7 vantagens de se viver com um cão idoso

cão idoso

Quando temos um animal de estimação sabemos que estamos nos tornando responsáveis por ele enquanto ele viver. E que, como é natural, iremos atravessar as diferentes etapas da vida dele, desfrutando do melhor que nos proporciona cada uma delas. Mas não devemos nos esquecer que nós, embora em um ritmo diferente, também envelheceremos e que os animais domésticos também nos acompanham nesse processo. Hoje falaremos sobre as vantagens de se viver com um cão idoso.

Os cães em idade avançada merecem uma segunda chance

cão idoso

Se você é um dos que ama conviver com animais domésticos, certamente não descartaria nem por um instante a possibilidade de adotar um cão idoso. Entretanto, muitas pessoas optam por um filhote por diversos motivos, com menor ou maior razão.

Convenhamos que em uma família com filhos pequenos, a lógica é para que ela se incline por um cão jovem, que possa acompanhar o ritmo das crianças. Entretanto, em lares onde vive um só indivíduo -ou todos os habitantes são adultos- não deveria ser descartada a opção de adotar um peludo “senior”, sobretudo se levarmos em conta que, segundo um estudo da Fundação Affinity, na Espanha por exemplo, 2 de cada 10 cães abandonados têm entre 7 anos ou mais.

Entre as causas pelas quais um cão idoso passa a viver na rua ou em uma associação protetora, está o falecimento ou alguma doença de seus donos ou diretamente o abandono por parte do donos, que já não querem mais ser responsáveis por um animal que está envelhecendo. Assim, pese bem isso e, se estiver em suas possibilidades, dê uma segunda oportunidade a um amigo de quatro patas adulto ou idoso.

Compartilhar o seu lar com um cão é sempre uma boa opção, qualquer que seja sua idade e a do bichinho. Por isso é importante que conheça as vantagens de viver com um cão idoso.

Bons motivos para adotar um peludo idoso

A chegada de um cão idoso ou adulto ao seu lar trará experiências diferentes, mas tão enriquecedoras como as que pode proporcionar um filhote ou um animal jovem. Por isso você deve se centrar na qualidade e não na quantidade de tempo que compartilhará com o peludo.

Além disso, se você também está somando cada vez mais anos a sua vida, certamente agradecerá por poder compartilhar seus dias com alguém que se move a um ritmo mais lento e que leva as coisas com mais tranquilidade.

Para continuarmos a te convencer, detalharemos alguns benefícios de viver com um animal de idade avançada. Anime-se! Estamos certos de que você não se arrependerá.

Vantagens de compartilhar seu lar com um cão idoso

  1. Um cão senior já está educado. Não deverá passar por longas e pacientes sessões de treinamento e, além disso, ele incorporará mais facilmente algo novo que você queira lhe ensinar.
  2. Se adaptará mais rapidamente a sua nova casa, porque já está acostumado a conviver com humanos e com outros animais domésticos.
  3. Demonstrará todo o amor e gratidão pela nova oportunidade que você está lhe dando. Não duvide de que será uma grande companhia.
  4. Sua personalidade não variará, como pode acontecer com a de um filhote; não haverá surpresas a esse respeito.
  5. Já alcançou seu tamanho definitivo. Não terá que se preocupar em quanto mais ele pode crescer.
  6. Se você não gostar muito de exercícios físicos esta opção lhe cairá como uma luva. Um cão idoso não requer tanta atividade física.
  7. Conhece os ritmos humanos. O mais provável é que ele não desperte no meio da noite, como pode acontecer com um exemplar jovem e inexperiente.

Dê um novo lar a um animal idoso

cão idoso

Então, se você está pensando em adotar um animal de companhia, não exclua de suas opções dar uma segunda oportunidade a um animal que está idoso. Nas associações protetoras eles saberão te aconselhar sobre a personalidade e sobre os cuidados que um animal nessas condições requer, para que você não se depare com situações inesperadas escondidas atrás de sua adoção.

Mas algo que você não precisa ter dúvidas a respeito é de que viverá uma experiência enriquecedora e que receberá carinho de montão adotando um amigo de quatro patas idoso. E quando chegar o momento de sua partida, como é a lei natural, ele te deixará as melhores lembranças.