A personalidade de seu cão segundo sua forma de dormir

personalidade de seu cão

Que os cães dormem muito, incluindo as sonecas, isso não é novidade. Mas você já reparou na posição que ele habitualmente fica para descansar? Dê atenção a isso, porque sua forma de dormir pode revelar muito da personalidade de seu cão e da confiança que ele sente por você e pelo ambiente onde se encontra.

Informação sobre os cães na hora de dormir

Para os nossos amigos de quatro patas, é muito importante ter um bom descanso.

O tempo que um cão dedica para dormir varia em relação a seu tamanho, sua idade e a atividade física que fez. Em média, ele necessita de entre 12 e 14 horas de sono.

Os exemplares adultos dormem, em geral, 8 ou 9 horas, e depois tiram várias sonecas durante o dia.

Os filhotes, por sua vez, como gastam muita energia, passam boa parte do dia nos braços de Morfeu (em torno de 18 horas).

A posição que um cão adota para dormir pode revelar muitas coisas sobre sua personalidade. Saiba mais detalhes.

A personalidade de seu cão se revela pela posição que ele adota enquanto dorme

dormir-com-um-cao

Mas, além da quantidade de horas que dorme, é a posição em que o faz que pode lhe dizer algumas coisas sobre a personalidade de seu cão.

A seguir, detalharemos as principais posturas que os cães costumam adotar enquanto descansam, e seus possíveis significados.

De lado

Quando um peludo dorme de lado, quer dizer que ele está à vontade em seu entorno e seguro de si mesmo. Por ser uma posição cômoda, isso denota que o animal se sente feliz e despreocupado. Mas também significa que confia em você e que é muito leal.

Dormir de lado, além disso, é também uma postura bastante habitual nos cães de rua que, infelizmente, se acostumaram a não ter um lar. Por esse motivo, é como se tivessem desenvolvido a capacidade de se sentirem cômodos em qualquer lugar.

Corpo dobrado e encolhido

Uma das formas mais comuns de dormir que os peludos têm é com seus corpos dobrados e encolhidos. Assim eles mantêm o calor de seus corpos. Também é uma forma de proteger seus órgãos vitais e outras partes do corpo, como a garganta.

Se seu peludo for dos que se encolhe para descansar, certamente é um animal dócil e bem-disposto.

De barriga para cima

Quando um cão dorme de barriga para cima e com as pernas abertas, isso demonstra que ele é um bichinho que se sente relaxado e seguro de si mesmo e de seu entorno.

Leve em conta que, quando um cão está de pança para cima, ele se encontra em estado de vulnerabilidade. E se ele costuma dormir nesta posição, é um cão feliz e confiante, absolutamente convencido de que nada de mau pode ocorrer no lugar onde se encontra.

Barriga para baixo

Esta postura é a que costuma adotar um cão quando o sono não é muito profundo. Por isso, os peludos costumam dormir de barriga para baixo quando tiram uma soneca. É uma maneira de poder estar alerta ao que acontece ao redor.

Os cães que escolhem esta posição são, geralmente, dóceis e tímidos. Mas também são animais com muita energia, que estão sempre preparados para brincar e passear.

Desmaiado

Esta postura de “knock-out” é a que se pode ver em cães que fazem grande atividade durante todo o dia ou naqueles que têm muito calor. Eles se deitam de costas para “se esfriarem” mais rapidamente.

Em relação a sua personalidade, são animais seguros e relaxados, que se adaptam com facilidade a diferentes situações e ambientes.

Esticado

Esta é a posição que costumam utilizar para o descanso os filhotes que têm muita energia e que estão motivados e contentes.

Consiste em dormir de barriga para baixo e com as patas, tanto as dianteiras como as traseiras, estiradas, quase como se estivessem voando.

Outras considerações sobre o descanso dos cães

levar-seu-cao-para-passear

Independentemente da personalidade de seu cão, leve em conta que, para que ele tenha um bom descanso, você deve garantir que ele realiza suficiente atividade física e mental durante o dia. Isso pode ser obtido com:

  • Passeios
  • Exercícios
  • Jogos de inteligência
  • Brinquedos interativos

Tampouco se esqueça de mimá-lo. Assim, certamente, ele dormirá feliz e seguro.