7 conselhos para donos cujos animais de estimação se comportam mal com as visitas

É bem comum que, quando vem alguém para nos visitar, os nossos animais de estimação se comportem mal ou fiquem completamente diferentes de como são no cotidiano. Por que agem dessa maneira? Por ciúme? Para chamar a atenção? O certo é que nos faz ficarmos mal perante as visitas. Neste artigo, vamos oferecer a você alguns conselhos para evitar situações incômodas.

Dicas para os animais de estimação que se comportam mal com as visitas

Alguns cães balançam o rabo de felicidade quando ouvem que alguém está na porta de casa. Outros se escondem debaixo da mesa e começam a latir e grunhir para o convidado. Além disso, existem animais de estimação que não deixam em paz os “intrusos”: pedem-lhes comida, pulam em cima deles, trazem para eles os brinquedos, etc.

Em todo caso, nós queremos que o nosso animal de estimação se comporte como deveria quando tem alguma visita na nossa casa. Dessa maneira, todos passarão um bom tempo juntos e não teremos que tomar decisões drásticas, como trancá-lo ou castigá-lo. Se o seu cão se comporta mal quando há visitas, preste atenção nestes conselhos:

  1. Seja o líder da matilha

cao-pessoa-2

Você deve ser quem manda na casa, havendo visitas ou não. Se o cão pula em cima de alguém, estará querendo demostrar que ele é o líder da casa. Por isso, você não pode promover esse tipo de comportamento. Indique a ele com voz grave e firme que isso está errado e repita quantas vezes forem necessárias até que ele aprenda.

  1. Não seja efusivo ao chegar em casa

Quando você passa o dia todo fora e põe o pé na sala, é provável que seu cachorro pule em cima de você de felicidade. Embora isso seja um belo gesto por parte de seu animal de estimação, está estimulando-o a fazer isso quando vierem as visitas. Por causa disso, recomendamos a você que espere alguns minutos para saudar ele. Primeiro deixe suas coisas, mude de roupa, e quando o animal estiver mais calmo, faça carinho nele.

  1. Apresente-o ao seu convidado

Quando chegam as visitas, você deve fazer o mesmo que quando você volta para casa. Assim que as pessoas já tiverem se acomodado ou deixado seus pertences, chame o seu animal de estimação. Primeiro, toque nele para que ele perceba seu cheiro e se dê conta de que não há nada para ter medo. Logo, o convidado deve fazer o mesmo. O contato inicial tem que ser suave, sem movimentos bruscos.

  1. Não lhe dê comida fora da sua tigela

Você deve saber que um animal repetirá os mesmos hábitos que apresenta diante de você, na frente dos desconhecidos (ou pelo menos alguns deles). Por exemplo, se, quando você está comendo, o cão pede a você comida e você lhe dá, embora seja um pouco, ele se comportará da mesma forma com as visitas. E, para muitas pessoas, é incômodo que isso aconteça.

  1. Leve mais gente para a casa

Para que seu bichinho se acostume com os convidados… Deve haver mais convidados! É o momento de aumentar sua vida social, pelo menos no que se refere a receber visitas. Uma vez que o animal saiba que é natural que haja outras pessoas em sua casa, se comportará melhor, porque não vai achar que houve uma mudança no dia-a-dia dele.

  1. Não o tranque nem o castigue

cao-pessoa

Muitas vezes, para evitar problemas com os convidados, os donos optam por colocar os animais de estimação no banheiro ou deixá-los no quintal. Além disso, castigam-nos ou gritam com eles. Dessa forma, a única coisa que se consegue é que o animal relacione a chegada de uma pessoa com algo ruim. E não ficará submisso diante disso! Reagirá diante do suposto perigo. Você deverá ir ajudando-o a ser comportar bem em todo o momento.

  1. Peça a ajuda dos convidados

Se os recém-chegados adotarem uma postura amigável, agradável e segura, o bichinho se sentirá à vontade e não se comportará mal perante eles. Faça com que os convidados mantenham contato direto com o cachorro, caso eles gostem de animais. Assim, estará demonstrando para eles que podem confiar nas pessoas que nos visitam e que devem se comportar bem.