A ilha de Hokkaido no Japão, lar de animais exóticos, únicos e preciosos

Na fronteira norte do Japão encontra-se Hokkaido, a maior ilha nesta parte do arquipélago. É conhecida por seus esportes de inverno. Além de sua cultura, lazer e atrações turísticas, essa ilha tem entre os seus habitantes algumas criaturas exóticas que só podem ser encontradas lá. Nós convidamos você a conhecer a ilha de Hokkaido no Japão, lar de animais exóticos, únicos e preciosos.

A maioria destes animais exóticos são algumas subespécies de outros mais conhecidos que estão, principalmente, no Norte Asiático, enquanto outros são espécies únicas da ilha de Hokkaido. O que todos eles têm em comum é o fato de serem animais muito graciosos.

Ezo Momonga

Um esquilo voador único da ilha Hokkaido. Ele tem olhos escuros e enormes, com formato de amêndoas, contrastando com sua cor creme ou cinza, da pelagem abundante.

Sendo um animal muito especial, tem sido usado como mascote para vários produtos, incluindo um cartão recarregável para transporte público, ele é, também, o representante animal da ilha.

Shima Güenaga

Um pequeno pardal de cauda comprida cuja plumagem é praticamente branca.

O que o diferencia de seus parentes que moram em outros pontos do arquipélago, é que o Shima Enaga não tem algumas penas marrons que circulam os olhos, sendo neste completamente brancas, exceto o detalhe de sua cauda preta.

A prole destas aves tende a ter penas pretas sobre os olhos, mas quando se tornam adultas, elas desaparecem. Seus pequenos olhos destacam-se como duas gotas negras em sua cabeça.

É muito comum encontrá-lo desde as planícies até as montanhas. Quando não é época de acasalamento da espécie, eles podem ser vistos em pequenos grupos que se movem entre os galhos das árvores.

Raposa vermelha de Hokkaido

Raposa Vermelha de Hokkaido

A mitologia japonesa está cheia de animais fantásticos, seres que representam diferentes espíritos. Kitsune é o espírito da floresta e é representado por uma raposa.

Desde tempos imemoriais tem havido uma estreita relação entre os humanos e as raposas. Os antigos acreditavam que elas tinham o poder de se transformarem, principalmente, em mulheres bonitas.

O Japão tem duas espécies de raposas relacionadas com as raposas vermelhas em toda a Eurásia. Uma delas está localizada na Ilha Norte. É um animal de pelagem avermelhada e abundante, e que é geralmente amigável. Muitos turistas vêm para tirar fotografias com estes belos animais.

Esquilo-vermelho Hokkaido

Este esquilo é uma subespécie do esquilo vermelho euroasiático, que vive entre a Ásia e a Europa. O engraçado é que alguns exemplares do esquilo-vermelho podem ser encontrados somente na ilha de Hokkaido.

Eles tendem a realizar acrobacias impressionantes nas florestas da ilha, saltando de uma árvore para outra. A pelagem desse animal exótico tem a mesma coloração da pelagem da raposa-vermelha. O ideograma em Japonês deste animal peculiar significa literalmente “rato de castanhas”.

Ezo Naki Usagi

Seu nome significa “coelho chorando” e é uma subespécie da Pika do Norte, um pequeno roedor que vive no Norte da Ásia e Japão.

Como o seu nome implica, os “Pikas” são animais que inspiraram o personagem Pikachu, da série Pokémon. Ele come durante os meses mais quentes e armazena ervas que serão usadas no frio inverno. Ele poderia ser confundido com um hamster, mas tem a cauda muito peluda.

Lizuna

Lizuna

Essa doninha é uma subespécie que prefere climas frios como o de Hokkaido, da Sibéria e do norte da Escandinávia.

Quando o inverno chega, elas têm a particularidade de mudança de cor de sua pelagem marrom para completamente branca, isto serve como uma camuflagem na neve e, assim, elas são capazes de enganar os predadores.

Como as raposas, estes animais têm um significado particular na mitologia japonesa. Por incrível que pareça, essas criaturas tendem a ser sinônimo de mau presságio e eram tidas como mensageiras de más notícias.

Ezu Fukuro

Ezu Fukuro é uma subespécie da Coruja da Sibéria. O nome desta ave tem uma estreita relação com a ilha, já que o nome histórico de Hokkaido é Ezu.

Normalmente fazem ninhos em árvores ocas que existem nas florestas do Norte. Sua principal fonte de alimento são os roedores, alguns dos quais estão nesta mesma lista.

Apresentamos a você a ilha de Hokkaido no Japão, lar de animais exóticos, únicos e preciosos. Esperamos que tenham gostado.