A cauda dos gatos pode revelar seu humor?

A cauda dos gatos é um grande indicador de seu estado de espírito. Mas esse sinal dos nossos gatinhos não deve ser interpretado sozinho. Para ter uma mensagem mais clara, observe também a posição do pelo, das orelhas, das pernas e até mesmo dos olhos. Todos eles desempenham um papel muito importante para entendermos como o nosso amiguinho está se sentindo. 

Por exemplo, não é a mesma coisa a cauda alta e as orelhas paradas, do que elas em movimento.

Enquanto a primeira posição pode obter atenção e talvez um pouco de mau humor, a segunda significa que seu gato está pronto para se divertir com você.

Os olhos também são um complemento muito importante para que você possa entender o seu amigo. Se seu gato está com os  olhos dilatados e sua cauda está arrepiada, ele pode estar de mau humor, e pode até significar uma possível, e futura, pequena agressão.

E ronronar? Um gato miando, com o rabo entre as pernas, definitivamente não é um bom sinal. Os gatos tendem a adotar tal postura quando recebem algum castigo.

Mas os gatos… quando eles usam a linguagem corporal? O tempo todo. Principalmente quando eles estão com outros de sua espécie ou estão brincando.

Portanto, é importante para os donos reconhecer o significado que a posição da cauda dos gatos tem.

Aprender esta informação não só permitirá que você saiba interpretar o humor dos seus animais de estimação, mas também é a melhor maneira dos animais se comunicarem com seus donos.

Através da cauda, os gatos nos dizem o que sentem e o que eles querem. Então se você aprender a interpretá-los… a relação será muito mais agradável.

Observe o rabo dos gatos

Aprenda a observar os sinais corporais do seu gato

Como dissemos no início, a cauda dos gatos pode nos dar algumas pistas sobre o que se passa na cabeça deles. Em seguida, observe mais as posições conjuntas que o gatos mantêm. 

Por exemplo, se o rabo de gato está na vertical, certamente, seu humor é alegre e ele vai tentar fazer você notar isto. Já o oposto, se a cauda está na mesma posição, mas os seus pelos estão eriçados, indica que seu gato está muito zangado.

Mas se o rabo está na posição horizontal, a mensagem é: “pode me tocar, mas com cautela, não me sinto completamente seguro”.

Por outro lado, certamente, mais de uma vez, você já observou que seu peludo coloca a cauda entre as patas traseiras. Talvez nesses momentos você já se perguntou o que ele quis dizer. Os gatos com a cauda nesta posição indicam submissão.

Nesse sentido, a mensagem é clara: definitivamente, ele se sente assustado e um pouco irritado. A melhor coisa que você pode fazer é deixá-lo calmo. Não se surpreenda se ele se esconder, ele só quer ficar no espaço dele.

E se meu gato passa a cauda em minhas pernas? Provavelmente seu gato está feliz e quer que você o perceba. A maneira dele demonstrar isso é movendo lentamente sua cauda. Este movimento é, possivelmente, acompanhado de um ronronar ligeiro e alguns outros miaus.

Outras posiçõesOutros sinais corporais do gato

Cauda curvada, como se fosse um ponto de interrogação; seu gato quer brincar com você. Ele se sente de muito bom humor e, através dessa posição, etenta fazer com que você note.

Nesse sentido, o melhor é você fazer uma pausa e aproveitar a disposição do seu gatinho. Pegue um de seus brinquedos favoritos e divirta-se.

Cauda em posição mais baixa; cuidado. Uma cauda para baixo, em linha reta, pode ser um sinal de agressão. Apesar de que, tudo depende da raça do gato.

yPor exemplo, os persas tendem a manter suas caudas baixas e isso não significa que eles estão de mau humor.

Cauda chicoteando de um lado para outro. Em gatos, este movimento contínuo indica medo e agressão. É melhor ficar longe.

Cauda chicoteando suavemente. Se a cauda do seu gato está balançando lentamente, com certeza ele está se concentrando em um objeto, e quando menos se espera, ele vai dar o bote. Eles geralmente tendem a empregar este movimento quando observam alguma presa.

Caudas entrelaçadas. Como as pessoas, os gatos também se abraçam. Para essa finalidade, eles esfregam suas caudas como se eles as entrelaçassem. Esta posição indica confiança e amizade.