Logo image
Logo image

7 remédios caseiros para aliviar tosse nos cachorros

4 minutos
7 remédios caseiros para aliviar tosse nos cachorros
Última atualização: 01 março, 2018

Os cães podem ter tosse por muitos motivos: desde alergias de estação até por engasgarem com a comida. Também pode ser provocada por infecções diversas causadas por vírus, fungos ou bactérias. Ainda que existam distintas opções caseiras que você pode recorrer para aliviar a tosse nos cachorros. Se o animal tosse regularmente durante mais de 24 horas, você deve levá-lo ao veterinário rapidamente.

Alguns remédios caseiros para aliviar a tosse nos cachorros

Some figure

Se a tosse de seu cão não vier acompanhada de outros sintomas que possam causar preocupação, experimente algumas destas opções caseiras:

Mel. Uma colher a cada três ou cinco horas ajuda a suavizar a garganta. Não dê mel em excesso, porque pode provocar desconforto no estômago. Não  este alimento a seu animal dê estimação se ele tiver menos de um ano de idade, visto que tem esporas que podem danificar seu sistema imunológico, porque o mesmo ainda não está desenvolvido por completo. E outro detalhe importante: o mel deve ser natural. Não deve ser processado nem adicionado.

Óleo de coco. Entre os muitos benefícios que esta substância proporciona ao cão, agregar duas colheres em seu bebedouro ajudará a reforçar as defesas, além de aliviar a tosse nos cachorros.

Canela. Se seu animal de estimação aceitar sem problemas, pode colocar na comida, além disso, é um bom antisséptico.

Suco de pêssego. Esta fruta é rica em vitaminas A e contribuirá também para fortalecer o sistema imunológico e a melhorar as membranas mucosas. Tente fazer como que ele beba um copo e, se não conseguir, utilize uma seringa de plástico para dar a ele pouco a pouco.

Legumes de folhas verdes para evitar a tosse nos cachorros. Se você conseguir que seu cão coma, estará incorporando uma boa dose de vitamina C em seu organismo para aumentar suas defesas e deixá-lo mais resistente às infecções.

Chá de menta. Dê com um conta gotas ou uma seringa. Tem propriedades expectorantes e descongestivas.

Vapor. Quando seu animal de estimação estiver dormindo, coloque um recipiente com água quente perto do focinho dele; adicione na água folhas de equinácea, uma planta medicinal, também conhecida como flor-de-cone, Púrpura ou Rudbéquia, muito utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados, para que o resultado seja mais efetivo.

Outras dicas para aliviar a tosse nos cachorros

Some figure

Além dos remédios caseiros, leve em conta estas opções para tratar de tirar a incômoda tosse do seu cão. Administre uma pequena dose de remédio antitussivo pediátrico. A quantidade pode ser calculada com base no peso do seu animal de estimação.

Dê água filtrada. Acontece que alguns cães desenvolvem alergias aos químicos da água da torneira e podem ter tosse.

Mude o alimento. Os aditivos na ração também podem provocar reações alérgicas com o passar do tempo, inclusive a tosse.

Dê vitamina C em suplementos para estimular o sistema imunológico. As doses são de 100 miligramas diárias para cães pequenos, 250 para cães medianos e 500 para cães grandes. Abaixe a quantidade se seu cão começar a ter diarreia.

Você ambém pode utilizar alguns medicamentos homeopáticos. Peça auxílio a um especialista sobre as opções mais indicadas.

Leve-o ao banheiro, fecha a porta e deixe sair água quente do chuveiro para que o vapor alivie a irritação. Fique ao lado de seu cão durante este processo para que ele se sinta acompanhado e não se altere diante dessa situação esquisita.

Tente mantê-lo tranquilo até que a tosse desapareça. Se seu cão é jovem e brinca muito, pode irritar os tecidos respiratórios.

Evite irritações extras. Não o deixe inalar fumaça, não fume perto do cão e conserve sua casa ventilada e livre de pó. Se você utiliza produtos químicos para a limpeza, tente que o animal não fique perto da área onde você limpou.

Leve-o para passear de manhã cedo ou a tarde, quando o ar geralmente é mais puro. Durante o resto do dia, deixe ele dentro de casa, num ambiente quente.

 alimento úmido para evitar irritações extras ao engolir.

Tire a coleira, assim aliviará a zona afetada.

Mantenha seu animal de estimação afastado de outros cães para evitar possíveis contágios.

Lembre de consultar sempre o veterinário quando tiver alguma dúvida. Ele saberá indicar se você está utilizando os métodos adequados para aliviar e curar a tosse de seu animal de estimação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gordon, D. S., Rudinsky, A. J., Guillaumin, J., Parker, V. J., & Creighton, K. J. (2020). Vitamin C in Health and Disease: A Companion Animal Focus. Topics in companion animal medicine39, 100432. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32482285/
  • Kruma, Z., Andjelkovic, M., Verhe, R. & Kreicbergs, V. (2008). Phenolic compounds in basil, oregano and thyme. Foodbalt-2008. https://bior.lv/sites/default/files/publikacijas/100_Foodbalt-Proceedings-2008_1.pdf#page=99
  • Liu, Y., Zhang, W., Xu, C., & Li, X. (2016). Biological Activities of Extracts from Loquat (Eriobotrya japonica Lindl.): A Review. International journal of molecular sciences17(12), 1983. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5187783/
  • Martin, M., & Pereira, Y. M. (2013). Approach to the coughing dog. In Practice, 35(9), 503-517. https://bvajournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1136/inp.f5838
  • Ranasinghe, P., Pigera, S., Premakumara, G. A., Galappaththy, P., Constantine, G. R., & Katulanda, P. (2013). Medicinal properties of ‘true’ cinnamon (Cinnamomum zeylanicum): a systematic review. BMC complementary and alternative medicine13, 275. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3854496/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.