A história de TinTim

Certamente você se lembra de Lassie, o cão da raça Collie que roubou todos os nossos corações. Mas houve outros filmes e histórias de cães que talvez você não se lembre muito. Este é o caso de TinTim, um pastor alemão amigável. Neste artigo, vamos contar a história deste animal cativante para saber de onde surgiu essa história. Vai ser uma viagem interessante ao longo do século XX.

Pastor Alemão
Diz-se que TinTim foi o primeiro cão famoso e, até mesmo, poderia ter salvo a Warner Bross de uma falência. Além disso, nos anos em que a raça Pastor Alemão não era muito famosa, TinTim fez com que todos, incluindo as crianças, amassem a raça.

TinTim foi abandonado pelos alemães que viveram durante a Segunda Guerra Mundial em uma trincheira. Um oficial americano chamado Lee Duncan o adotou e deu-lhe o nome de TinTim, que tirou das pequenas que as crianças davam de presente aos soldados durante a guerra.

Curiosamente, Lee era um treinador de cães policiais, então depois de fornecer os cuidados necessários desde que TinTim era um filhote, ele o treinou como se fosse um cão policial. Inteligente, TinTim não demorou muito para se manifestar fazendo estes testes. E aprendeu muito, bem acima de outros cães, com resultados espetaculares.

Lee fez um vídeo de avanço de TinTim e estas imagens logo chegaram a mídia, que não pode ignorar o inteligente animal. Ele atuou em 22 filmes até que morreu, em 1932. Houveram outros cães que o sucederam (até 4), treinados da mesma maneira e com características semelhantes.

As Aventuras de  TinTim

Após o sucesso do filme, foi criada uma série chamada “As Aventuras de Tintim”, estrelado por ator mirim Lee Arker que retratou Rusty, um órfão que foi criado por soldados. Rusty e seu pastor alemão TinTim, ajudaram os soldados a manter a ordem. Isso criou uma série de anedotas, algumas vezes engraçadas, que chamaram a atenção do público e fez as pessoas continuassem seguindo esta série.

A série tinha um elenco de atores conhecidos e foi tão bem sucedida que o personagem de TinTim passou a se tornar uma herança da geração,  já que o quarto TinTim era um descendente direto do original.

Outros cães prodígio

Collie Escocês

  • Lassie. Foi uma cadela da raça Collie que estrelou em uma das melhores séries de TV que utilizavam animais.
  • Rex. Um pastor alemão que era detetive da polícia e tinha um sexto sentido apurado. Isso fazia com que a série de TV que levava seu nome fosse intrigante e cativasse o público, atingindo máxima audiência semana após semana.
  • Beethoven. Foi um São Bernardo, que fez um dos filmes mais amados da história do cinema.  As pessoas simplesmente amavam a raça pelo caráter amistoso e adaptável que acabou sendo conhecida como característica da raça.
  • Marley. Foi um labrador que compartilhou bilheteria com atores tão conhecidos como Jennifer Aniston.
  • O cachorrinho do papel higiênico. Quem não se lembra este cão amado puxando um rolo de papel higiênico, espalhando por toda a casa?
  • Hachiko. Era um cachorro da raça akita que ficou durante anos à espera de seu dono que morreu em um acidente. O cão aparecia todos os dias à hora agendada diária na porta da estação, ficou conhecido por um dos filmes mais tristes da história.

São muitos os cães que têm sido utilizados em filmes, séries de televisão e comerciais. Sem dúvidas, muitos deles deixaram uma marca em nossas vidas, alguns nos acompanham há anos desde a nossa infância.