9 razões para adotar um gato

adotar um gato

Um gato ou um cachorro? Possivelmente você já tenha passado por este dilema em alguma ocasião. Talvez você goste mais dos cães, mas sabe que um felino se adaptaria melhor a sua vida ou vice-versa. Tenha você se decidido ou não, nós vamos te dar várias razões para adotar um gato que alegre sua vida.

Também há várias coisas com respeito aos gatos que você deve saber. Gatos são muito diferentes dos cães, a personalidade e comportamento deles serão muito distintos e você não poderá pedir a eles que lhe esperem junto à porta movendo a cauda ou que venham sempre que você os chame.

Razões para adotar um gato: por que um felino?

Gatinhos em gaiola

Embora sejam diferentes dos cães, não significa que não vão ser um excelente animal de companhia. De fato, há alguns aspectos relacionados ao cuidado que são mais simples do que os dos cães e que podem facilitar um pouco a sua vida.

A seguir uma lista com várias razões pelas quais adotar um gato é uma ideia brilhante:

São caçadores

Se de vez em quando na sua casa aparecem bichinhos ou algum roedor, não se preocupe, ter um gato será excelente. Os bichanos são caçadores inatos, perseguem tudo o que se move. E mais, até se não o perseguem, os roedores se sentem intimidados com a mera presença de um gato, por isso sairão correndo assim que virem o seu novo amiguinho.

São organizados

Diferente dos cães, os gatos são organizados e gostam de rotinas. Farão a mesma coisa todos os dias e na mesma hora e não serão atacados pela ansiedade que leva os cães, por tédio, a destruírem a casa. Isso não acontecerá com um felino.

São limpos

Uma das razões para adotar um gato é que eles são limpos e não precisarão ir ao pet shop como acontece com os cães. Eles se lavam sozinhos e sempre mantêm limpo seu espaço. Uma grande vantagem!

Não terá que levá-los para passear

Um gato não precisa sair para passear como um cão, isso é uma vantagem para aqueles que trabalham muitas horas e não ficam muito tempo em casa. Porém, o fato de não precisarem sair não significa que não devam fazer exercícios, por isso não se esqueça de brincar com seu felino para que ele exercite seus músculos.

Sabem onde devem fazer suas necessidades

Enquanto com os cães é necessário tempo e esforço para lhes ensinar onde devem fazer suas necessidades, com um gato é muito mais simples. É só colocar uma única vez um papelzinho impregnado com sua urina em uma caixa de areia. A partir desse momento, ele já saberá que esse será o lugar de fazer as suas necessidades.

São adaptáveis aos espaços

Um gato é flexível e poderá estar em qualquer lugar, no alto ou no chão, não importa. Não irá esbarrar em nada e poderá chegar aos cantos mais inóspitos. Não precisará de um espaço grande para se sentir confortável e nem para correr.

Podem ficar sozinhos

Em uma saída de fim de semana você não terá que se preocupar sobre onde deixar o seu gato, pois eles podem ficar sozinhos tendo comida e água. Embora o melhor é que algum familiar ou amigo o visite, porém não acontecerá nada com o seu bichano se ele ficar sozinho por dois dias.

São silenciosos

Infelizmente, há muitos vizinhos que se queixam de tudo e quando se tem um cão, isso costuma ser um problema. Um gato, entretanto, é silencioso, por isso não irá despertar a ira dos vizinhos. Também não incomodarão com barulhos durante a noite, embora seja possível que eles se te acordem com uma massagem noturna ou matutina.

São carinhosos

Menina beijando gato

Entre as razões para adotar um gato, e apesar da fama deles de independentes, você deve saber que eles são muito carinhosos e que sempre irão te buscar quando precisarem de carinho, o que não será muito frequentemente. Porém, não espere que ele faça o mesmo por você, daí a fama de independentes dos gatos.

Ainda está em dúvida se deve adotar um gato? Como vê, atrás destas razões para adotar um gato, só há vantagens. Além disso, a espécie felina conta com exemplares de diferentes cores, tamanhos e pelagem, o que torna a escolha muito mais fácil. Não pense mais e adote um felino, estamos certos de que você não irá se arrepender.