7 jogos para o seu gato

Jogos para os gatos

Não há nada mais satisfatório para quem tem animais de estimação do que brincar com eles. Os gatos, assim como os cães, precisam de jogos, já que dessa maneira diminuem os problemas de saúde e de sobrepeso, além de se evitar problemas de comportamento, como a ansiedade, a depressão e inclusive a agressividade.


Os felinos que vivem em casas ou apartamentos precisam de pelo menos 30 minutos de brincadeiras diárias. Dessa forma, você estimulará o exercício físico e evitará que o seu gato se transforme em um animal sedentário e entediado.

Mas isso não é tudo: quando os donos brincam com os seus animais de estimação, cria-se um vínculo que nada e nem ninguém poderá romper. É por isso que nesse artigo queremos lhe indicar 7 jogos para o seu gato.

1.- Os jogos de inteligência

Estes tipos de jogos não têm por quë serem exclusivos dos cães. Os nossos amigos gatos também adoram. No mercado existem diferentes tipos, como os quebra-cabeças ou construções com buracos. Eles consistem em esconder objetos para que os nossos pequenos amigos os encontrem.

Será um jogo muito divertido para ele, mas você não irá parar de rir vendo como o seu gato consegue encontrar seu brinquedo perdido.

2.- O jogo da bola

Gatinho dormindo

Este jogo é possivelmente o que o nosso pequeno amigo mais goste. Todos temos em casa uma bola ou algum outro objeto que gire. Atire-o para que seu gato o apanhe, e você verá como ele consegue lançá-lo pelos ares e passar muito tempo entretido com o seu brinquedo.

Há muitos tipos de bolas: com ruído, com penas ou simplesmente você poderá fabricar uma exclusiva para ele.

3.- Perseguir a luz

Para esse jogo você só necessitará de uma lanterna. Projete a luz sobre alguma superfície, como a parede ou o chão. Você verá como seu gato a persegue e dará voltas para tentar alcançá-la. Este jogo pode ser muito divertido não só para ele, mas também para você.

4.- Perseguir o camundongo!

Nesse caso, você necessitará de um camundongo de tecido atado a uma corda. Você apenas terá que colocar o brinquedo em algum lugar da casa e puxar a corda para que o camundongo se mova. Dessa maneira, você despertará o interesse de seu gato, que o perseguirá por toda a casa.

Você também poderá esconder o brinquedo em um tubo de papelão e fazer com que ele o tire.

5.- O jogo da pena

O jogo da pena é possivelmente o mais utilizado pelos gatos. Para isso, você necessita de uma vara para atar em uma ponta da corda e, no final da corda, uma pena, embora possa ser algum outro objeto como uma cortiça, por exemplo.

Agite a vara para que a pena se mova diante de seus olhos, ele tentará apanhá-la. Mas lembre-se que no final do jogo você deverá deixar que ele apanhe sua presa, desta maneira seu bichano ficará mais feliz.

6.- A caixa com buracos

Nesse caso, você necessitará de uma caixa de papelão, onde fará diferentes buracos suficientemente grandes para que o gato possa colocar suas patas. Depois, coloque os diferentes brinquedos de seu gato, como uma bola, camundongo, etc. Seu pequeno felino passará bons momentos tentando apanhar sua recompensa. Este jogo é muito atrativo para eles.

7.- O saco das surpresas

Consiste em colocar alguma das guloseimas preferidas de seu animal de estimação dentro de um saco de papel. Seu gato irá imediatamente procurar seu tesouro.

Alguns conselhos na hora de brincar com o seu gato

Gato brincando

Em primeiro lugar, você deve levar em conta que os jogos dos gatos, e dos animais de estimação em geral, não devem incentivar nenhuma forma de agressividade e nem de competição.

Os gatos são caçadores por natureza, por isso é interessante aproveitar esse comportamento para que o gato domesticado corra e persiga seus brinquedos. Lembre-se que, por esse motivo, os gatos gostam mais dos brinquedos pequenos, já que lembram suas presas.

Os gatos geralmente brincam sozinhos, mas seria muito legal que seus donos dedicassem pelo menos 30 minutos diários para brincar com os seus animais de estimação.

Lembre-se que uma vez terminado o jogo, você deverá retirar de sua visão todos os brinquedos. Desta maneira, você aumentará o interesse de seu gato por eles em uma próxima sessão.

Cada gato tem sua brincadeira favorita. Por isso é tarefa do dono descobrir qual é, e o que desperta mais interesse em seu pequeno amigo.