7 sinais de que seu cachorro sofre de artrite

O número de cães que sofrem com a inflamação nas articulações está aumentando cada vez mais. A maior expectativa de vida e o sobrepeso estão entre as principais causas desse aumento. Mas quais são os sinais de que um cão sofre artrite? Aqui contamos a você sobre isso.

A artrite, uma doença comum nos cães

cao-doente1

A atrite é uma dor comum nos caninos, além disso, é uma das causas mais frequentes de dor crônica. Por esse motivo, também é uma das principais causas de visitas ao veterinário.

Ela é uma doença degenerativa que reduz a cartilagem que protege as articulações. Isso pode provocar um crescimento anormal dos ossos, fato que, além de reduzir a mobilidade dos animais, acaba sendo muito doloroso para eles.

Um estudo realizado na Inglaterra por uma seguradora de saúde para animais concluiu que, no país, aumentou em 312% – entre 2012 e 2015 – a quantidade de cães que sofrem de artrite.

E, conforme indica a Fundação para a Artrite, instituição com sede em Atlanta, um em cada cinco cães têm esse problema só nos EUA.

Aprenda a identificar os sinais que podem indicar que seu cachorro sofra de artrite, uma doença relacionada, sobretudo, com o envelhecimento e o sobrepeso.

O sobrepeso, principal causa do aumento nos casos de artrite nos cães

O principal motivo do aumento nos casos de artrite está no sobrepeso dos cães que moram em centros urbanos. E são os ossos os que têm que arcar com esse excesso de peso, que acarretam diferentes danos nas suas articulações.

As causas da obesidade, por outro lado, precisam ser buscadas na alimentação em excesso ou inadequada e na insuficiente prática de atividades físicas. Segundo estatísticas de uma empresa que produz alimentos para animais de estimação, na Espanha, entre 25 e 30 % dos cães estão acima do seu peso ideal.

Mas o sobrepeso não é a única causa de artrite em cães. Outros motivos são:

  • A idade. É uma doença relacionada ao envelhecimento e costuma aparecer em animais que têm mais de 8 anos de idade.
  • Que o bichinho seja de raça de grande porte ou gigante.
  • Predisposição genética de certas raças. É o caso de: Golden Retriever, Pastor Alemão, Labrador Retriever, Galgo, Boxer e Rotweiller.

Aprenda a identificar os sinais de artrite nos cães

Mas quais são os sinais que podem estar indicando que o seu cachorro sofre de artrite? Preste atenção aos seguintes sinais, sobretudo, relacionados com a dor que essa doença provoca neles:

  1. O caminhar deles se torna mais lento. Por exemplo: nos passeios, ele começa a ficar atrás de você.
  2. O animal tem dificuldade para se sentar ou para se levantar. Ou prefere não se levantar para comer. E parece não encontrar uma postura mais confortável para ele.
  3. Perda de interesse pelas brincadeiras e pelos passeios longos demais.
  4. Ele demora mais a subir no carro, no sofá ou as escadas, coisas que antes fazia sem problemas.
  5. Ele está mancando. Ou se apoia mais em uma pata que na outra. Esse fato será mais perceptível quando o animal se levanta e começa a caminhar.
  6. Choraminga ou geme se você toca em certas partes das extremidades dele.
  7. Apresenta outras mudanças nos hábitos dele ou comportamentos. Entre eles: dorme mais, está sem apetite e irritadiço, lambe compulsivamente certas partes de suas patas, etc.

Consulte o veterinário se você suspeita que seu cachorro sofre de artrite

cao-veterinario-1

Diante da menor suspeita de que seu cão sofra de artrite, leve-o ao veterinário imediatamente. Se o profissional confirmar o diagnóstico, ele recomendará a você que trate o seu cão para que ele tenha uma melhor qualidade de vida. Por exemplo:

  • Remédios para a inflamação e a dor.
  • Alguns suplementos, como a glucosamina e a condroitina.
  • Uma dieta adequada para controlar o excesso de peso.

Da sua parte, não lhe dê medicação sem prescrição médica e muito menos se ela for feita para humanos. Procure proporcionar-lhe um espaço confortável para o descanso e passeie com ele por lugares onde o chão não seja duro demais. Além disso, não se esqueça de demonstrar a ele quanto você o ama através de mimos e palavras carinhosas.