8 vídeos que nos ensinam a amar e a respeitar aos animais

Videos de animais

Ensinar o amor para com os animais é uma tarefa simples, mas que nos dias de hoje ainda está muito pendente em nossa sociedade. Na realidade, é tão simples que basta ensinar com o exemplo a se valorizar a vida de todos os seres da mesma forma.

Por isso, para ensinar o respeito e o cuidado com a natureza e com os animais, devemos nos conscientizar do valor da vida e, portanto, nossas crianças devem entender que os animais não são objetos que possam ser comprados, usados ou jogados fora.

Como já sabemos, a melhor educação é a que começa a partir de nós mesmos, assim o que temos que fazer é oferecer amor, cuidados e respeito a todos os seres vivos, sem exceção.

“A grandeza de uma civilização poderá ser julgada pela forma como ela trata aos seus animais”

-Gandhi-

Desse modo, ensinaremos as nossas crianças e as pessoas ao nosso redor o papel que desempenham na responsabilidade, no amor e no cuidado para com todos os seres. Por exemplo, se uma criança ver os animais como uma parte a mais da família, por exemplo um cão ou um gato, crescerá com a ideia de que ele é um igual e que não deverá nunca ser maltratado.

Por que devemos amar e respeitar os animais? Esses vídeos ensinam!

Assim, hoje lhes trouxemos uma seleção de vídeos que reúnem muitas razões que nos tocarão o coração e nos ajudarão a compreender a realidade do mundo no qual vivemos, e a importância do respeito e da consciência pela vida de todos os nossos companheiros de planeta. Vamos aos vídeos:

1. Um animal não é um brinquedo; é um ser vivo com sentimentos e necessidades

Estamos acostumados a agir sem pensar no dano que causamos aos animais que nos rodeiam. A paciência, o carinho e o cuidado são comportamentos e valores indispensáveis perante a vida.

“Acredito que os animais veem no homem um ser igual a eles, mas que perdeu de forma extraordinariamente perigosa o são intelecto animal, quer dizer, que veem nele o animal irracional, o animal que ri, o animal que chora, o animal infeliz”.

Friedrich Nietzsche –

2. Por sua capacidade de amar, de compreender nossas emoções e de nos ajudar a nos desfazer do orgulho e dos sentimentos daninhos

Esse maravilhoso curta nos mostra em seus estados mais puros os valores como a fidelidade, a amizade, a lealdade e o amor incondicional. Do mesmo modo, através de sua história compreenderemos que quando um animal entra em nosso lar sempre deve ser como um membro a mais da família.

3. Adote, não compre

Uma vida não se compra. Mas é que, além disso, comprando um animal estamos sentenciando a vida de outros muitos que formam parte da cadeia ou da sequência de criação. Do mesmo modo, há milhões de animais abandonados em refúgios, canis e em sociedades protetoras que ainda não tiveram uma oportunidade.

Esses animais estão enjaulados como consequência da compra maciça e impulsiva de animais, que depois seus donos não se responsabilizaram. Assim, o curta “Me leve com você” nos mostra a importância de adotar com o coração, pois sejam cães, gatos ou pardais, todos os animais são merecedores de amor e de respeito.

Continuando, apresentaremos a resenha e mais um dos vídeos:

Em um frio e escuro refúgio para cães, um jovem cão de caça está esperando o momento para ser adotado como os outros cachorrinhos do lugar. Ele quer um lar e um humano a quem amar. Entretanto, o tempo passa e o cão começa a perder a esperança. Até que um dia, quando a sorte finalmente brilha sobre ele, este fará todo o possível para deixar o lugar.

4. A companhia de um animal tem o poder de nos curar emocionalmente

Possivelmente “Tenho medo” é um conto pensado para crianças, mas… quantas vezes os animais nos resgataram de nossos fantasmas e de nossos medos? Provavelmente sempre, sem exceção.

Esse vídeo narra um conto protagonizado por Bruno, um menino que tinha muito medo da escuridão, dos monstros, de ruídos fortes, etc., entretanto, ele conseguiu superá-los. Mas… como ele conseguiu isso? Alguém com um grande coração lhe ajudou…

5. Os animais nos brindam sempre com seu amor incondicional

De fato, os animais constituem a definição mais pura e nítida do amor e do equilíbrio. Continuando, deixaremos um emotivo vídeo junto com uma entrevista atribuída a Madre Teresa da Calcutá:

Por que amar aos animais?

Porque o dão tudo, sem pedir nada.
Porque ante o poder do homem que conta com armas… são indefesos.
Porque são eternas crianças, porque não sabem de ódios… nem de guerras.
Porque não conhecem o dinheiro e se conformam apenas com um teto onde possam se proteger do frio.
Porque eles se fazem entender sem palavras, porque possuem um olhar que é puro como sua alma.
Porque não sabem de inveja e nem de rancores, porque o perdão é algo natural neles.
Porque sabem amar com lealdade e fidelidade.
Porque dão vida sem ter que ir a uma luxuosa clínica.
Porque não compram amor, simplesmente o esperam e porque são nossos companheiros, eternos amigos que nunca traem.
E porque estão vivos.
Por isso e mil outras coisas mais, eles merecem todo o nosso amor…!

6. Os animais não são um presente e nem um mascote, são um membro a mais da família

Uma família adota uma cadelinha para que esta faça companhia a sua filha pequena, mas decidem separar seus caminhos quando a cachorra se torna um incomodo. O curta-metragem “Gift” te fará refletir sobre o abandono animal através de uma analogia sobre a experiência de milhares de animais no mundo.

7. Por sua fidelidade

Esse curta narra como um cão enfrenta a todos os tipos de adversidades em pleno apocalipse zumbi com a intenção de localizar e proteger o seu pequeno dono. Ou seja, que o amor não tem limites para eles, por que teria que ter para nós?

8. O sentimento de amizade não conhece espécies e nem idiomas

A amizade não conhece barreiras, mas é que, apesar disso, é indispensável que cuidemos dela e que mantenhamos o zelo para com os detalhes dela a cada dia.

Através dessa compilação poderemos apreciar o valor do amor e do respeito pela vida dos outros seres vivos com os quais compartilhamos os nossos dias. É que viver nossa vida com o respeito por diferentes bandeiras é uma das experiências mais satisfatórias e enriquecedoras que teremos.