acomodar na cama e dar forma à mesma;
  3. A terceira é para regular a temperatura. Assim como nós esquentamos a cama quando faz frio, eles fazem o mesmo com as suas patas.

Correr depois do banho

Alegria. Esta é a simples resposta de por que seu cão corre e pula depois de tomar banho. É que, ainda que alguns se queixem do banho, eles não podem evitar se sentirem felizes por estarem limpos e com um aroma agradável. A sensação que nós temos depois de uma ducha relaxante é a mesma que eles têm, e esta é a sua forma de expressar isso.

Perseguir seu rabo

É difícil evitar observá-lo e rir quando acontece isso. O mais engraçado é que ele não percebe que nunca irá alcançar seu rabo! Ainda que seja algo normal que os cães fazem de forma ocasional, este comportamento também pode estar motivado por uma pequena dose de tédio, se o movimento se repete de forma compulsiva, pode ser consequência de um transtorno. Neste caso, não perca tempo e leve-o ao veterinário.

Mover a pata quando você toca a sua barriga

Sempre tendemos a pensar que a causa é simplesmente uma emoção desmedida. Entretanto, nada mais longe da realidade. Assim como nós temos pontos nos quais sentimos cócegas quando nos tocam, o mesmo acontece com o seu cão. Este movimento da sua pata não é mais do que o motivo de que, com suas carícias, você ativou um dos seus nervos e ele está reagindo a isso.

Levar a comida a outro lugar

Por que os cães levam a comida a outro lugar?

Esta é outra das coisas esquisitas que o seu cão faz graças a seus ancestrais, os lobos. É que ao caçar, os lobos levavam um pouco da comida a outro lugar para não terem que brigar com o chefe da matilha por ela. Assim, ainda que hoje não exista mais ninguém em casa que vai brigar com o seu cão pela comida, ele continua tendo este comportamento.

Estes movimentos e comportamentos podem ser engraçados em sua justa medida, mas se algum deles se tornar algo compulsivo ou exagerado, não hesite em levar seu cão ao veterinário. Caso contrário, continue rindo e aproveitando a companhia do seu animal de estimação, que certamente irá encher a sua mente de boas lembranças.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.