A osteoartrite canina

A osteoartrite canina

Temos feito grandes avanços na medicina veterinária. Novas formas de diagnóstico e tratamentos modernos têm dado aos veterinários mais poder na busca, na prevenção e no tratamento das enfermidades que acometem nossos animais de estimação. A seguir, falaremos sobre uma doença que afeta muitos cães, a osteoartrite.

Algo importante no cuidado e prevenção das enfermidades está na melhora da educação do cuidador e na disposição do mesmo em oferecer uma melhor atenção a seus animais.

A idade não é uma enfermidade, mas predispõe nossos animais de estimação a sofrerem de doenças. Por exemplo, o fato de que os animais ficam mais lentos com a idade é causado por doenças degenerativas e uma das mais frequentes e comuns é a artrite canina ou osteoartrite canina.

O que é a osteoartrite canina?

A osteoartrite é uma enfermidade degenerativa não inflamatória das articulações. A artrite pode ser caracterizada pela degeneração da cartilagem, resultando no contato osso com osso dentro e/ou ao redor das articulações afetadas.

Cachorro de óculos

As Doenças Articulares Degenerativas (DJD em sua sigla em inglês) são um problema comum em animais de estimação mais velhos. As DJD podem ser tão leves como escutar o clique de um joelho ou tão graves como um caso de displasia de quadril crônica.

Tanto proprietários como veterinários estão fazendo um grande trabalho para manter nossos bichos de estimação saudáveis, precisamente para evitar casos em que os animais tenham que ser sacrificados devido à má qualidade de vida, provocada por um caso grave de artrite incapacitante.

Como posso saber se o meu cão tem DJD?

Como você pode saber se o seu animal de estimação está sofrendo de um caso de doença articular degenerativa? O sintoma mais comum é a lentidão cada vez maior do animal. Alguns cachorros podem não ser capazes de executar atividades como subir as escadas como costumavam fazer antes, ou podem ter dificuldade para se levantar depois de esterem deitados.

Se você observar problemas quando o seu cão realizar movimentos em superfícies escorregadias, saltando dentro e fora de veículos, pulando para cima e para baixo de móveis, pode ser um mau sinal.

A maioria desses cães são mais velhos, porém a osteoartrite canina também é uma doença que pode afetar os cães mais jovens.

Quais são os sintomas da osteoartrite canina?

Entre os fatores de risco, estão:

  • Idade avançada;
  • Lesões traumáticas;
  • Defeitos de nascimento;
  • Complicações pós-operatórias de cirurgias ortopédicas.

 

Golden

Os sintomas podem incluir:

  • Postura rígida, seja deitado, sentado ou caminhando;
  • A relutância em realizar exercícios físicos;
  • Inchaço nas articulações;
  • Som de um clique ou estado na articulação ou articulações afetadas.

A gravidade dos sintomas e como eles afetam a qualidade de vida de seu cão, muitas vezes pode ser o único fator determinante da maneira escolhida pelo seu veterinário para lidar com o problema. Muitos animais com artrite crônica têm perda de massa muscular e aumento da fraqueza devido à diminuição do uso da extremidade ou extremidades afetadas.

O que devo fazer se acho que meu cão tem osteoartrite?

A primeira coisa que deve fazer se notar que o seu cachorro exibe qualquer um dos sintomas de forma regular é consultar o seu veterinário de confiança. Ele ou ela será capaz de determinar se os sintomas que você observou são de fato devido a uma doença articular ou artrite e podem ser a causa de outro problema subjacente.

Em muitos casos, fazer um diagnóstico requer uma minuciosa revisão do histórico clínico, exames, radiografias ou, inclusive, análises de sangue. Um diagnóstico de doença articular degenerativa ou artrose garantirá uma avaliação mais aprofundada para determinar a causa subjacente do problema, como displasia de quadril, subluxação patelar e outras condições predisponentes.

O problema subjacente poderá ou não ser corrigido em função da situação individual e gravidade do caso. O principal objetivo do tratamento será sempre fazer com que o animal de estimação leve uma vida o mais cômoda possível.