8 raças de cães que adoram o calor

O calor é um problema para a maioria dos cães. Eles não suam e não podem regular a temperatura do corpo tão rápido como nós fazemos, portanto são propensos a sofrer problemas derivados das altas temperaturas e isso pode chegar a ser mortal. Entretanto, há cães que adoram o calor, em especial os de pelagem curta e focinho comprido. Mostramos alguns deles:

Pelado mexicano

De nome original, Xoloitzcuintle, é uma raça de cão proveniente do México que se caracteriza por ser integralmente calvo. Ele tem um valor histórico e cultural muito alto, supõe-se que a raça tem a sua origem há três mil anos.

Existe uma variedade com pelo, mas são os que carecem dele os que estão melhor adaptados ao calor. Entretanto, ele deve ser protegido do sol, porque sua pele é exposta e pode sofrer queimaduras.

É um cão amável e inteligente, resistente e de acordo com o seu tamanho, podem chegar a ser excelentes guardiões.

O Doberman

O Doberman é um cão muito imponente e belo, usado normalmente como cão de vigilância, tem um focinho grande e poderoso que lhe permite tolerar melhor o calor do que outras raças.

Ele é um cão enérgico e impulsivo, portanto ele vai precisar de um bom treinamento. Quando educados corretamente, são estáveis, sociáveis e equilibrados.

Como cão de família é um vigilante determinado, chegando a desenvolver uma devoção cega por seus donos, por isso pode se tornar muito dependente. É paciente com as crianças, mas devido a sua força e energia, poderia ficar brusco ao brincar.

Pointer Inglês

É um cão de origem inglesa, veloz, ágil e é dotado de um olfato muito apurado. É considerado por muitos o cão de caça por excelência.

Tem muita energia, é um caçador nato e a forma de seu focinho e tórax o faz muito resistente ao calor. Originariamente, nas exibições caninas só aceitavam Pointers e Spaniel.

O cristado chinês

O Cristado Chinês

Esta raça é muito querida pelas elites, pois apesar da ausência de pelo na maior parte do seu corpo, ele tem um porte elegante e sofisticado.

Como o pelado mexicano, esse cão também tem uma variante com pelo, o Powderpuff, que tem um manto abundante e esponjoso, que fazem parecer duas raças completamente diferentes.

As demais raças de cães sem pelo, parecem proceder da América do Sul, portanto acredita-se que foram mercadores que introduziram alguns dos exemplares do continente americano à China como presente para seus chefes ou para os nobres.

Com o passar dos anos e a mestiçagem, eles foram adquirindo o penacho, e também os pompons e é precisamente o penacho sua principal característica hoje em dia.

O Dinamarquês Gigante

Também conhecido como Dogue Alemão, é um cão muito reconhecido por seu tamanho gigante e personalidade nobre. É um cão musculoso, amigável e nada tímido.

Tem um custo de manutenção alto e uma média de vida muito curta, mesmo assim é um cão bem adequado ao calor devido a sua pelagem curta, seu focinho grande e um forte sistema respiratório.

Pischer

Da família dos doberman, é um cão musculoso de tamanho médio, com uma cabeça e focinhos magros. É de caráter ativo, atento e muito desconfiado com os estranhos.

Está acostumado a ser muito dominante, assim requerirá treinamento para obter uma convivência tranquila, mesmo assim são cães muito leais com seu dono e o protegerão em todo momento.

Lebrel Italiano

Pela sua pelagem curta, seu focinho comprido e uma conformação delgada, os Lebréis ou Galgos Italianos costumam estar muito bem adaptados para climas quentes.

É o menor dos Galgos, é acostumado a ser muito ativo e brincalhão durante a juventude, desenvolve dependência com os seus donos, com quem se mostra dócil e afetuoso.

Entretanto, é muito desconfiado com os estranhos.

Viringo

Viringo

Também conhecido como Cão Pelado Peruano, é uma raça originária desse país e muito usado como animal de companhia.

Mantém-se quente aumentando seu calor corporal três graus acima do nosso, motivo pelo que lhe atribuem propriedades medicinais, como se o contato com sua pele pudesse ajudar a aliviar as doenças causadas pelo reumatismo.

É uma raça tranquila, mas brincalhona e alegre, em geral são pacientes com as crianças. É considerado patrimônio nacional do Peru e se encontra bem protegido.