A ordem de espera no treinamento do cão

O comando de “espera” no treinamento do cão, instrui que seu cão deve se conter. Isso é útil para evitar que ele saia sem permissão e é muito fácil de ensinar. Ao utilizar esta palavra, você evita algumas dores de cabeça e faz com que o seu cachorro seja mais educado e assim possa obedecê-lo. Abaixo, o Meus Animais compartilha algumas dicas que você poderá colocar em prática com seu animal de estimação.

Quando utilizar o comando de espera?

cão-obedece-chamado2

Para ensinar ao seu cão o comando de espera, não é necessário qualquer equipamento especial. Você apenas precisa de paciência e terá que, depois, dar a ele alguma recompensa, tal como biscoitos caninos. O importante é que seu animal de estimação aprenda a obedecer ao comando.

Mas lembre-se que para que isto ocorra, ele deve sentir-se seguro e associar essa palavra com uma situação positiva.

Portanto, se depois de dizer a palavra “espera” o seu cão respeita e obedece a ordem, sem dúvida, você deverá recompensá-lo. E, por isso, nada melhor do que algumas porções de sua comida favorita ou um agrado especial.

Você vai notar que isto incentiva seu amiguinho a se adaptar ao comando mais facilmente.

Em geral, é recomendável que este comando seja ensinado desde cedo. Os filhotes aprendem muito rápido esta ordem. Portanto, é importante treiná-lo desde a infância. Caso o seu animal de estimação já seja adulto, melhor mesmo é ter paciência.

Mas nem tudo está perdido. Com amor e dedicação, e com o passar do tempo, certamente ele poderá obedecer a ordem sem inconvenientes.

O comando de “espera” no treinamento de um cão pode ser usado em várias situações. Você pode usá-lo antes de deixar o seu cão sair para o quintal ou quando você pretende ir caminhar com ele. Ele também pode ser usado quando você estiver alimentando seu animal de estimação.

Dessa forma, você controla a ansiedade dele, evitando assim que ele pule, e ajudando-o a entender que ele deve esperar alguns segundos para receber a sua refeição.

A ordem de espera é muito eficaz quando você tem muitos cães em casa. Imagine que uma visita toque a sua campainha e que todos os seus cães saiam correndo e latindo, ou pior ainda, o que aconteceria se você levasse o seu cachorro no carro e quando você abrir a porta ele salta inquieto.

Esta palavra, no treinamento do cão, também é usada quando seu animal de estimação tiver que esperar fora de uma loja. Se você der a ordem, certamente ele tentará se acalmar, ainda que por apenas mais alguns segundos.

Talvez, nessa situação, não seja tão eficaz, mas ainda assim poderá ser utilizado. Então, lembre-se: se você for às compras e você tiver que deixar seu cão fora da loja, o melhor é que você não demore muito tempo, ou que na sua ausência deixe seu amigo canino em casa.

Assim você evita que o seu cão se estresse, brigue com outros cães ou, na pior das hipóteses, que alguém o roube.

Como usá-lo? 

cão-amarrado

O comando de treinamento de um cão é muito fácil de usar. Uma sessão de treino a parte não será necessária para ensinar o seu cão.

Por exemplo, quando seu animal de estimação estiver pronto para sair na rua, ou da casinha, comece a utilizar a palavra “ espera”. Abra um pouco a porta e se o seu cão se lançar para sair, feche a porta rapidamente e execute o comando novamente.

Sempre que você for sair com seu cão, abra um pouco a porta, e se seu cão correr para sair, feche-a rapidamente e execute o comando.

Nos estágios iniciais de formação, a recompensa, como já antecipamos, é muito importante. Tenha sempre em mãos alguns petiscos para presenteá-lo sempre que ele responder ao comando.

Quando você disser ao seu cão para esperar e não obtiver resultado, você deve decidir se tenta novamente ou abre a porta, em seguida, use uma palavra que o faça saber que ele se sentirá bem se seguir a ordem. Talvez você possa tentar palavras como “livre” ou “vamos”.

No momento em que seu cão começar a “esperar” quando requisitado, faça-o esperar mais alguns segundos antes de liberá-lo. Pouco a pouco, comece a abrir a porta, sempre um pouco mais.

Depois de praticar este exercício por alguns dias, seu cão deve ser capaz de ficar parado com a porta aberta até que você dê a ordem “livre” ou “vamos” indicando assim, que ele agora pode deixar a casa.