A Lagarta do Pinheiro: um perigo mortal para o seu cão

A Lagarta do Pinheiro é uma larva, como uma traça, encontrada nas árvores, principalmente nos pinheiros. Os cães gostam de brincar com elas e golpeá-las com suas patas. Quando elas se machucam, as larvas secretam um veneno ácido que pode matar nosso animais de estimação. Por esta razão, você deve estar muito atento a Lagarta do Pinheiro: um perigo mortal para o seu cão.

A intoxicação em cães por este tipo de larvas é muito comum, especialmente durante os meses de fevereiro à abril, que é a época do ano quando também podemos encontrá-las em áreas urbanas.

Os gatos, por outro lado, parecem ter medo desta larva. Portanto, é muito incomum eles serem envenenados. No entanto, você tem sempre que estar em alerta.

Então, compartilhamos alguns fatos sobre a Lagarta do pinheiro, uma larva que pode se tornar mortal.

Onde fica a Largarta do Pinheiro?

Cães e lagartas do pinheiro, cuidado!

Dependendo da época do ano e da temperatura, esta lagarta, em tempos de calor, pode estar pendurada nos galhos das árvores, formando pequenos brotos que se assemelham a bolas de algodão.

A Lagarta do Pinheiro é geralmente encontrada em pinheiros e é muito comum no Sul da Europa, especialmente na Espanha e em Portugal, parte da França e em partes do Mediterrâneo.

Durante a primavera devemos estar especialmente em alerta. Nesta época do ano, elas podem envenenar seu cachorro uma vez que as larvas já se desenvolveram e começam a descer das árvores em busca de alimento.

A lagarta adulta pode chegar a até 3 centímetros de comprimento (no mínimo) e é coberta de pequenos pelos que se assemelham a penas. Sua forma lembra a de uma centopéia.

Nos seus pelos há um poderoso veneno, que se entrar em contato com a pele, ou se ingerido, pode causar sérios danos à saúde e, se não tratado a tempo, pode ser mortal.

Sintomas

Um cachorro que ingeriu o veneno deste tipo de larva, certamente apresentará um forte salivação e uma severa reação alérgica.

Você vai notar que ele se coça constantemente, os lábios, a boca e até a cabeça, começam a inchar. Esses sintomas podem causar uma diminuição da pressão arterial, que por sua vez, pode levar a um choque e até mesmo a morte.

Cães que sobrevivem ao primeiro estágio, geralmente desenvolvem uma infecção da língua e/ou garganta. Mais tarde, provavelmente, ocorre gangrena e perde-se alguma parte do membro gangrenado.

Primeiros socorros e prevenção

Primeiros socorros a cães envenenados

Em caso de envenenamento, não se esqueça de praticar alguns procedimentos de primeiros socorros.

Enxágue a boca do seu animal de estimação com muita água quente, para remover as toxinas. Lembre-se de colocar luvas, já que se o veneno entrar em contato com a sua pele, pode ser prejudicial, especialmente se você é alérgico ou asmático.

Se seu cão foi envenenado pela Lagarta do Pinheiro, ele deve ser levado urgentemente a um veterinário, para que seja aplicado o tratamento necessário. Como mencionado anteriormente, o seu veneno pode ser letal para animais.

Este tipo de larva, muitas vezes se torna uma praga, que não afeta apenas os animais, mas também as árvores e os seres humanos.

Em muitos lugares, ela é combatida com pesticidas. Mas se você observar bolsões desta larva pendurados em arbustos, informe às autoridades para que elas possam tomar as medidas adequadas.

Se você costuma passear com seu cachorro, tenha muito cuidado. Durante a primavera, a Lagarta do Pinheiro é abundante em determinadas regiões. Por isso, evite andar com seu animal de estimação por áreas arborizadas e não o perca vista.

Ao passear com seu cão, verifique se ele não foi envenenado. Nesse sentido, um sinal de alerta que você pode identificar facilmente, é verificar a língua do animal, que muitas vezes apresenta inchaço grave.

Se você não se sentir seguro em relação a presença das larvas, coloque uma focinheira em seu cão, para que o veneno não possa alcançar a boca.

Finalmente, se você tem um pinheiro em casa, e você notar claramente os casulos em seus ramos, contate imediatamente uma empresa de controle de pragas, que irá ajudá-lo a se livrar das larvas.

Como você pode notar, a Lagarta do Pinheiro é um perigo mortal para o seu cão e toda a atenção quanto a isso é pouca.