8 coisas que você deve aprender com seu cão

aprender com seu cão

São fiéis, estão sempre ao nosso lado, tratam-nos como se fôssemos heróis… e além disso nos ensinam muitas coisas diariamente. Neste artigo, contaremos quais coisas você deveria aprender com seu cão, já que ele é o melhor professor!

Viver, como aprender com seu cão

Um cão tem uma ideia diferente sobre viver do que qualquer um de nós, e sem que você peça ele pode se transformar em um excelente professor. Só é questão de observá-lo e de se permitir aprender com seu cão suas principais máximas:

  1. Cada dia acorda com entusiasmo renovado

cao-e-familia

Seu pet não se preocupa com o trânsito, com o clima, com dinheiro e nem com nada… tudo o ele faz é desfrutar ao máximo e sempre está com um sorriso ou com uma cara feliz. Os cães não se aborrecem pela rotina. Você já viu o seu cão zangado alguma vez por ir ao parque brincar ou por sair para um passeio com você? É que para ele qualquer plano está excelente!

  1. Podemos cuidar do outro a qualquer momento

Outra boa lição para aprender com seu cão. Não importa a época do ano e nem a hora… ele sempre estará ao seu lado para te fazer companhia enquanto você estuda, come, vê televisão ou está na cama com gripe. Ele sempre terá tempo para cuidar de você e para te proteger. Você faz o mesmo com as pessoas que ama? As obrigações cotidianas muitas vezes não nos permitem dedicar algum tempo aos que nos rodeiam.

  1. Não se importa com pequenos acidentes do dia a dia

Um cão que sai para ir ao parque e retorna cheio de lama até o último centímetro de pelo se sentirá satisfeito, feliz e com vontade de repetir a experiência. Se ao caminhar ele pisa sem querer em uma poça de água, ele continua, não se preocupa, porque logo estará seco. Seu pet não tenta ter tudo sob controle e desfruta da vida tal como ela é. A diversão é o que vale a pena.

  1. O relaxamento é vital

Outra bela lição para aprender com seu cão. Entre os prazeres da vida para um cão está o de dormir ao sol ou no calor de sua cama durante o inverno. Faz quanto tempo que você não tira um tempo para uma soneca? Ou que sequer se deita no sofá para ler? O relaxamento para um animal é uma regra e não uma exceção. Sempre encontre tempo para descansar e recarregar suas energias.

  1. Ser leal e feliz é uma forma de vida

O cão é fiel por natureza, ninguém o ensinou e ele também não aprendeu com os humanos ou com outros animais. Sabemos que ele nunca falhará e que podemos confiar nele sob qualquer circunstância. Para os humanos é bem difícil aprender esta lição, assim como também a ideia de ser feliz o tempo todo. Sem desculpas para celebrar ou para sorrir, sempre veremos os cães encantados com algum brinquedo, um passeio ou com um pouco de sol que penetra pela janela. Nada de pensar em problemas ou em coisas tristes.

  1. Gratidão pela comida

comida-fresca-para-caes

Já viu a felicidade desmedida de um cão quando estão lhe servindo a comida ou quando ele sabe que chegou sua hora de jantar? Isso é algo difícil de entender para os humanos, já que todos os dias comemos. Mas na verdade nosso está pet nos ensinando algo muito importante: ser feliz por algo. Os detalhes não importam, ser grato por aquilo que nos oferecem é fundamental para ser feliz. Por isso, da próxima vez que se sentar à mesa para o almoço… salte de emoção! (ainda que não seja o seu prato favorito).

  1. O amor se demonstra

Quando você retorna para casa depois de ter ficado fora por todo o dia, ou mesmo se saiu apenas por algumas horas para resolver algo… seu cão estará tão alegre de te ver que não poderá conter isso. Tampouco poderá esconder seus sentimentos e vai tentar lamber seu o rosto ao ritmo de sua cauda, que se move de um lado para o outro. É que para ele não há nada melhor do que demonstrar ao outro o quanto o ama. Esta lição é a mais bonita de todas!

  1. Ser curioso é se maravilhar pela vida

Os cães são parecidos com as crianças porque tudo chama a atenção deles. Um papel que se move pelo vento, um inseto caminhando pela calçada, o ruído de uma buzina na rua… os animais querem mergulhar dentro de uma bolsa para saber o que há dentro e se emocionam se encontrarem um osso que enterraram há anos. Você também deve parar para observar as coisas bonitas que te cercam e para se sentir maravilhado por tudo isso.