A importância de agasalhar os cachorros

Este é um tema um tanto polêmico. Muitas pessoas consideram que usar roupas em cachorros nada mais é que um ato de vaidade do dono do que uma verdadeira necessidade do cão. Por isso, agora vamos colocar um pouco de luz sobre o assunto e considerar algumas opções que devem ser valorizadas na hora de agasalhar os cachorros.

A seguir nós vamos dar alguns conselhos sobre como proteger seu animal de estimação do frio, pois isso é necessário. Falaremos quando é melhor fazer isso porque, além da moda, existem condições, especialmente as climáticas, que afetam a saúde do bichinho. E é melhor levá-las em consideração.

Cachorros de pelo muito curto ou sem pelo

Como agasalhar cachorros de pelo curto

As raças de pelo muito curto ou sem pelo são exclusivas de climas tropicais. No entanto, devido aos processos de criação ou do deslocamento de certos criadores, acabaram vivendo em situações climáticas que oferecem condições para as quais não foram preparadas.

Por exemplo, locais onde há neve, clima muito úmido, onde chove muito, ou seja, que não são apropriados para a criação desse tipo de cachorro, uma vez que eles não podem contar com a proteção necessária e acabam sofrendo com a exposição prolongada a essas condições, especialmente o frio em excesso.

Portanto, se você tem um cachorro com esse tipo de pelagem e vive em uma localidade com condições que não sejam as tropicais (que são os países situados próximos à linha do equador e onde o clima é mais quente), o melhor será que procure por alguma forma de fonte externa de calor para seu animal de estimação, como, por exemplo, jaquetas, camisetas, cobertores e conte com um sistema de aquecimento.

A idade é importante

A idade do cachorro também é um fator que deve ser levado em consideração no momento de decidir se você vai usar ou não um agasalho para protegê-lo.

Os cachorros mais velhos, assim como os filhotes, têm um sistema de imunidade mais delicado e são mais propensos a desenvolver doenças por causa do frio. 

Assim, é interessante agasalhá-los e evitar que durmam diretamente no solo. Para evitar isso, arrume um colchão ou uma pequena cama.

Leve em consideração o estado de saúde

Os cachorros com problemas nas articulações, como artrose ou artrite, necessitam de uma proteção maior, pois o frio e a umidade aumentam a dor, que é um produto dessas doenças.

O mesmo acontece com os cachorros que estão doentes, seja devido a uma infecção, seja por estarem em fase de recuperação de uma cirurgia, tenham outra condição especial ou simplesmente por não responderem muito bem às mudanças climáticas.

Muitas vezes as doenças dos animais se agravam porque não temos a consciência de que, quando eles não estão bem, consequentemente seu sistema de imunidade está baixo e, por isso, precisaam de proteção extra para superar aquela doença que os está afligindo.

Quando dão demonstração de que sentem frio

Os cachorros não podem lhe dizer com palavras quando sentem frio. Não importa se eles têm pelo longo ou grosso, mas se perceber que estão sentados e tremendo, o melhor é que lhes dê um agasalho para evitar que fiquem resfriados.

Abrigue-os à noite

Agasalhando um cão a noite

A temperatura tende a ficar muito mais baixa durante a noite e nessas ocasiões nem sempre temos consciência de quanto está gelado, uma vez que dormimos de roupa, todavia, para os cachorros que dormem sem qualquer proteção, o frio pode chegar a ser forte demais.

Dessa maneira, é melhor que você forneça ao seu cão um cobertor ou o abrigue quando perceber que a temperatura começa a abaixar.

Arrume um bom lugar para ele dormir

No chão, em especial se o piso é de material como porcelana ou cerâmica, é possível que as temperaturas fiquem muito baixas.

Não importa se você cobre o lugar onde ele dorme com uma colcha ou cobertor, o melhor é que utilize uma pequena cama ou um colchão que o permite ficar afastado alguns centímetros do solo e possa conservar melhor o calor.

Isso é fundamental se você viver em um local que alcance temperaturas muito baixas e não tiver um bom sistema de aquecimento.

Considere que, além de agasalhos, cobertores também são acessórios que ajudarão a manter seu animal aquecido e evitar o desenvolvimento de doenças ao combater a exposição ao clima excessivamente gelado.